Connect with us

Mato Grosso

Dr. Leonardo comemora isenção de ICMS às Santas Casas

Publicado em

A medida vai gerar impacto financeiro nas contas dos hospitais, que podem investir em outros setores dentro das unidades

 

O deputado estadual, Dr. Leonardo (PDT), comemorou a decisão favorável do Governo do Estado, que atendeu a solicitação da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, quanto à isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), nas contas de energia elétrica das Santas Casas e hospitais filantrópicos.
“As organizações filantrópicas e Santas Casas são fundamentais para os municípios e não podemos deixar de apoiá-las, pois eles fazem atendimento incondicional à população. Estou muito contente que o Governo tenha se sensibilizado com essa importante luta nossa”, destacou.
Estes hospitais correspondem a 80% do atendimento pelo SUS no Estado. A medida, segundo Dr. Leonardo, vai gerar impacto financeiro nas contas dos hospitais, que podem investir em outros setores dentro das unidades, tendo em vista que o gasto com energia elétrica é um dos maiores.
“Com os valores que sobrarão em caixa aos hospitais, eles poderão custear outras despesas necessárias, como a contratação de mais médicos, a aquisição de insumos, novos equipamentos, melhorando assim, o atendimento a população”, explicou.
Segundo Dr. Leonardo, as dificuldades que as Santas Casas e hospitais filantrópicos enfrentam fazem-se necessário uma medida que venha a beneficiar estas entidades, que muitas vezes interrompem suas atividades pela falta de recursos materiais e financeiros para sua manutenção.
“Nós, enquanto Poder Público, temos que propor medidas (como essa) para fortalecer a atuação dos hospitais e Santas Casas, na assistência aos pacientes atendidos pelo SUS”, ressaltou.
Iniciativa – A presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Maria Elisabeth Meurer Alves, foi quem deu o primeiro passo para a conquista. Ela procurou a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para tratar do assunto.
Sensibilizados com a pauta, o presidente da Comissão, deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR) e o deputado Dr. Leonardo se reuniram com o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques para debater a questão, que na ocasião, se mostrou favorável ao assunto.
A Casa Civil fez todo o planejamento para avaliar o impacto financeiro e em pouco mais de 40 dias, encaminhou um oficio à Comissão de Saúde informando que o Governo do Estado atenderá a solicitação. Estima-se que a isenção desta receita custará anualmente R$ 2,8 milhões. Contudo, o secretário-chefe destaca que “certamente repercutirá em valores inestimáveis a população atendida”.
Ao todo, Mato Grosso possui 11 hospitais filantrópicos. Três em Cuiabá, dois em Rondonópolis e apenas um em Poconé, Poxoréu, Sinop, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Campo Novo dos Parecis.
LIS RAMALHO

Comentários Facebook

Mato Grosso

Aura Apoena promove iniciativas que favorecem ambiente diverso e saudável para as mulheres*

Published

on

No mês de março, unidade da Aura Minerals no estado do Mato Grosso reforça programação especial com o objetivo de valorizar e estimular talentos femininos

A Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre com atuação nas Américas, que está presente também em Mato Grosso com a unidade Aura Apoena, realizou durante todo este mês de março, uma série de ações com foco nas mulheres. As iniciativas reforçam o olhar amplo e cuidadoso da empresa com seus colaboradores, comunidade e meio ambiente. Momentos de trocas de experiências, palestras e uma caminhada fizeram parte da programação da empresa no município de Pontes e Lacerda (MT), com o objetivo de valorizar e impulsionar ainda mais os talentos femininos.

“Nossa atenção para as colaboradoras não acontece apenas em março. O acolhimento e valorização da presença das mulheres na Aura é uma demanda constante. A companhia atua para que o nosso ambiente possa atender os anseios e necessidades das profissionais, permitindo que elas trabalhem em um ambiente inclusivo e saudável”, afirma a gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Comunidades da Aura Apoena, Roberta Rodrigues.
Diálogos femininos
Umas das iniciativas da empresa é o Papo de Mina, evento já tradicional na unidade, onde as colaboradoras participam de palestras com mulheres líderes em suas áreas de atuação, para troca de experiências e conhecimento. No Dia Internacional da Mulher, o Papo de Mina teve como convidada a escritora Lucelena Ferreira, especialista em gênero e liderança pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisadora incentivou as mulheres a assumirem, cada vez mais, o protagonismo nas suas carreiras, independente da área de atuação.
Acolhimento
Para tornar o ambiente receptivo e seguro para mulheres em todas as etapas da vida, a Aura Apoena possui uma sala dedicada à coleta de leite materno, com estrutura completa e privacidade. O espaço serve de apoio às colaboradoras próprias e parceiras que retornam da licença maternidade ainda lactantes e precisam coletar e armazenar corretamente o leite materno durante o expediente.
Além disso, a unidade passou a disponibilizar absorventes para todas as colaboradoras que necessitem retirar o item no período menstrual. A equipe de Medicina do Trabalho também vem incentivando a realização de check-ups de saúde completos, incluindo exames ginecológicos, e outros procedimentos em caráter preventivo.
Caminhada pela saúde
Para encerrar as comemorações especiais, a empresa realizou a I Caminhada Mês da Mulher Aura Apoena no dia 23 de março. Na ocasião, colaboradoras e convidadas da imprensa se reuniram no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda para um momento de estímulo ao autocuidado, saúde e bem-estar.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Detran-MT realiza ações educativas para prevenção de acidentes durante o Carnaval

Published

on

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realiza até o dia 16 de fevereiro uma campanha educativa para orientar os foliões sobre a importância da segurança ao dirigir. A ação com o tema “Carnaval 2024: a paz no trânsito começa por você!” será realizada em Cuiabá, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.

A campanha teve início no sábado (03.02) no evento “Feijofolia”, em Chapada dos Guimarães, e, nessa quarta-feira (07.02), ocorreu um pit stop educacional na guarita principal do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os educadores do Detran-MT orientaram os servidores sobre os cuidados no trânsito durante as festividades de Carnaval e distribuíram materiais de apoio, tais como lixo car, leque e chaveiro em cordão (motociclistas), contendo frases que reforçam as dicas.

Segundo a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Nunes da Cunha Carnevale, a proposta da ação foi fazer um alerta aos servidores do TCE sobre os cuidados no trânsito, principalmente nesse período de Carnaval.

“Devemos redobrar os cuidados e atenção ao utilizar o trânsito neste período, em especial quanto ao uso do cinto de segurança inclusive no banco traseiro, o transporte correto de crianças por meio de dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, utilizar a seta para sinalizar sua intenção, não utilizar o celular quando estiver na direção e não dirigir após ingestão de álcool”, destacou.

A iniciativa executada pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito faz parte das Campanhas Sazonais de Educação para o Trânsito e tem por objetivo a redução de sinistros e mortes no trânsito.

Confira a programação:

Quinta-feira (08.02)
14h – Abordagem Educativa aos servidores e usuários na Sede do Detran em Cuiabá

Sexta-feira (09.02)
18h – Abordagem educativa na Praça da Mandioca em Cuiabá

Sábado (10.02)
14h às 16h – Pit Stop Educativo no Posto do Batalhão de Trânsito na MT-251 (estrada para Chapada dos Guimarães)
20h às 22h – Abordagem educativa na Praça 8 de Abril (Choppão)

15h às 17h – Pit Stop Educativo na MT 040 (Santo Antônio do Leverger – Centro)
17h30 às 20h30 – Abordagem educativa no Centro em Santo Antônio do Leverger

Domingo (11.02)
14h às 16h – Pit Stop Educativo na MT 060 (Nossa Senhora do Livramento)
18h às 21h – Abordagem educativa na cidade de Nossa Senhora do Livramento

18h às 22h – Abordagem educativa – em Cuiabá

Segunda-feira (12.02)
16h às 20h – Município de Acorizal – Pit Stop Educativo no Centro de Eventos Evans Monteiro (ACORIFOLIA)

19h às 22h – Abordagem educativa no Parque de exposições ACRIMAT em Cuiabá (Bloco Mexe o doce)

Terça-feira (13.02)
19h – Abordagem Educativa na Praça 8 de Abril (Frente ao Restaurante Choppão)

Sexta-feira (16.02)
14h – Abordagem educativa no Shopping Popular

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana