conecte-se conosco


MT

Governo de MT já pactuou 89% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicado


O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (30.11), 6.318.957 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já distribuiu 5.630.840 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 89% do total recebido.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas (5.598.859), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (36.583) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar que o ranking de aplicação não considera as doses destinadas aos povos indígenas para evitar qualquer disparidade nos dados. Alguns municípios contabilizavam doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassavam o limite de 100% da aplicação.
 
Das 5.630.840 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 4.559.701 (81%), sendo 2.484.802 como primeira dose ou dose única e 1.835.662 como segunda dose. O percentual da semana retrasada era de 81,6%.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Nova Brasilândia (99,2%), Campos de Júlio (97%), Diamantino (97%), São José do Povo (96,8%), Primavera do Leste (96,7%), Lucas do Rio Verde (96,4%), Glória D’Oeste (96,3%), Ipiranga do Norte (96,2%), Nortelândia (96,1%) e Guiratinga (96%).

Leia mais:  Sesp exibe filme em programação ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 632 ou no Painel de Distribuição de vacinas Covid-19.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local.

Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.

Leia mais:  Após denúncia, ônibus escolar volta a atender assentamento de Novo Mundo

A Resolução ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

MT

Sesp exibe filme em programação ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Publicado


A Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/MT), ligada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), exibe nesta sexta-feira (28.01), o filme Pureza, como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

O longa é estrelado por Dira Paes e sua exibição está marcada para 19h, no Cine Teatro Cuiabá, e a entrada é gratuita. O filme é baseado em fatos reais e narra a historia inspirada em Pureza Lopes Loyola. Natural de Bacabal, no Maranhão, Pureza parte em busca do filho que desapareceu de um garimpo na cidade de Itaituba, no Pará.

Nessa busca, a mulher acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ela se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Após escapar do local e denunciar o que viu, ela precisa retornar à floresta para registrar provas.

O filme aborda a questão do trabalho em condições análogas à escravidão no Brasil. Homens, mulheres e situações de extrema vulnerabilidade aparecem e desaparecem ao longo da trama dramática que envolve o leitor a cada cena, levando-os aos desdobramentos trágicos e reais do cotidiano das personagens. 

Leia mais:  Com voto do Governo de MT, Confaz mantém congelamento do ICMS dos combustíveis

O roteiro do longa é do próprio Renato Barbieri em parceria com Marcus Ligocki e teve set de filmagens no Pará, Maranhão e Brasília. Babieri estará em Cuiabá nesta sexta para a exibição do filme no Cine Teatro. Ao todo, o drama estrelado pela paraense já recebeu 17 prêmios nacionais e internacionais, dos quais cinco de Melhor Atriz para Dira. 

Dia Nacional

O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado em 28 de janeiro, foi criado em 2009 para homenagear os três Auditores Fiscais do Trabalho assassinados em 28 de janeiro de 2004, durante inspeção para apurar denúncias de trabalho escravo em fazendas da região de Unaí (MG), episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí.

Serviço

O quê: Exibição do filme Pureza, estrelado por Dira Paes e direção de Renato Barbieri

Quando: 28.01.2022

Onde: Cine Teatro Cuiabá

Horário: 19h

Ingressos: A entrada para a exibição de Pureza é gratuita, porém os ingressos são limitados. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Coetrae/MT pelo telefone/WhatsApp (65) 99251-4821.

Leia mais:  Inscrições para eleições do Conselho Estadual de Cultura encerram na segunda-feira (31)
Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

MT

Seduc reabre inscrições para processo seletivo do Programa Alfabetiza Mais MT

Publicado


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reabriu as inscrições para os cargos de coordenador regional, formador regional de educação infantil e formador regional de alfabetização do Programa Alfabetiza Mais MT, conforme o Edital Nº 03/2021/GS/SEDUC/MT. No total são ofertadas 15 vagas.

O Processo Seletivo Simplificado (PSS) para as vagas será até quinta-feira (27.01), na Diretoria Regional de Educação (DRE) do respectivo polo do município.

Há uma vaga para coordenador regional nas DREs Diamantino, Querência, Sinop, Várzea Grande e Juína. Há também uma vaga para formador regional de educação infantil nas DREs de Cuiabá, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Para formador regional de alfabetização há vagas nas DREs de Diamantino, Querência, Tangará da Serra e Várzea Grande.

O programa tem a finalidade de alfabetizar crianças na idade certa, até o segundo ano do Ensino Fundamental, em regime de colaboração do Estado com os municípios. A política pública está sendo desenvolvida com apoio da Fundação Lemann, Associação Bem Comum e Instituto Natura.

Leia mais:  Sesp exibe filme em programação ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Veja as vagas por município no quadro abaixo.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262