conecte-se conosco


CIDADES

Cuiabá está entre 15 melhores cidades para empreender

Publicado

A pesquisa Melhores Cidades para Fazer Negócios, realizada pela Urban Systems, apontou que Cuiabá está entre as 15 melhores cidades brasileiras para empreender em 2019. Em um ano a Capital subiu quatro posições no ranking, chegando ao 14º lugar e figurando como a melhor colocada no Centro-Oeste, à frente de Brasília (16º), Goiânia (32º) e Campo Grande (82º). 

PMC – O estudo, que chega a sua 6ª edição, analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, considerando as melhores oportunidades para se investir.  Além disso, apresenta recorte dos melhores municípios em desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano. Estes critérios resultam na colocação geral de cada uma das participantes.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro o crescimento de Cuiabá em empreendedorismo é fruto de uma soma de ações que aliam o fomento ao comércio e à indústria, e os esforços na geração de emprego e renda. Exemplos disso são a reestruturação do projeto Pró-Cuiabá, que estimula a instalação de empresas de outros estados na cidade, e o serviço prestado pelo Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE).

Leia mais:  Prefeitura dialoga com carroceiros antes da aplicação de nova lei

“Estas iniciativas buscam a melhoria permanente dos nossos indicadores gerando impacto na estrutura econômica e social da cidade, especialmente neste momento de crise, experimentado pelo país inteiro. O resultado da pesquisa, em si, prova nossa vocação para os mais variados tipos de negócio. Característica que precisa ser ainda mais estimulada. Por isso, avançaremos com esta proposta, explorando novos setores e fortalecendo o suporte aos empresários.”

Divulgado nesta semana, o levantamento também mostra que Cuiabá ascendeu do 8ª para o 6ª lugar no quesito Capital Humano, no qual são avaliadas questões sociodemográfica, econômicas e do setor de educação, em diferentes níveis de ensino. Além disso, o critério contrapõe não apenas a oferta do capital humano atual, como o cenário futuro.

Neste contexto, a titular da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, destaca a capacitação de profissionais e o intermédio para sua inserção no mercado de trabalho, feito pelo Sine Municipal. De 2017 até agora, o órgão encaminhou 9.553 a entrevistas de emprego.

Há que se mencionar ainda a evolução nos itens Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, nos quais a cidade subiu da 34ª para 35º e da 86ª para 83ª, respectivamente. “Nossa expectativa para os próximos anos é aumentar mais ainda estes números e colocar Cuiabá entre as Capitais com mais baixo índice de desemprego do país”, explica Débora.

Leia mais:  Prefeitura cumpre com metas estabelecidas no PDI e avança em resultados exitosos

A lista é calculada por meio da metodologia de análise estatística conhecida como Índice de Qualidade Mercadológica (IQM®).  Sendo assim, o IQM® apresentado considera 317 municípios, do total de 5.570 municípios brasileiros. Isso porque a pesquisa contou apenas as cidades com mais de 100.000 habitantes em 2018, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE).

Comentários Facebook

CIDADES

Praça do Santa Isabel revitalizada estimula convivência das famílias e proporciona mais qualidade de vida

Publicado


28/01/2020    30

Os moradores do bairro Santa Isabel e bairros adjacentes estão utilizando a nova praça reconstruída pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Inaugurada há pouco mais de um mês, a praça denominada “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” conquistou famílias inteiras por apresentar espaço de convivência para diversos públicos: idosos, adultos, jovens e crianças.

“O espaço é perfeito para trazer as crianças que adoram brincar no playground infantil. Minha filha adora os balanços e o escorregador. Também me sinto segura no ambiente, pois somente famílias passaram a frequentar o espaço após a reforma. À noite sempre lota, e as crianças passam a ter mais tempo para brincar, principalmente aos finais de semana”, disse a dona de casa Marcela Marques de Almeida Souza, 38 anos, mãe da pequena Karen Marques de 07 anos.

