conecte-se conosco


SEGURANÇA

Gefron e PM recuperam carreta em Porto Esperidião e prendem suspeito

Publicado


Em ação conjunta, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e o 17° Batalhão da Polícia Militar (17°BPM) recuperou uma carreta e prendeu um suspeito. A abordagem ocorreu na manhã desta quinta-feira (18.02), na cidade de Porto Esperidião (325 km ao Oeste de Cuiabá).

A ação foi realizada durante um patrulhamento, na MT-265, região de fronteira com a Bolívia. Os policiais avistaram uma carreta VM 260 de cor prata, estacionada em um posto de combustível. Ao perceber a aproximação dos operadores de fronteira, o condutor saiu correndo sentido centro da cidade. 

O homem foi capturado e nada de ilícito foi encontrado com ele. Logo depois, durante conversa, o condutor entrou em contradição e acabou confirmando que a carreta era fruto de roubo e que recebeu R$ 5 mil para transportar da cidade de São José dos Quatros Marcos (328 km a Oeste da capital), para o município de Porto Esperidião. 

Foi identificado que ele possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas. Diante da situação, o suspeito e o veículo foram encaminhados para a Delegacia Especial de Fronteira (Defron). O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 180 mil. 

Leia mais:  "O governo está olhando para o futuro, para o que é importante para desenvolver o Norte de MT", destaca prefeito de Marcelândia

Mandado de prisão 

Já na tarde desta quinta-feira (18.02), durante o patrulhamento do Gefron na BR-174, foi feita a abordagem de um suspeito em um veículo Corolla de cor branca. 

Após checagem via base Gefron, foi constatado um mandado de prisão em aberto, expedido pela 2ª Vara Criminal de Tangará da Serra. O homem, que já possui antecedentes criminais por estelionato e crimes contra patrimônio, foi encaminhado para a Delegacia de Porto Esperidião, para demais providências.

(Sob supervisão da jornalista Nara Assis)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

SEGURANÇA

Novo comandante do 7º Batalhão da PM em Rosário Oeste assume nesta quinta-feira

Publicado


Nesta quinta-feira (25.02), as 16h, o tenente-coronel Rodrigo Eduardo Costa, de 45 anos, assume o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar de Rosário Oeste (a 128 km de Cuiabá), unidade do 2º Comando Regional da PMMT.

TC Eduardo substitui a também tenente-coronel Jane de Souza Melo, que na semana passada assumiu como comandante do 9º BPM ‘Guardião do Coxipó, com sede no bairro Tijucal, em Cuiabá.

Além das ações de prevenção e repressão à criminalidade no município de Rosário Oeste, na nova função o TC Eduardo também terá sob sua liderança o policiamento de outros três municípios (Acorizal, Nobres e Jangada) e de diversos distritos, entre os quais Bom Jardim e Bauxi.

Com 23 anos de carreira na PMMT, TC Eduardo já desempenhou inúmeras funções de comando, entre as quais de comandante do 19º Batalhão da PM em Tangará da Serra, do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e de coordenador de Segurança Institucional da Casa Militar. Atualmente ele ocupa a função de Ajudante Geral do QCG (Quartel do Comando Geral da PM).

Leia mais:  Polícia Militar apreende 25 quilos de drogas e prende suspeito em flagrante

No campo da formação profissional, depois de concluir o curso de ingresso na PM, o Curso de Formação de Oficiais (CFO), TC Eduardo expandiu seus conhecimentos fazendo a faculdade de Administração de Empresas na UFMT e outros cursos específicos da área da Segurança Pública. Em seu currículo estão, entre outros, a especialização em Políticas Públicas e de Direitos Humanos (UFMT) e os cursos de Gestão em Tecnologias Educacionais (PM-Paraíba) e Proteção de Autoridades (PM do Distrito Federal).

A solenidade de troca de comando será presidida pelo subchefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva.  

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

SEGURANÇA

Reeducandos de Mato Grosso fazem prova do Enem

Publicado


Em todo o estado, 1.665 reeducandos farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso a um curso superior. As provas começaram a ser aplicadas nesta terça-feira (23.02) e serão concluídas nesta quarta-feira (24.02). O certame contempla Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) de 39 unidades penais.

As provas foram aplicadas em dois dias para garantir as normas de biossegurança no enfrentamento ao coronavírus, como por exemplo, o distanciamento entre os reeducandos e os profissionais da educação.

Uma das unidades que tem recuperandos participando do certame é a Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), no município de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá). Ao todo, 66 pessoas fazem as provas.

“A educação é um importante instrumento na ressocialização de homens e mulheres e a Secretaria tem dado esta oportunidade aos reeducandos que querem continuar estudando”, destacou o diretor do Ferrugem, Adalberto Dias de Oliveira.

O exame é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Leia mais:  Estado investe em qualidade do trabalho policial com aquisição de armas modernas

Em Mato Grosso, a gestão da educação nas unidades penais é feita pelo Núcleo de Educação nas Prisões (NEP), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), onde é ofertado ensino regular nos níveis fundamental, médio e superior.

Ao conseguirem aprovação, as pessoas privadas de liberdade são inscritas nos programas de Ensino Superior e aguardam autorização judicial para começarem a estudar.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262