conecte-se conosco


CIDADES

Avaliação para candidatos a gestores escolares será aplicada neste fim de semana

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) realiza neste fim de semana as provas de avaliação de conhecimentos para os 402 candidatos a diretores, coordenadores e secretários de unidades escolares. O ato é previsto na Lei de Gestão Democrática, instituída na rede pública municipal há mais de 30 anos e atualizada em 2016. Esta é a maior eleição de gestores escolares da história da Educação do Município, com a disputa de vagas em 153 das 163 unidades.

De acordo com informações da comissão eleitoral, 185 candidatos estão disputando as vagas para diretores; 144 para coordenadores pedagógicos; 73 para as vagas de secretários escolares. As provas terão inicio às 8h e terminam às 12h, em quatro locais diferentes e ainda um domiciliar. O resultado será divulgado no dia 18 de novembro. Já a fase de recurso acontece no dia 19 e o resultado final será anunciado no dia 22.  

Os candidatos a diretores farão as provas na Escola Estadual Nilo Póvoas. Já os concorrentes a coordenadores pedagógicos, na EMEB Maria Dipina Lobo Duarte, no Coxipó. Os que disputam as vagas de secretários de unidades escolares farão o exame na EMEB Agostinho Simplício, no bairro Poção. Três dos candidatos, por razões especiais (religião e saúde), farão as provas na sede da SME e em domicilio.

As regras da avalição seguem as mesmas de um concurso público, processo seletivo ou ENEM. Ou seja, é necessário manter celular desligado durante a aplicação da prova e cumprir os horários de entrada e saída, chegando com no mínimo 15 minutos de antecedência. O candidato que terminar primeiro poderá deixar a sala após 45 minutos do início do teste, a fim de garantir o bom andamento e a lisura do processo. Além disso, o processo de lacre do pacote de avalição, ao final da aplicação, não poderá ter menos que dois candidatos na participação.

Leia mais:  Lucimar garante calendário de pagamento de salários e mantém investimentos

O processo de eleição de novos gestores cumpre várias etapas eliminatórias, a partir da inscrição dos candidatos. Somados a entrega de documentos, Ciclo de Formação e avaliação de conhecimentos, existem critérios definidos na Lei de Gestão Democrática. “Não é a comissão quem define a condição de cada candidato postulante ao cargo, mas sim a lei, que traz as normas e os critérios para a eleição, entre eles, o da ficha limpa”, explicou a presidente da Comissão Central de Eleição e coordenadora de Gestão e Legislação da SME, Feliciana Cunha Figueiredo.  

A expectativa da Secretaria de Educação é de uma prova tranquila. “Nós aguardamos por uma boa prova e esperamos que os candidatos estejam preparados. A Educação em Cuiabá vive um momento muito significativo em relação à nova politica que, sem dúvida, é um dos marcos teóricos de referência para a prova”, avaliou Feliciana Cunha Figueiredo.  

Os candidatos aprovados estarão aptos a participar da eleição, prevista para o dia 06 de dezembro. A posse dos eleitos será entre os dias 17 e 21 de dezembro. O processo eleitoral renova a gestão escolar nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Creches, Escolas Municipais de Educação Básica do Campo (EMEBC), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), em um universo de mais de 52 mil alunos e outros milhares de servidores.  

Leia mais:  Casos de Covid-19 em Cuiabá desta segunda-feira (25)

Calendário

09/11

Hora: 08 às 12 horas – Prova escrita de Conhecimentos para os candidatos a Diretor, Coordenador Pedagógico e Secretário de Unidade Educacional.

                                – Para candidatos a reeleição de Diretores – Entrega do Relatório da Gestão, com o parecer do CDUE, para homologação pela DE/FUNED/SME (nos locais de prova).

11/11

Hora: 08 às 17 horas – Entrega da Proposta de Trabalho/Plano de Ação do Diretor, Coordenador Pedagógico à Comissão Central, acompanhado do cronograma da apresentação na comunidade da Unidade Educacional, aos profissionais da educação e CDUE.

