Connect with us

MATO GROSSO

Alunos de projeto social da PM conquistam 30 medalhas em campeonato de karatê

Publicado em

Alunos do programa social de esportes marciais “4º Bravo Lutas”, desenvolvido pelo 4º Batalhão da Polícia Militar, conquistaram 30 medalhas no 1º Campeonato Várzea-grandense de Karatê Open.  O evento foi realizado entre sexta-feira e sábado (23 e 24.11), no Ginásio Poliesportivo do Fiotão, em Várzea Grande.

Foram quinze medalhas de ouro, nove de prata e seis de bronze, cuja soma assegurou o primeiro lugar na colocação geral do evento esportivo. 

Para o soldado Alexsandro Antônio da Cunha Pereira, um dos instrutores do projeto, a conquista é motivo de muita alegria. “Nos sentimos honrados em fazer parte dessa ação”, disse Pereira, destacando que a participação dos alunos em campeonatos é de grande importância, pois caracterizam desafios a serem vencidos e preparam os alunos a lidar com vitórias e derrotas.

A aluna Gabriele Tavares dos Santos, 17 anos, ganhadora de duas medalhas de ouro, contou que as vitórias significaram superação. Gabriela revelou que um problema respiratório, diagnosticado como asma, lhe impôs limitações na infância e que ainda persistem na adolescência.  

Já para Davi Tavares dos Santos, 11 anos, outro medalhista de ouro, a competição reforçou os ensinamentos repassados pelo seu “sensei” (professor). Ele disse que foi muito bom sair vitorioso, mas se tivesse sido o contrário não ficaria chateado, pois o importante é a participação e o respeito ao oponente.

Davi contou ainda que o karatê o ajuda a superar o nervosismo e a timidez. “Meu objetivo é continuar treinando e melhorando cada vez mais; karatê é uma modalidade que não tem fim, sempre precisamos aprimorar”, completou.

O ‘4º Bravo Lutas’ oferece aulas de jiu jitsu, judô e karatê para crianças com idade entre 6 a 17 anos. As aulas acontecem em um espaço cedido dentro do Várzea Grande Shopping. Os treinos acontecem todos os dias da semana, nos períodos matutino e vespertino.

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Detran lança edital para credenciar empresas no SER Família CNH Social

Published

on

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) lançaram, nesta terça-feira (16.04), o edital para credenciamento de empresas privadas que tenham interesse em prestar serviços pelo programa SER Família CNH Social. O credenciamento é para centros de formação de condutores, clínicas médicas e clínicas de psicologia. 

Para se credenciar, as empresas precisam estar  cadastradas no Detran-MT, legalmente estabelecidas, e autorizadas a oferecer os seguintes serviços: centros de formação de condutores devem estar aptos para ministrar Cursos de Formação Teórico -Técnico e Prática de Direção Veicular; clínicas médicas devem oferecer exames de aptidão física e mental; e clínicas de psicologia, serviço de avaliação psicológica. 

Todos os serviços prestados terão como objetivo a formação na categoria “A” e na categoria “B” aos beneficiados do programa SER Família CNH Social. O prazo de vigência da contratação será de 24 (vinte e quatro) meses, contados da data da assinatura, podendo ser prorrogado em observância aos princípios legais.

As instituições interessadas têm de 16 a 24 de abril de 2024 para entrega dos documentos, por meio do e-mail  [email protected]. A análise dos documentos fornecidos pelos interessados será feita pela Coordenadoria de Credenciamento no prazo de até 15 (quinze) dias, após a entrega dos documentos.

O edital foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira. Para visualizar o documento e os anexos, clique aqui.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Equipe de MT é a única composta 100% por estudantes da rede pública em campeonato nos EUA

Published

on

A equipe mato-grossense que disputa o Mundial de Robótica, em Houston, Estados Unidos, é a única das sete representantes do Brasil formada exclusivamente por estudantes da rede pública. Eles participam da competição mundial, considerada a maior desse segmento, devido aos resultados alcançados durante o programa de robótica desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A competição começa nesta quarta-feira (17.04) e segue até sábado (20.04).

O professor Américo Koji Tanji, que faz parte da equipe de Mato Grosso, ressaltou que o evento reflete os investimentos significativos na Educação de Mato Grosso e a qualidade do ensino oferecido nas escolas estaduais de Mato Grosso. 

“Isso mostra o investimento do Governo do Estado, das parcerias que têm dado certo, e mostra que estamos de igual para igual com muitas escolas particulares. Os nossos alunos estão tendo as mesmas oportunidades e a mesma qualidade de ensino que muitas escolas particulares em todo o Brasil”, enfatizou. 
Estudantes mato-grossenses participam da competição com robô ‘Coqueirinho 2.0’ – Foto: Senai/MT

A equipe produziu o robô da equipe, “Coqueirinho 2.0”, que pesa 56 kg e tem 1,2 metro de altura.

A equipe, chamada Canintec, é composta por oito estudantes de quatro escolas estaduais de Sinop: Nilza de Oliveira Pipino, Edeli Montavani, João Olímpio Pissinati Guerra e Enio Pipino. 

O professor Daniel Rodrigues, instrutor do Senai, avaliou que a capacitação em robótica na rede estadual está preparando os jovens para um mercado promissor. 

“A robótica está muito presente na indústria hoje e a indústria está pedindo esse profissional, então essas aulas são muito promissoras aos alunos, porque não se trata apenas de construir um robô. Então, aquele profissional que se destacar nessa área vai ajudar a movimentar a economia”, afirmou. 
Rafaela Rodrigues, da equipe Canintech, afirmou que projeto alia teoria à prática – Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Uma dos integrantes da equipe, a estudante Rafaela Rodrigues, disse que o projeto integra a teoria aprendida em sala de aula com a prática, criando uma experiência educacional diferenciada. 

“Nós aplicamos o conhecimento teórico que adquirimos nas aulas à prática na robótica. É um complemento perfeito, pois nos dedicamos totalmente à teoria durante as aulas e aplicamos o que aprendemos na prática durante o contraturno nas sessões de robótica”, explicou.

Os estudantes participam da competição na First Robotics Competition (FRC), uma categoria desafiadora que envolve robôs de porte industrial projetados para realizar tarefas específicas, como arremessar objetos em alvos determinados.

Veja mais sobre a competição na reportagem do jornalista Fernando Martins:

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana