conecte-se conosco


Cuiabá

Equipe do Programa Melhor em Casa imuniza idosa de 114 anos

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Nascida em 10 de janeiro de 1907,  em Rosário Oeste, a senhora Justina Santana Xavier da Silva, que completou em janeiro de 2021 incríveis 114 anos, foi vacinada contra o coronavírus nesta segunda-feira (22). A Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD) do Programa Melhor em Casa esteve na casa da idosa, localizada no bairro Jardim Cuiabá para realizar a imunização.

A responsável pela senhora Justina, Aldair Conceição Correia Moraes explica que a idosa mora junto com sua mãe, de 93 anos e com uma cuidadora, que é encarregada de cuidar das duas. “A Dona Justina sempre morou na casa da minha família. Quando eu nasci ela já estava lá. Meu pai contava que o pai dela a deixou na nossa casa para estudar. Quando saímos de Rosário Oeste para virmos para Cuiabá ela veio junto e continua até hoje”, revelou Aldair. Ela relata que costumava levar a senhora Justina para a missa, mas que desde que a pandemia começou, ela não levou mais, com medo da doença.

Leia mais:  Pinheiro lamenta morte de familiares de prefeito de Novo Horizonte do Norte

A cuidadora Marquilene Ferreira da Cruz comenta que a senhora Justina tem uma saúde boa, é forte e consegue andar um pouco. Disse que ela gosta de ficar sentada no quintal da casa e que gosta de festa. “Sempre que ela vê alguém diferente ela convida para o seu aniversário. Mas neste momento de pandemia não podemos deixar pessoas de fora virem aqui, porque além dela ser bem idosa, temos a dona Lurdes, que tem 93 anos e é acamada”, explica.

Marquilene agradeceu a presença da equipe do EMAD e à Prefeitura, por proporcionar a vacinação dos idosos em casa. “Muito bom este trabalho da prefeitura de vir vacinar os idosos, pois seria muito difícil ter que tirá-las de casa para isso. Agora vamos ter mais tranquilidade, pois as chances de elas pegarem a doença diminuíram”, comentou.

A vacinação dos acamados começou na quarta-feira (17) e segue até esta terça (23). A previsão é que sejam vacinados ao todo 295 idosos a partir de 85 anos acamados ou com problemas de locomoção.

Leia mais:  Colunistas sociais, empresários e apresentadores aderem a campanha "Vacina Solidária"

Comentários Facebook

Cuiabá

Projeto Sorriso Protetor é destaque durante audiência pública realizada pelo Tribunal de Justiça

Publicado


A Juíza da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Rondonópolis, Maria Mazarello Farias Pinto, parabenizou a Secretaria Municipal da Mulher, pelo projeto de capacitação com profissionais da saúde. A fala aconteceu durante a Audiência Pública realizada na última semana, por meio digital, que contou com a presença de diversas autoridades.

A audiência Pública “Diagnóstico da Violência Doméstica durante a pandemia em 2020 e estratégias para melhoria do sistema de proteção”, debateu estratégias para melhoria do Sistema de Proteção em toda a Rede de enfretamento, dando efetividade às políticas de violência praticada contra a mulher.

Durante o pronunciamento,  a magistrada parabenizou o projeto Sorriso Protetor, desenvolvido em parceria Secretaria da Mulher e Conselho Regional de Odontologia, que capacitou profissionais da saúde bucal para identificarem pacientes vítimas de violência dentro das unidades de saúde.

“Essa iniciativa de sensibilização e identificação de pacientes é uma atitude muito relevante, que podemos pensar e trazer para o interior do Estado. Meus parabéns a Luciana Zamproni e a primeira-dama Márcia Pinheiro, por este trabalho tão eficaz para a sociedade”, destacou a magistrada.

Leia mais:  Eduardo Magalhães verifica plano e novos pontos de vacinação na capital

Para a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, o trabalho desenvolvido pela pasta conseguiu identificar que a maioria das vítimsd que chegam até o Espaço de Acolhimento, instslafo no  Hospital Municipal de Cuiabá, não sabe a rota que devem fazer para não voltar ao ciclo de violência. Ela também destacou que a parceria juntamente com a rede de enfrentamento (Patrulha Maria da Penha, Judiciário), 70% das mulheres não fazem denuncia contra seu companheiro, por isso importância de união com todos que possam ajudar essas mulheres.

Outro ponto destacado por Luciana, foi um trabalho já iniciado dentro das escolas do município que apresentem para as crianças a lei Maria da Penha. Finalizando a secretária pontuou a qualificação de quase 400 cirurgiões dentistas que trabalham na rede do município de Cuiabá.

“Esses profissionais conseguem identificar mais facilmente um dente quebrado que seria de uma mulher que fora agredida. Por isso a nossa preocupação em capacitar e sensibilizar esses profissionais”, explica. Segundo a primeira-dama, Márcia Pinheiro, o município se coloca à disposição para ajudar e integrar as pautas que desenvolvem politicas públicas voltadas ao combate a violência contra a mulher. “Mesmo não podendo participar da audiência pública eu pedi para a Zamproni me representar e no final de semana, consegui assistir por meio de uma plataforma digital que deixou a audiência gravada. Agradeço mais uma vez em especial a Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, pelo convite e reforço nossa parceria com toda a rede de enfrentamento”, concluiu.

Leia mais:  Emanuel Pinheiro libera atividades e mantém algumas restrições

A pauta da Audiência Pública abordou três eixos:

Eixo 1: O aumento da violência sexual na Pandemia – relatório de dados (apresentado pela magistrada Maria Mazarelo Farias Pinto);

Eixo 2: Patrulha Maria da Penha – a experiência do Estado de Mato Grosso (apresentado pela tenente-coronel da Polícia Militar do Estado Emirela Martins)

Eixo 3: Desenvolvimento da Rede de Proteção à mulher vítima de violência doméstica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Nota de pesar | Toshio Doi

Publicado


O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho, em nome dos demais vereadores e vereadoras que compõem o Legislativo, externa profundo pesar pelo falecimento do servidor da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, Toshio Doi.
Toshio faleceu na madrugada deste sábado (10), aos 68 anos, em decorrência da covid-19. Ele era padrasto do jornalista e empresário Cláudio Moraes. A esposa dele, Heloise Maria de Moraes, mãe do jornalista, também faleceu em decorrência da doença no início do mês.
“A Câmara de Cuiabá lamenta a morte do senhor Toshio Doi. À família e amigos, nossa solidariedade neste momento tão difícil”, disse o presidente.
Juca comunica que solicitou ao presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, o vereador Dr. Luiz Fernando, para apurar denúncia de suposto maus tratos que o servidor teria sofrido em um hospital particular.

Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Leia mais:  Pinheiro lamenta morte de familiares de prefeito de Novo Horizonte do Norte
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262