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Cuiabá

HMC é classificado como ótimo e bom por 92% dos usuários em 2020

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Luiz Alves

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 O Hospital Municipal de Cuiabá – HCM Dr. Leony Palma de Carvalho finalizou o último ano, classificado como “ótimo e bom” por 92% dos usuários atendidos pela unidade de saúde em 2020. A pesquisa de satisfação ouviu 3222 pacientes homens e mulheres de 15 a 60 anos, entre os meses de janeiro a dezembro deste ano.

Inaugurado no dia 18 de novembro de 2019, a estrutura possui 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados, 60 de UTI, 38 de Emergência, seis salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia), além do ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia e parque tecnológicos com equipamentos de última geração. Além disso, o HMC também conta com urgência e emergência onde funciona o novo Pronto Socorro, dispõe de um heliponto para transferência de pacientes em estado grave e o transporte de órgãos com mais rapidez e segurança. Sem contar que se tornou referência nacional e internacional por meio do programa SOS AVC.

Os dados sobre a pesquisa são da Ouvidora do HMC, que ainda detalhou por setor, o índice de satisfação feitopelos usuários, como por exemplo, o de Enfermaria que teve os maiores índices de satisfação nos setores de Condutor de paciente, que registrou 99,9% de aprovação, sendo 91,8% de ótimo e 8,1% bom. O atendimento médico na Enfermaria também foi bem avaliado, tendo 97,5% de aprovação com 83,7% de ótimo, 10,4% bom e 3,4% regular. Da sua estrutura, a enfermaria teve uma aprovação de 99,9%, sendo 91,8% ótimo e 8,1% bom.

Jacinto Pereira, que esteve internado na Enfermaria do HMC por 35 dias, fez questão de agradecer a toda equipe que atua na unidade de saúde, pelo atendimento recebido durante o tempo que ficou no local.

“Eu não tenho do que reclamar, as pessoas são excelentes, o atendimento com as enfermeiras foi excelente, são super educadas. Os médicos também são educados, gostei muito de tudo no geral, desde o pequeno faxineiro ao grande administrador. Os médicos, todos excelentes, sem falar na estrutura do refeitório, a alimentação, a nutricionista que todo dia me visitava, querendo saber como estava a minha alimentação, são excelentes também. Realmente não tenho do que reclamar, todas pessoas são ótimas. O hospital está de parabéns, espero que continue assim, que a sociedade vai agradecer muito. O meu atendimento foi 99%, porque 100% só Jesus. A sociedade mato-grossense e a sociedade cuiabana agradece. HMC está de parabéns, está sendo muito bom para o andamento da Saúde Pública e a sociedade agradece’’, disse Jacinto.

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Dentre os itens mensurados também houve as melhores satisfações nos quesitos de avaliação geral do HMC, que registrou 97,2% de aprovação somada entre 77,4% de ótimo, 13,7% bom e 6,1% regular. Além disso, o Atendimento médico do ambulatório também foi 99,8% bem avaliado sendo 87,7% de ótimo, 10,7% bom e 1,4% de regular. Com relação à Estrutura física do ambulatório, a avaliação pelos usuários foi de 97,2%, consistidos em 82,9% de ótimo e 17,4% bom. 

Já nos setores de Urgência e Emergência, a ouvidoria registrou que a maioria dos entrevistados também avaliaram como positiva e satisfatória nos quesitos de equipes de enfermagem, com 98,5% de satisfação, sendo 83,1% ótimo, 11% bom e 4,4% regular. Na equipe médica, a avaliação ficou em 97,7%, disseminados em 75,6% de ótimo, 16,8% bom e 5,3 regular.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, falou da alegria e satisfação dos usuários em mais um ano de funcionamento do HMC e ressalta que uma das principais bandeiras de seu mandato é a Saúde.