As amigas Josiane Conceição de Arruda e Rafaela de Souza, ambas com 13 anos, alunas da 8ª série, moram no bairro vizinho Jardim Itororó, mas sempre que é possível fazem caminhada e aproveitam para passar o final de tarde tomando sorvete ou açaí na praça, além de caminhar e encontrar amigos. “Adoramos esse espaço, é um lugar para passar o tempo, encontrar colegas e fazer novos amigos”, disse Josiane.

A aposentada Francisca Meira Vieira, que mora em frente a praça, aprovou e elogiou a transformação pela qual o local passou. “Ficou uma maravilha, um espaço muito bonito pra gente sentar, conversar, ver os netos brincarem. A iluminação fixou ótima, porque à noite ficava perigoso, era escuro e agora está bem claro”, comentou ela.

Para Cleberson Oliveira de 42 anos, e, o filho Miguel Oliveira, 12 anos, a praça “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” está sendo uma oportunidade para deixar o vídeo game de lado. “Utilizamos a quadra. Usamos os aparelhos de ginástica. Além de socializar com outros jovens do bairro. Antes era só o vídeo game no final da tarde”, disse o pai.

Leia mais:  Piso dos professores causará impacto de R$ 8,7 bilhões nos municípios em 2020

Já Paula Virgínia Buena, 32 anos, mãe da pequena Rebeca de 05 anos, lamenta que não pode vir todos os dias pois trabalha à noite. “Venho somente nas minhas folgas e minha filha adora a amarelinha e o túnel de brinquedo. Eu gosto de vir para me distrair enquanto ela brinca. Se pudesse viria todos os dias é muito bom”.

Airy Cristina de 36 anos, confessou que esta foi a primeira vez que teve tempo de visitar a praça depois da reformada. “Vim acompanhando meu filho Ryan de 10 anos e a madrinha dele, Maria Aparecida. Na correria do dia a dia nem sempre paramos para aproveitar. Mas gostei bastante do espaço. A prefeitura está de parabéns, agora vou me programar para vir todos os dias, e passar um tempo ao ar livre, e meu filho fora da televisão”, declarou.

Moradora do bairro Santa Isabel, há apenas 04 meses, Janaína Ferreira, 41 anos, afirmou que está adorando o bairro e um dos motivos é a nova praça de lazer. “Achei maravilhosa. Desde que inaugurou, todos os dias quando saio do trabalho venho direto pra cá utilizar os aparelhos de educação física. É uma academia ao ar livre, bem legal. Acho que até o comércio melhorou. Estou pensando em fixar residência aqui no bairro”.

Janaína Ferreira também destacou que seu filho Ronald Luiz Lana, 10 anos, também adora o espaço e ela como mãe se sente segura com o espaço que tem limpeza, policiamento, iluminação, e é frequentado por muitas famílias.

O adolescente Werik Reis da Silva, 18 anos, destacou que o espaço que mais gosta na nova praça é a quadra poliesportiva. “Eu já frequentava aqui antes da reforma, e agora ficou ótimo. Tem piso novo, alambrado, tabela e cesta de basquete, traves e rede para gol, rede de vôlei. Muitas vezes os jovens que vêm aqui para jogar nem se conhecem e acabamos fazendo novas amizades. Também podemos praticar vários esportes, têm dias para jogar modalidades diferentes como vôlei, futebol e basquete. Basta começar a frequentar a praça para saber dos horários”.

Leia mais:  Prefeitura dialoga com carroceiros antes da aplicação de nova lei

Localizada entre as avenidas Ari Leite de Campos e Aurélia Almeida, a praça se constitui em um espaço de lazer e de integração dos moradores do bairro Asa Bela que contam com o ‘Espaço FIT 5 VG’, playground infantil, área para realização de eventos e feira livre, quadra poliesportiva, passeio público, bancos, lixeiras, paisagismo e boa iluminação.

Conforme informações dos moradores, embora a área tenha sido reservada para construção de uma praça, o local nunca havia recebido infraestrutura adequada. “É uma bênção este espaço, está limpa essa área. Com a praça, onde todos podem se sentar de dia à sombra e à noite conversar com os vizinhos e os amigos, é maravilhoso. Para o comércio valoriza bastante a área também. A iluminação está ótima. Como meu comércio fica em frente à praça sou uma vigilante desse patrimônio”, disse a comerciante Olga Guelies de 52 anos, e moradora há 15 anos do bairro Santa Isabel.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, revela que a implantação de novos espaços de lazer e esporte para a população, principalmente crianças e jovens, visa estimular a convivência das pessoas, da vizinhança. “A praça por si só já é um equipamento que atrai as pessoas. É um espaço para integração e convivência das famílias, por isso a Prefeitura está fazendo as melhorias, criando mais uma opção de lazer. Ficamos felizes que a população aprovou”, disse.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Alunos da UFMT são apresentados a sistema semafórico inteligente

Publicado


A funcionalidade e as potenciais utilizações dos semáforos inteligentes foram debatidas pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) junto a alunos e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante a visita técnica, realizada na última semana, eles também foram apresentados ao sistema desenvolvido pela empresa mexicana Semex, responsável pela tecnologia adquirida pela Pasta.

Na ocasião, os engenheiros da marca, Helder Rezende e Rodolfo Islas, falaram sobre como o software pode ser explorado em longo prazo. Para isso, o equipamento antigo, utilizado em Cuiabá até o último ano, foi levado para comparação. Os profissionais lembraram que a empresa atua hoje em grandes cidades de países como Canadá, México e Estados Unidos.

Na Capital, onde foram implantados 111 semáforos inteligentes até 2019, algumas vantagens já foram constatadas. Controlados de uma Central dentro da Secretaria, os aparelhos oferecem capacidade de programação de 32 ciclos, o dobro dos anteriores. Há ainda possiblidade de abrir apenas uma faixa por rolamento na mesma via, uma vez que o equipamento conta com um “porta foco” por faixa de rolamento.

Leia mais:  Prefeito cria Comitê Intersetorial de atenção à população imigrante na Capital

De acordo com o titular da Pasta, Antenor Figueiredo, os semáforos estão trabalhando em modo ativado por câmeras e já reduziram em 60% os problemas com manutenção. “Este era um dos nossos principais problemas. Se ameaçava chover, os semáforos já davam pane, tínhamos que deslocar equipe, prejudicava-se o trânsito e havia gastos. Sou conhecedor do assunto porque trabalhei em outra gestão, com outro sistema.”

Ele reforça que o principal objetivo do encontro é que os profissionais e futuros engenheiros de transporte explorassem ao máximo as informações e tirassem todas as dúvidas com relação ao equipamento. “Nossa intenção é que todos entendam quais benefícios essa tecnologia ainda pode trazer. É Possível que daqui a 30 anos não tenhamos explorado tudo que ela oferece”, disse.

O professor do curso de Engenharia de Transporte da UFMT, Luiz Miguel de Miranda, explica que a finalidade do curso é criar cultura sobre logística e transporte. “Entendemos melhor as potencialidades que isso oferece e é justamente para isso que estamos preparando nossos alunos, para que se adequarem a estes novos procedimentos por meio de softwares.”

Leia mais:  Prefeita Lucimar Campos recebe festeiros e bandeira de São Sebastião no Paço Municipal

Para a coordenadora do curso, Marina Baltar, a apresentação foi importante para o entendimento do sistema implantado na Capital. “Sabemos sobre a importância do sistema, mas há diversos tipos de sistema em operação pelo mundo, funcionando de diversas maneiras. Hoje conseguimos entender o que exatamente acontece em Cuiabá, o que ainda não sabíamos.”

A Universidade e a Semob realizam em parceria um projeto de extensão que busca ações educativas para incentivar a utilização do transporte público e o respeito a faixa de pedestres. Em dezembro de 2019 os alunos demonstraram o impacto da  distribuição das vias para ônibus, carros e bicicletas. A ação contou com um coletivo, disponibilizado pela Pasta, e o trabalho de agentes de trânsito.

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262