Local: Espaço Lounge/SME

18/11 –  Divulgação do resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura – a partir das 16h

Hora: a partir das 17 horas

19/11 – Apresentação de Recurso ao resultado da Avaliação de Conhecimento.

Local: Protocolo Central/SME.

Hora: 08 às 17h30.

22/11- Divulgação do resultado dos recursos acerca da Avaliação de Conhecimento.

Local: Mural saguão entrada da SME e site da prefeitura

Hora: a partir das 17h

Comentários Facebook

CIDADES

Comitê esclarece recentes óbitos por Covid-19 em Várzea Grande

Publicado

por

O Comitê reforça o empenho da Administração Municipal para o atendimento daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, lamentam informar o oitavo e nono óbitos ocorridos no Município de Várzea Grande.

Da Secom/VG – O oitavo óbito referente a morador de Várzea Grande, ocorrido na terça-feira, 26 de maio, no início da madrugada, mas só confirmada no dia 27 em virtude de avaliação clínica e teste rápido para Covid-19.

O paciente Maurício Apolônio da Silva, 42 residente na Vila Arthur, era técnico em telecomunicações e tinha doença cardiovascular crônica e estava internado na Amecor em Cuiabá.

Já o nono (9º) óbito se trata da paciente Gabrielle Aparecida Araujo Bastos, 17, que estava internada desde o dia 17 de maio na UTI do Hospital Sotrauma em Cuiabá e era residente em Várzea Grande, mais precisamente na Cohab Canellas.

Segundo relato, Maurício Aparecido Apolônio, começou a ter sintomas nos últimos 08 dias, como dores nas costas e febre durante dois dias, além da perda de apetite e paladar. No último fim de semana apresentou quadro de melhora, mas no domingo apresentou mal-estar pelo corpo. De segunda para terça-feira iniciou quadro com falta de ar quando procuraram o Hospital Amecor e veio a óbito no início da madrugada de ontem, (terça-feira, 26 de maio).

Leia mais:  Municípios aguardam hoje a sanção do projeto de lei que garante auxílio emergencial

Já a paciente Gabrielle Aparecida Araújo Bastos de 17 anos, era obesa e apresentava quadro de rinite alérgica.

A paciente apresentou sintomas de febre, tosse, desconforto respiratório, dispneia, ausência de olfato e paladar sendo atendida no Hospital Santa Rita onde foi constatada infecção pulmonar que levou a mesma a ser transferida para a UTI do Hospital Sotrauma.

O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, voltam a reafirmar a necessidade do isolamento social para aqueles que podem realizar trabalhos em casa Home Office e medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso de máscara constantemente e de luvas quando necessários, além de meios de higienização rigorosos como forma de debelar o COVID-19.

Lembram ainda a necessidade do alerta para qualquer sintoma e a busca de tratamento urgente.

Reforça o empenho da Administração Municipal para o atendimento daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS, que é gratuito, e a vigilância constante na propagação da pandemia. A Vigilância Epidemiológica irá promover o acompanhamento dos parentes próximos da vítima.

Leia mais:  Painel de casos de Covid-19 em Cuiabá desta terça-feira (26)

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Painel de casos de Covid-19 em Cuiabá desta quinta-feira (28)

Publicado

por

Por ROBERTA PENHA – Nesta quinta-feira (28), Cuiabá tem 655 casos confirmados de residentes no município e 183 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 192 já estão recuperados da doença e houve 8 óbitos de residentes e 13 de não residentes. Na rede hospitalar há 80 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 45 na UTI e 35 em enfermaria. Também estão internados 86 pacientes com suspeita da doença, sendo 16 na UTI e 70 em enfermaria.

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam o óbito confirmado nesta quinta-feira na capital. A vítima era homem, tinha 73 anos e faleceu na segunda-feira (25) em casa. Apesar dos sintomas, ele não procurou atendimento médico. O material para o exame foi colhido e o resultado ficou pronto hoje, confirmando o óbito por COVID-19.

Comentários Facebook
Leia mais:  Painel de casos de Covid-19 em Cuiabá desta quarta-feira (27)
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262