“Eu não medirei esforços para que Cuiabá continue sendo uma capital referência na saúde pública municipal. Cuidar da saúde e do bem estar dos cuiabanos sempre foi um anseio meu e vou continuar me esforçando e trabalhando para que haja qualidade de vida e esperança de um futuro cada vez mais promissor para nossa gente”, ressaltou Pinheiro. 

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O diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP Célio Rodrigues, reforçou a fala do prefeito e afirmou ainda, que a equipe adotou como seguimento as orientações de Emanuel Pinheiro a respeito de um tratamento mais humanizado para a população.

“Em todos os setores o índice de satisfação é superior a 90%, isso quer dizer que mesmo enfrentando uma pandemia, o nível de atendimento do HMC não caiu, a população tem demonstrado que está gostando e tudo isso devido a gestão humanizada implantada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Vamos continuar trabalhando para que os dados não mudem e só melhorem daqui para frente”, afirmou Célio Rodrigues.

Para a ouvidora Manuela Luzardo a ótima avaliação no departamento é reflexo de todo empenho, trabalho e dedicação, que vem sendo feito pela equipe médica, de enfermaria, e administrativa do hospital, tendo como missão desde a sua inauguração, garantir a saúde da população de forma humanizada, conforme a política de atendimento adotada na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

“O trabalho de pesquisa de satisfação passou a ser realizado também via telefone, buscando estarmos atentos as necessidades e anseio da população. Dessa forma, conseguimos manter a média de satisfação anual do ano de 2020 de 92%. Assim, é com essa visão e muito trabalho que continuaremos buscando a excelência de nossos atendimentos na atenção à saúde, sob a supervisão da diretoria do HMC, Célio Rodrigues. A nossa meta é de que a política de humanização do prefeito se concretize com excelentes resultados durante esse novo quadriênio”, enfatizou.

Para mais informações, dúvidas ou atendimento, o usuário pode estar entrando em contato com a Ouvidora do HMC pelo telefone (65) 3318-4875 ou pelo e-mail ouvidoria.hmc@cuiaba.mt.gov.br

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Cuiabá

Artigo – Posicionamento da vereadora Edna Sampaio sobre o retorno às aulas da educação pública

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Câmara Municipal de Cuiabá

Posicionamento da vereadora EDNA SAMPAIO sobre o retorno às aulas da educação pública:

A vereadora se posiciona favoravelmente ao retorno às aulas tão logo os(as) profissionais da educação pública e privada, professores(as) e trabalhadores(as) de apoio ao ensino em cada uma das escolas estejam adequadamente imunizados(as), e que o retorno em cada escola se dê apenas após a imunização de 100% dos(as) profissionais daquela unidade.

Isso se justifica pelo novo pico de contágio da doença, em que a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva da rede pública se aproxima de 70%, nos colocando em risco iminente de novo colapso da saúde local.

Além disso, é preocupante a indefinição sobre o futuro da cobertura vacinal contra a Covid 19 e o relato de 13 crianças internadas nesse momento com quadro grave da doença.

Além da vacinação, é preciso assegurar verba emergencial para as unidades escolares aplicarem em limpeza, desinfecção do ambiente escolar e higienização pessoal dos estudantes, aquisição de máscaras e criação de parâmetros de desinfecção, com a participação de profissionais de saúde e de educação, a fim de evitar o relaxamento das medidas de biossegurança.

Precisaremos também de mais funcionários para acompanhar os alunos e garantir as medidas de higiene nos momentos de chegada e saída, além de investir na trigam dos casos suspeitos, estabelecendo parcerias com unidades de saúde para garantir nas unidades a presença de, no mínimo, uma equipe médica para atender a estes pacientes.

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Mesmo para o ensino remoto, como vinha acontecendo, é necessário avaliar as condições de realização.&nbsp Este modelo emergencial de ensino precisa ser avaliado e medidas necessárias de acesso à internet pelos estudantes e condições de trabalho aos professores precisam entrar na pauta do Poder Público.

Durante toda a pandemia, os professores assumiram a responsabilidade pessoal com a condução das aulas, arcando com o custo dessas atividades, estende exaustivamente suas jornadas de trabalho muito além daquelas previstas no seu contrato de trabalho.

No caso das mães, estas acumularam triplas jornadas de trabalho de forma ainda mais exaustiva.&nbsp O poder público não pode terceirizar a responsabilidade da educação exclusivamente aos professores e pais.

O quadro da pandemia suspende a normalidade das aulas e exige mais investimentos e criatividade do Poder Público para garantia do direito à educação a todas as crianças. Manter exatamente o modelo vigente, sem ampliar investimentos para garantir acesso à computadores e internet, contratar mais profissionais para um novo modelo de aulas imposto pela pandemia, articular a política de educação com a política de saúde, tudo isso exige pensar outro formato da escola para estes tempos de pandemia.

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Além disso, o Poder Público não pode, por decreto e, sem ouvir amplamente os educadores, instituir medidas que, claramente, atentam contra a saúde e a vida de profissionais da educação, dos estudantes e de seus familiares.

Queremos todas as escolas abertas. Porém, não podemos ignorar as condições objetivas: &nbspem pleno pico da segunda onda de COVID-19, crianças internadas em estado grave pela doença, sem vacina para os profissionais da educação e estudantes, sem investimentos necessários suprir a necessidades das famílias de baixa renda que não possuem computadores, nem acesso à internet.

Até quando o Poder Público vai continuar ignorando essa realidade tão desigual?&nbsp Além disso, é preciso ouvir os profissionais de educação, afinal, o decreto impactará diretamente a vida dessas pessoas e de seus familiares. Nenhum patrão tem o direito de empurrar seus trabalhos para a doença e para a morte.

Estaremos cobrando e acompanhando essa discussão. Somos todos pela vida e por direitos!


Edna Sampaio é vereadora de Cuiabá

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Cuiabá

Ouvidoria monta posto de atendimento no Centro de Vacinação para facilitar recebimento de manifestações

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Davi Valle

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Visando facilitar o processo de recolhimento das manifestações da população, relacionadas à campanha municipal de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) montou um posto de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal. No local, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.   

O atendimento na estrutura itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 7h às 22h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou um escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão.

Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56, WhatsAPP (65) 9-9263-9779, e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br, e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453. O secretário de Governo, Luis Claudio, reforça que a gestão está atuando em parceria com outras entidades para garantir a transparência, controle e, principalmente, respeito ao cidadão.

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“Estamos facilitando o recebimento de denúncias, para que possamos apurar a veracidade do fato. Nada mais justo que esse procedimento tenha início pela Ouvidoria, que já se instalou no local e ainda mantém seus outros canais ativos. A população aguarda ansiosa pelo seu momento de se vacinar. Então, não vamos admitir que nenhum servidor burle o cronograma e, se assim o fizer, todas as providências serão tomadas”, afirma o secretário.

Em relação às denúncias de pessoas que, supostamente, estariam ‘furando fila’ no plano de imunização, a titular da Secretaria de Saúde, Ozenira Félix, afirmou em entrevista concedida na segunda-feira (25) que o trabalho é feito com total transparência e que, caso alguma irregularidade seja constatada, as sanções cabíveis serão aplicadas ao infrator. De acordo com a Pasta, até ontem, 4.134 pessoas foram vacinadas pela Prefeitura de Cuiabá. 

“Está muito bem definido no plano nacional que são trabalhadores da saúde, e isso envolve o recepcionista, o pessoal de limpeza, o médico, a enfermeira, enfim, todos são trabalhadores da saúde. Os trabalhadores que foram denunciados até agora, são porque não são profissionais de saúde com formação, mas sim trabalhadores na Saúde. Mas vamos apurar qualquer desvio e dar sanções em caso de irregularidade”, disse. 

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