conecte-se conosco


Várzea Grande

‘Sorria Várzea Grande’ já atendeu mais de mil crianças da Rede de Ensino

Publicado

O projeto Sorria Várzea Grande, promovido pela Prefeitura de Várzea Grande por meio da Secretara Municipal de Saúde e em parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), já atendeu mais de mil crianças da Rede Pública de Ensino desde que começou a ser desenvolvido no município.  Nesta segunda-feira, 12, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Wilson Sodré Farias, no bairro Jacarandá, começou a executar o projeto que atenderá 330 crianças. A primeira etapa seleciona os pequenos que necessitam de atendimento e especificam quais. Também recebem atividades lúdicas e kits de higiene bucal contendo uma escova de dente, creme dental e fio dental.

O “Sorria Várzea Grande” atendeu mais de mil alunos, desses 805 já tiveram o tratamento concluído dentro da própria unidade de ensino e 81 encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas de Várzea Grande (CEO), para tratamentos de maior complexidade, e 115 em fase de conclusão. 

O projeto visa incentivar a prevenção da saúde bucal e facilitar o acesso das crianças ao Centro Odontológico. Além dos alunos, professores e servidores da unidade também são inseridos nos trabalhos de orientação e prevenção. A primeira etapa do programa é trabalhar com os pais e servidores quanto a importância de cuidar da saúde bucal nessa fase da criança, que é a partir de um ano de idade. Todo o trabalho com as crianças é realizado com autorização dos pais e dentro da sala de aula. “O objetivo é realizar os exames e tratar desses pacientes dentro do habitat natural dele, sem interferir na rotina”, é o que explica a coordenadora do projeto Noemi Oliveira.  

Leia mais:  Saúde entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

Noemi explica que o objetivo principal do “Sorria Várzea Grande”, que trabalha com a prevenção, é disponibilizar atendimentos a todos sem interferir nos atendimentos de quem realmente necessita. “Desde o inicio do projeto já finalizamos 805 atendimentos, desses apenas 81 foram encaminhados para o centro. Ou seja, resolvemos lá na ponta, trabalhando com procedimentos mais simples e incentivando a prevenção, sem necessitar de um tratamento mais complexo. Além disso facilita o acesso dos pacientes para os atendimentos, por que muitos pais não tem tempo de levar os filhos as consultas agendadas”, frisa Noemi.           

O projeto é desenvolvido em conjunto com alunos do curso de odontologia do UNIVAG,sob a orientação e apoio de um ou dois dentistas, dependendo da equipe, os alunos realizam todo o trabalho de triagem, exames e tratamentos das crianças. A aluna do 8º semestre de odontologia, Karynne Gomes, fala da experiência enriquecedora não só pra ela, mas para toda a turma que acompanha o projeto desde o inicio do ano. “Os esforços são para passar o conhecimento de cuidados e prevenção aos pequenos. Tudo é feito de uma forma bastante lúdica para chamar a atenção deles para que eles possam aprender e repassar esse conhecimento em casa. Ensinamos a forma correta de cuidar dos dentinhos e o que impressiona é o interesse deles em aprender tudo que é ensinado e também a receptividade com a qual nos recebe”, disse a estudante que agradece a parceria e parabeniza o município pelo trabalho desenvolvido nas escolas.  

Leia mais:  Secretário participa de Fórum Nacional sobre Qualidade da Educação

Na próxima etapa os alunos já começam a ser submetidos ao tratamento que necessita. A equipe de Saúde leva a estrutura de  um pequeno “consultório” dentro da creche para tendê-los individualmente com a autorização dos pais. A média do prazo do início ao termino dos trabalhos na escola dura cerca de 20 dias. Após esse prazo o projeto avança para uma nova unidade.

O “Sorria Várzea Grande” já concluiu os tratamentos dentários em 5 unidades de ensino e passa atua  na 6º unidade, a maior delas com 330 alunos,na creche do bairro Jacarandá.     

Por:

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande

Várzea Grande

Secretário participa de Fórum Nacional sobre Qualidade da Educação

Publicado

por

O secretário de Educação, Cultura, Esporte de Lazer, Silvio Fidelis está participando da Décima Sétima Edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, que teve início na terça-feira, 13 e segue até o dia 16 em Mata de São João, na Costa do Sauípe (BA). 

O governador da Bahia, Rui Costa, marcou presença na abertura do Fórum. Ele afirmou que é necessário defender uma educação universal e gratuita para todos os brasileiros. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, frisou que o objetivo principal da instituição é promover educação de qualidade para o povo brasileiro.

Com o tema: Qualidade da Educação, Financiamento, Gestão e Aprendizagem, o encontro reúne cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e profissionais da educação de todo país para debater os assuntos relativos ao tema, com destaque para o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação.

Leia mais:  Saúde entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

Nos quatro dias de programação, os participantes também vão debater temas sobre o futuro da educação básica, tais como ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

Para o secretário de Educação do município de Várzea Grande, Silvio Fidelis, que também é presidente da UNDIME/MT, o Fórum é realizado em um período de intensas discussões no que diz respeito ao financiamento da Educação, mais especificamente ao Fundeb, cujo prazo de vigência se encerra em 2020. “O 17º Fórum Nacional da Undime é promovido num momento determinante na formação de gestores e educadores, pois tradicionalmente consiste em um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a educação”, pontuou.

Organizada em conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a 17ª edição do Fórum Nacional ainda está promovendo visitas dos participantes às salas de atendimento governamental — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Secretaria de Alfabetização (Sealf) e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) — ambas do MEC.

Leia mais:  Secretário participa de Fórum Nacional sobre Qualidade da Educação

No evento se encontram ainda estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e de empresas credenciadas.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande investe em sinalização de trânsito em diversas ruas e avenidas

Publicado

por

Com investimentos da ordem de R$ 1,1 milhão em valores arrecadados através do pagamento de multas por infrações de trânsito, a Prefeitura de Várzea Grande está aplicando novas sinalizações verticais e horizontais nas principais ruas e avenidas da cidade.

“Estamos retornando à população, de forma correta e transparente, a aplicação de recursos públicos voltados a segurança tanto de pedestres quanto dos motoristas de veículos”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao fiscalizar as ações voltadas para o trânsito da segunda maior cidade de Mato Grosso que está conseguindo com essas medidas reduzir o alto índice de acidentes automobilísticos causados principalmente pelo excesso de velocidade.

As obras de revitalização asfáltica, em Várzea Grande, estão sendo realizadas de forma concomitante entre as secretarias de Viação, Obras e Urbanismo e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. Depois de recuperar o pavimento, outra frente de ações entra em atividade para sinalizar as vias, tanto de forma horizontal como vertical.

Na região central, por exemplo, a prefeitura acaba de finalizar a aplicação de faixas termoplásticas por toda extensão da Avenida Couto Magalhães. A chamada ‘pintura quente’, se destaca tanto no quesito visual como também na questão do efeito sonoro de alerta aos motoristas, sendo uma novidade para a cidade.

Leia mais:  Saúde entrega novos kits com fardamentos e equipamentos a agentes de combate a endemias

Conforme o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, dessa vez os serviços englobam uma melhor tecnologia de trânsito, pois as novas faixas, tanto de pedestre como de rolagem e de estacionamento, passam a ser termoplásticas, gerando melhor visibilidade a motoristas e pedestres e maior percepção.

Conforme Breno Gomes, a mesma tecnologia termoplástica foi aplicada na 31 de Março, Couto Magalhães, na Governador João Ponce de Arruda e será também colocada no entorno do novo Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão. O complexo esportivo está na etapa de finalização da reconstrução e tão logo seja concluído, terá seu entorno recapeado e sinalizado de forma horizontal termoplástica e vertical com placas.

Nesse momento, seis frentes de trabalho atuam unicamente para revitalização da sinalização, seja com aplicação de pintura nova, repintura de faixas (de pedestre, rolamento e estacionamento), bem como para adequação de placas de trânsito e reordenamento de cruzamentos na região central, ponto da cidade de maior fluxo de pessoas e de veículos.

O secretário explica ainda que entre as ações está a pintura da ciclovia da Avenida 31 de Março, via importante para ligação entre o bairro Cristo Rei com o Centro da cidade e, ainda, entre Várzea Grande e Cuiabá. “São cerca de cinco quilômetros de extensão de asfalto recuperado e sinalizado, e que pela primeira vez terão uma ciclovia sinalizada. Essa obra era muito demandada pelos moradores e frequentadores da região e acredito que damos um importante passo na busca pela humanização e segurança no trânsito de nossa cidade”.

Leia mais:  Várzea Grande investe em sinalização de trânsito em diversas ruas e avenidas

A sinalização da ciclovia deve estar finalizada nos próximos dias. A prefeita Lucimar Sacre de Campos esteve conferindo in loco os trabalhos na Avenida 31 de Março, local onde será inaugurado também, um novo complexo esportivo com quadras e pista para a prática de skate. “Essas ações aqui na 31 de Março, integram um ‘pacote de obras’ espalhado pela cidade que movimenta 160 frentes de trabalho e que contemplam todas as áreas essenciais de Várzea Grande”. E completou, “Estamos cumprindo mais uma etapa do compromisso que assumimos com nossa população. Obras em infraestrutura são importantes condutores de desenvolvimento e de movimentação da economia. Geram renda, emprego, ampliam os atrativos das localidades para aporte de investimentos e trazem qualidade de vida”, frisa a prefeita.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Política MT

Policial

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana