conecte-se conosco


CIDADES

Banda Os Originais sobe ao palco da penúltima “Rua do Rasqueado” nesta quinta

Publicado

Guapo

Nesta quinta-feira (07), o projeto “Rua do Rasqueado” completa onze encontros na Praça Caetano Albuquerque. Na programação as apresentações musicais de Guapo e banda, Os Originais e dos cantores solos Meire, Júlio Coutinho e Josué. O evento acontece no horário de sempre, das 18h às 22h, com entrada gratuita.

A “Rua do Rasqueado – Cuiabá 300 Anos” foi aprovada em edital FUNDO/2019 na categoria música. O projeto conta com 12 eventos, sempre às quintas-feiras, que serão distribuídos em praças pelo Centro Histórico de Cuiabá e também por bairros de Cuiabá, sempre gratuitos.

O evento é dividido em blocos de lambadinha, lambadão e rasqueado. O evento também conta com quadro de Clássicos Mundiais, que de acordo com Guapo, é um momento das canções e artistas que marcaram época, como Beatles, Frank Sinatra, entre outros. Na última quinta-feira (31) o rap também ganhou espaço com performance de Breno DZ6.

A banda Scort Som foi a convidada para abrir o projeto no dia 22 de agosto, mas a cada quinta-feira a programação se faz nova e abre-se espaço para novos e consagrados talentos da música autoral em Cuiabá. A pista de dança se deslocou pela primeira vez no dia 26 de agosto, do Centro Histórico para o quintal da Dona Matilde, no Parque Ohara e depois para o bairro Novo Terceiro, São Francisco, CPA I e II, Praça Alencastro. Agora o rasqueado volta à Praça Caetano Albuquerque, local de abertura do projeto, no Centro Histórico.

Leia mais:  Xadrez na Praça reúne cerca de 130 pessoas em sua primeira edição

Chegando ao penúltimo encontro programado para o projeto este ano, já subiram ao palco da Rua do Rasqueado artistas como Roberto Lucialdo, Eduardinho Mistura, Gilmar Fonseca e Hamilton Arruda, Rasqueia Cuiabá, Mega Boys, Marlon França, Cleonir, João Eloy, banda Loop, Amigos Banda Show, banda Signos, banda Real Som, banda Ellus, Os Federais, Dito Saca rolha, Hamilka Rizzo, além de Guapo e banda e os artistas Régis Gomes, Halbina dos Santos.

O projeto “Rua do Rasqueado” foi o primeiro dentre os 51 projetos aprovados no edital FUNDO/2019 a ser executado. O cronograma de desembolso é tratado como prioridade pela Secretaria de Cultura e também pela Secretaria de Fazenda, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Ele segue até novembro, totalizando R$ 2,1 milhões em investimento em cultura na capital mato-grossense.

SERVIÇO 

O que: 11º encontro da Rua do Rasqueado

Quando: quinta-feira (07), das 18h às 22h

Onde: Praça Caetano Albuquerque – calçadão do Centro Histórico de Cuiabá

Evento gratuito

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

CIDADES

Secretário de Educação suspende eleição de gestores escolares por determinação do MP

Publicado

por

Jorge Pinho

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, determinou a suspensão imediata do processo de eleição para gestores da rede pública municipal, em cumprimento a recomendação da Procuradoria Geral do Município e do Ministério Público Estadual.

Segundo ofício encaminhado pela 8ª Promotoria de Justiça Cível Tutela Coletiva da Educação, cujo titular é o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior “em que pese o disposto na Lei de Gestão Democrática (Lei nº 5956/2015), sobre a escolha de diretores e coordenadores de unidades de ensino municipais, sabe-se que o Supremo Tribunal Federal em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade já firmou jurisprudência no sentido da inconstitucionalidade de norma que previa eleições diretas para direção de instituições de ensino mantidas pelo poder público”.

De acordo com o secretário, todas as informações solicitadas pelo Ministério Público serão repassadas. “O processo de eleição está suspenso no ponto em que se encontra. Já comunicamos ao Ministério Público e ao Sindicato da categoria, a suspensão do Edital, para que possamos fazer os ajustes necessários de acordo com a decisão do Superior Tribunal Federal”, ressaltou Alex Vieira Passos.

Leia mais:  Fórum da Região Turística Metropolitana discute  formas para alavancar e desenvolver o turismo regional

O secretário disse que qualquer informação a respeito do processo eleitoral será comunicada pela gestão municipal aos interessados, por meio dos canais oficiais. “As etapas do processo estão suspensas até que a gestão e os órgãos de controle se sentem e construam uma saída jurídica possível. Não acreditem em fake news. As informações oficiais serão repassadas pela gestão municipal”, finalizou Alex Vieira Passos.

Veja anexo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Museu do Rio recebe festival de celebração ao Dia da Consciência Negra

Publicado

por

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu do Rio recebe nesta quarta-feira (20) o Festival Kwanzaa. O evento, marcado para começar às 19h, tem em sua programação apresentação musical do grupo Cangoma e samba com Bia Boréu, o siriri do grupo Flor do Campo, o cururu do Tradição Cuiabana do Coxipó, a dança afro da Cia Ayoluwa, a apresentação teatral do Grupo Cênicos com a peça “Julieta e Romeu, além de exposição de roupas e acessórios de Diela Tamba e penteados afros com Ana Fashion. O evento é gratuito e é realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Do swahili, língua banto com maior número de falantes no continente africano, “Matunda ya Kwanza” é a celebração dos “primeiros frutos”, que se refere a memória africana da colheita, ritual de grande importância ancestral na construção identitária dos povos africanos. Assim, Kwanzaa nasce recriando o vínculo entre afrodescendentes e suas raízes.

O festival se consagra na Capital como espaço de representatividade e valorização da cultura afro-brasileira. “É uma ação de valorização da cultura afrodescendente dentro de Cuiabá, para fortalecer o combate à desigualdade racial. É, sem dúvidas, um instrumento a mais para expressarmos os ideais da gestão humanizada, que é a promoção da igualdade social”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Leia mais:  Ministro do Supremo Tribunal Federal se impressiona com instalações do HMC

Em seu terceiro ano de bons frutos em Cuiabá, o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, declara que a realização do Kwanzaa tem por objetivo a promoção de ações culturais de identidade africana, a fim de evidenciar as contribuições e conquistas do povo afro-brasileiro na construção de Cuiabá em suas tantas esferas como sociedade.

“É importante marcar a data para que o movimento se solidifique, cresça e ganhe cada vez mais espaço em Cuiabá. Porque a celebração do Dia da Consciência Negra é na verdade todo um mês de eventos que se inicia na Lavagem das Escadarias, que promove a tolerância religiosa e que este ano, vai culminar com um evento no MISC. Para a Secretaria de Cultura é importante que haja esta inclusão das manifestações da cultura afro nos eventos do Município e é para isso que trabalhamos”, concluiu o secretário-adjunto.

SERVIÇO

O que: 3ª edição Festival Kwanzaa

Quando: quarta-feira (20), às 19h

Onde: Museu do Rio, Orla do Porto de Cuiabá

Evento gratuito

 

Leia mais:  Fórum da Região Turística Metropolitana discute  formas para alavancar e desenvolver o turismo regional

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262