conecte-se conosco


MT

Fiscais e agentes do Indea são capacitados para combater praga que atinge lavouras em MT

Publicado


Fiscais e agentes do Indea participam de treinamento de três dias sobre Sanidade Vegetal focada na erradicação do Amaranthus palmeri, uma erva daninha de difícil controle. A capacitação foi realizada de 1º a 3 de dezembro, no auditório Licínio Monteiro, na Assembleia Legislativa.

O treinamento é fruto de parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que está alerta com o risco da praga se tornar endêmica no país. Quando há foco da erva daninha na propriedade, a destruição tem que ser mecânica ou com uso de outros herbicidas.

A praga quarentenária está presente em Mato Grosso e é resistente aos principais herbicidas como glifosato e inibidores de ALS. O início do foco em Mato Grosso em 2015, com a importação de maquinários dos Estados Unidos que tinham a erva daninha e as colheitadeiras passaram os talhões que estavam contaminados. Um dos primeiros registros foi no município de Ipiranga do Norte.  

Conforme a coordenadora de Defesa de Sanidade Vegetal, Silvana da Silva Amaral, a instituição aproveitou que os 103 fiscais e técnicos estavam em Cuiabá, para abordar no curso assuntos que merecem a atualização dos profissionais.

Leia mais:  Sesp exibe filme em programação ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Para o fiscal da Regional de Lucas do Rio Verde, Waldemir Batista da Silva, o treinamento foi importante para a padronização das ações dos servidores que estão em campo.

“Teve foco em todas as áreas que nós atendemos: sementes, agrotóxicos, pragas quarentenárias, dentre outros tópicos. Serviu também para uniformizar as ações, então os fiscais vão atuar da mesma forma em todas as unidades do Estado, com mais qualidade nas atividades”.

Lotado em Jangada, o agente fiscal Cássio Mesacasa comentou que o treinamento é fundamental para nivelar ações dentro da defesa agropecuária. “Esse conhecimento nos ajuda a melhorar as ações diárias e com isso vamos oferecer um melhor trabalho a sociedade”.

O evento teve como palestrantes pesquisadores da Embrapa, Universidade de Brasília, Ministério da Agricultura, Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA) e do próprio Indea. 

Também foram tratados temas como: as alterações da Legislação Federal e seus impactos nas ações da defesa sanitária vegetal do Estado na fiscalização de sementes e mudas, gestão de agrotóxicos, prevenção e controle de pragas de importância econômica, esclarecimentos jurídicos quanto aos processos administrativos com auto de infração, além de treinamentos sobre para identificar doenças como Moko, Mal do Panamá e Monilíase do cacaueiro.

Leia mais:  Com voto do Governo de MT, Confaz mantém congelamento do ICMS dos combustíveis
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

MT

Sesp exibe filme em programação ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Publicado


A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/MT), ligada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), exibe nesta sexta-feira (28.01), o filme Pureza, como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

O longa é estrelado por Dira Paes e sua exibição está marcada para 19h, no Cine Teatro Cuiabá, e a entrada é gratuita. O filme é baseado em fatos reais e narra a historia inspirada em Pureza Lopes Loyola. Natural de Bacabal, no Maranhão, Pureza parte em busca do filho que desapareceu de um garimpo na cidade de Itaituba, no Pará.

Nessa busca, a mulher acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Após escapar do local e denunciar o que viu, ela precisa retornar à floresta para registrar provas.

O filme aborda a questão do trabalho em condições análogas à escravidão no Brasil. Homens, mulheres e situações de extrema vulnerabilidade aparecem e desaparecem ao longo da trama dramática que envolve o leitor a cada cena, levando-os aos desdobramentos trágicos e reais do cotidiano das personagens. 

Leia mais:  Inscrições para eleições do Conselho Estadual de Cultura encerram na segunda-feira (31)

O roteiro do longa é do próprio Renato Barbieri em parceria com Marcus Ligocki e teve set de filmagens no Pará, Maranhão e Brasília. Babieri estará em Cuiabá nesta sexta para a exibição do filme no Cine Teatro. Ao todo, o drama estrelado pela paraense já recebeu 17 prêmios nacionais e internacionais, dos quais cinco de Melhor Atriz para Dira. 

Dia Nacional

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, foi criado em 2009 para homenagear os três Auditores Fiscais do Trabalho assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí (MG), episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí.

Serviço

O quê: Exibição do filme Pureza, estrelado por Dira Paes e direção de Renato Barbieri

Quando: 28.01.2022

Onde: Cine Teatro Cuiabá

Horário: 19h

Ingressos: A entrada para a exibição de Pureza é gratuita, porém os ingressos são limitados. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Coetrae/MT pelo telefone/WhatsApp (65) 99251-4821.

Leia mais:  Sesp exibe filme em programação ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MT

Seduc reabre inscrições para processo seletivo do Programa Alfabetiza Mais MT

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reabriu as inscrições para os cargos de coordenador regional, formador regional de educação infantil e formador regional de alfabetização do Programa Alfabetiza Mais MT, conforme o Edital Nº 03/2021/GS/SEDUC/MT. No total são ofertadas 15 vagas.

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) para as vagas será até quinta-feira (27.01), na Diretoria Regional de Educação (DRE) do respectivo polo do município.

Há uma vaga para coordenador regional nas DREs Diamantino, Querência, Sinop, Várzea Grande e Juína. Há também uma vaga para formador regional de educação infantil nas DREs de Cuiabá, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Para formador regional de alfabetização há vagas nas DREs de Diamantino, Querência, Tangará da Serra e Várzea Grande.

O programa tem a finalidade de alfabetizar crianças na idade certa, até o segundo ano do Ensino Fundamental, em regime de colaboração do Estado com os municípios. A política pública está sendo desenvolvida com apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura.

Leia mais:  Inscrições para eleições do Conselho Estadual de Cultura encerram na segunda-feira (31)

Veja as vagas por município no quadro abaixo.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262