conecte-se conosco


CIDADES

Emanuel Pinheiro reforça pedido para evitar circulação nos parques e praças públicas

Publicado

Desde que o período de quarentena foi instituído na Capital, o espaços estão com todas as suas atividades suspensas

Com base nas recomendações técnicas que comprovam que o isolamento social é a principal forma de combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Cuiabá reforça à população que evite frequentar os parques públicos. Desde que o período de quarentena foi instituído na Capital, o espaços de lazer estão com todas as suas atividades de rotina suspensas. 

Por BRUNO VICENTE – No total, o Município é responsável por quatro parques, sendo eles o Parque das Águas, Parque Tia Nair, Parque da Família e Parque da Nascente  – Yone de Azevedo Campos. Conforme monitoramento da Secretaria de Serviços Urbanos, que atua na administração e manutenção, mesmo com uma redução espontânea na circulação, ainda há pessoas utilizando os espaços.

“Estamos vivendo um momento no qual nossa atenção deve ser redobrada. A maioria da população já entendeu a necessidade do isolamento social. No entanto, ainda existem uns poucos que continuam descumprindo, sem necessidade, essa recomendação. Pedimos a compreensão do cidadão e, mais uma vez reforçamos: fique em casa”, comenta o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Leia mais:  Casos de Covid-19 em Cuiabá desta segunda-feira (25)

Para evitar que isso aconteça, no Parque das Águas, por exemplo, onde normalmente o fluxo de frequentadores é maior, o Município desativou, temporariamente todos os equipamentos. Dessa forma, os banheiros, as quadras de areia, academia ao ar livre, fonte luminosa, splash zone e show das águas não estão em funcionamento.

A recomendação é valida também para praças e outras áreas utilizadas pelo cidadão para a prática de atividades físicas e de integração social. Assim como acontece em outros centros urbanos que também passam pela mesma situação, a ideia é que, durante esse processo de enfrentamento ao coronavírus, todo tipo de aglomeração seja evitado, ainda que seja em locais abertos.

“Além das nossas ações, a Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública tem orientado a população para evitar frequentar esses locais. Sabemos que muitos tem o costume de praticar sua caminhada diária, de passear, encontrar amigos. Todavia, esse é um período de sacrifício por um bem maior, que é a preservação da nossa saúde”, pontua Stopa.

Leia mais:  Várzea Grande acelera obras e amplia atendimento em unidades de saúde

Comentários Facebook

CIDADES

Comitê esclarece recentes óbitos por Covid-19 em Várzea Grande

Publicado

por

O Comitê reforça o empenho da Administração Municipal para o atendimento daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, lamentam informar o oitavo e nono óbitos ocorridos no Município de Várzea Grande.

Da Secom/VG – O oitavo óbito referente a morador de Várzea Grande, ocorrido na terça-feira, 26 de maio, no início da madrugada, mas só confirmada no dia 27 em virtude de avaliação clínica e teste rápido para Covid-19.

O paciente Maurício Apolônio da Silva, 42 residente na Vila Arthur, era técnico em telecomunicações e tinha doença cardiovascular crônica e estava internado na Amecor em Cuiabá.

Já o nono (9º) óbito se trata da paciente Gabrielle Aparecida Araujo Bastos, 17, que estava internada desde o dia 17 de maio na UTI do Hospital Sotrauma em Cuiabá e era residente em Várzea Grande, mais precisamente na Cohab Canellas.

Segundo relato, Maurício Aparecido Apolônio, começou a ter sintomas nos últimos 08 dias, como dores nas costas e febre durante dois dias, além da perda de apetite e paladar. No último fim de semana apresentou quadro de melhora, mas no domingo apresentou mal-estar pelo corpo. De segunda para terça-feira iniciou quadro com falta de ar quando procuraram o Hospital Amecor e veio a óbito no início da madrugada de ontem, (terça-feira, 26 de maio).

Leia mais:  Municípios aguardam hoje a sanção do projeto de lei que garante auxílio emergencial

Já a paciente Gabrielle Aparecida Araújo Bastos de 17 anos, era obesa e apresentava quadro de rinite alérgica.

A paciente apresentou sintomas de febre, tosse, desconforto respiratório, dispneia, ausência de olfato e paladar sendo atendida no Hospital Santa Rita onde foi constatada infecção pulmonar que levou a mesma a ser transferida para a UTI do Hospital Sotrauma.

O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, voltam a reafirmar a necessidade do isolamento social para aqueles que podem realizar trabalhos em casa Home Office e medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso de máscara constantemente e de luvas quando necessários, além de meios de higienização rigorosos como forma de debelar o COVID-19.

Lembram ainda a necessidade do alerta para qualquer sintoma e a busca de tratamento urgente.

Reforça o empenho da Administração Municipal para o atendimento daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS, que é gratuito, e a vigilância constante na propagação da pandemia. A Vigilância Epidemiológica irá promover o acompanhamento dos parentes próximos da vítima.

Leia mais:  Comitê esclarece recentes óbitos por Covid-19 em Várzea Grande

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Painel de casos de Covid-19 em Cuiabá desta quinta-feira (28)

Publicado

por

Por ROBERTA PENHA – Nesta quinta-feira (28), Cuiabá tem 655 casos confirmados de residentes no município e 183 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 192 já estão recuperados da doença e houve 8 óbitos de residentes e 13 de não residentes. Na rede hospitalar há 80 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 45 na UTI e 35 em enfermaria. Também estão internados 86 pacientes com suspeita da doença, sendo 16 na UTI e 70 em enfermaria.

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam o óbito confirmado nesta quinta-feira na capital. A vítima era homem, tinha 73 anos e faleceu na segunda-feira (25) em casa. Apesar dos sintomas, ele não procurou atendimento médico. O material para o exame foi colhido e o resultado ficou pronto hoje, confirmando o óbito por COVID-19.

Comentários Facebook
Leia mais:  Lideranças municipalistas confirmam a inviabilidade das eleições este ano
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262