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Cuiabá

HMC é classificado como ótimo e bom por 92% dos usuários

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Luiz Alves

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 O Hospital Municipal de Cuiabá – HCM Dr. Leony Palma de Carvalho finalizou o último ano, classificado como “ótimo e bom” por 92% dos usuários atendidos pela unidade de saúde em 2020. A pesquisa de satisfação ouviu 3222 pacientes homens e mulheres de 15 a 60 anos, entre os meses de janeiro a dezembro deste ano.

Inaugurado no dia 18 de novembro de 2019, a estrutura possui 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados, 60 de UTI, 38 de Emergência, seis salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia), além do ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia e parque tecnológicos com equipamentos de última geração. Além disso, o HMC também conta com urgência e emergência onde funciona o novo Pronto Socorro, dispõe de um heliponto para transferência de pacientes em estado grave e o transporte de órgãos com mais rapidez e segurança. Sem contar que se tornou referência nacional e internacional por meio do programa SOS AVC.

Os dados sobre a pesquisa são da Ouvidora do HMC, que ainda detalhou por setor, o índice de satisfação feitopelos usuários, como por exemplo, o de Enfermaria que teve os maiores índices de satisfação nos setores de Condutor de paciente, que registrou 99,9% de aprovação, sendo 91,8% de ótimo e 8,1% bom. O atendimento médico na Enfermaria também foi bem avaliado, tendo 97,5% de aprovação com 83,7% de ótimo, 10,4% bom e 3,4% regular. Da sua estrutura, a enfermaria teve uma aprovação de 99,9%, sendo 91,8% ótimo e 8,1% bom.

Jacinto Pereira, que esteve internado na Enfermaria do HMC por 35 dias, fez questão de agradecer a toda equipe que atua na unidade de saúde, pelo atendimento recebido durante o tempo que ficou no local.

“Eu não tenho do que reclamar, as pessoas são excelentes, o atendimento com as enfermeiras foi excelente, são super educadas. Os médicos também são educados, gostei muito de tudo no geral, desde o pequeno faxineiro ao grande administrador. Os médicos, todos excelentes, sem falar na estrutura do refeitório, a alimentação, a nutricionista que todo dia me visitava, querendo saber como estava a minha alimentação, são excelentes também. Realmente não tenho do que reclamar, todas pessoas são ótimas. O hospital está de parabéns, espero que continue assim, que a sociedade vai agradecer muito. O meu atendimento foi 99%, porque 100% só Jesus. A sociedade mato-grossense e a sociedade cuiabana agradece. HMC está de parabéns, está sendo muito bom para o andamento da Saúde Pública e a sociedade agradece’’, disse Jacinto.

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Dentre os itens mensurados também houve as melhores satisfações nos quesitos de avaliação geral do HMC, que registrou 97,2% de aprovação somada entre 77,4% de ótimo, 13,7% bom e 6,1% regular. Além disso, o Atendimento médico do ambulatório também foi 99,8% bem avaliado sendo 87,7% de ótimo, 10,7% bom e 1,4% de regular. Com relação à Estrutura física do ambulatório, a avaliação pelos usuários foi de 97,2%, consistidos em 82,9% de ótimo e 17,4% bom. 

Já nos setores de Urgência e Emergência, a ouvidoria registrou que a maioria dos entrevistados também avaliaram como positiva e satisfatória nos quesitos de equipes de enfermagem, com 98,5% de satisfação, sendo 83,1% ótimo, 11% bom e 4,4% regular. Na equipe médica, a avaliação ficou em 97,7%, disseminados em 75,6% de ótimo, 16,8% bom e 5,3 regular.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, falou da alegria e satisfação dos usuários em mais um ano de funcionamento do HMC e ressalta que uma das principais bandeiras de seu mandato é a Saúde.

“Eu não medirei esforços para que Cuiabá continue sendo uma capital referência na saúde pública municipal. Cuidar da saúde e do bem estar dos cuiabanos sempre foi um anseio meu e vou continuar me esforçando e trabalhando para que haja qualidade de vida e esperança de um futuro cada vez mais promissor para nossa gente”, ressaltou Pinheiro. 

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O diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP Célio Rodrigues, reforçou a fala do prefeito e afirmou ainda, que a equipe adotou como seguimento as orientações de Emanuel Pinheiro a respeito de um tratamento mais humanizado para a população.

“Em todos os setores o índice de satisfação é superior a 90%, isso quer dizer que mesmo enfrentando uma pandemia, o nível de atendimento do HMC não caiu, a população tem demonstrado que está gostando e tudo isso devido a gestão humanizada implantada pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Vamos continuar trabalhando para que os dados não mudem e só melhorem daqui para frente”, afirmou Célio Rodrigues.

Para a ouvidora Manuela Luzardo a ótima avaliação no departamento é reflexo de todo empenho, trabalho e dedicação, que vem sendo feito pela equipe médica, de enfermaria, e administrativa do hospital, tendo como missão desde a sua inauguração, garantir a saúde da população de forma humanizada, conforme a política de atendimento adotada na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

“O trabalho de pesquisa de satisfação passou a ser realizado também via telefone, buscando estarmos atentos as necessidades e anseio da população. Dessa forma, conseguimos manter a média de satisfação anual do ano de 2020 de 92%. Assim, é com essa visão e muito trabalho que continuaremos buscando a excelência de nossos atendimentos na atenção à saúde, sob a supervisão da diretoria do HMC, Célio Rodrigues. A nossa meta é de que a política de humanização do prefeito se concretize com excelentes resultados durante esse novo quadriênio”, enfatizou.

Para mais informações, dúvidas ou atendimento, o usuário pode estar entrando em contato com a Ouvidora do HMC pelo telefone (65) 3318-4875 ou pelo e-mail ouvidoria.hmc@cuiaba.mt.gov.br

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Prefeito anuncia criação de Comitê Técnico de Definição de Modal de Transporte Público

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Luiz Alves

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O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou na tarde desta quinta-feira (21), a criação de um Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A equipe formada irá avaliar qual modal é viável para a Capital e também os estudos do Governo do Estado, que em decisão unilateral, optou pela troca do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT).

O Comitê terá representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Mobilidade Urbana (Semob) e Obras Públicas. Participarão ainda o superintende do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o engenheiro José Picolli Neto, e o ex-secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades e ex-assessor do Metrô-São Paulo, o economista José Roberto Generoso.

O prefeito irá convidar representantes do Governo do Estado e de Várzea Grande para compor o Comitê. “Esse Comitê vai analisar os estudos técnicos que serão encaminhados pelo Governo do Estado, para saber o que levou a mudança de modal do VLT para o BRT. Vamos avaliar a proposta do Governo e estudar a viabilidade da retomada, conclusão, operação, manutenção e outros. Eu não discuto se o melhor modal é BRT ou VLT, eu discuto que o Governo não poderia tomar uma decisão de forma isolada contrariando o Estatuto das Cidades, a lei da região Metropolitana, a Lei Orgânica do Município, a Constituição Estadual e Federal. Essa decisão não pode ser tomada sem ser compartilhada. O que questiono, é isso. Vou lutar enquanto tiver forças e devo satisfação à população cuiabana”, defendeu Emanuel Pinheiro.

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O Comitê, que será presidido pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Juares Samaniego, terá 60 dias para concluir o relatório de estudos sobre os dois modais (BRT e VLT), sendo prorrogáveis por mais 60 dias. Emanuel disse ainda que irá pedir para o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, também criar uma comissão na cidade vizinha com intuito de debater dados técnicos.

“O Estado está querendo comandar uma situação sozinha que não lhe cabe.  Esse assunto tem que ser compartilhado e os dois interessados, no caso, as duas cidades, Cuiabá e Várzea Grande não participam. Essa equipe vai mostrar qual é o melhor modelo e vamos mostrar a nossa posição e o que é mais importante para a sociedade”, concluiu.

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Cuiabá

Intervenção em córrego marca início da duplicação da Av. Dante Martins de Oliveira

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Luiz Alves

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A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando no processo de desassoreamento e demarcação do córrego que passa pela Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores). A ação é realizada para que, nas próximas semanas, seja iniciada a construção do muro de gabião nas paredes laterais do local. Essa é uma das etapas da obra de duplicação da via que o Município está executando.

A intervenção recebe um investimento de R$ 2.329.558,39 e, conforme o projeto da Secretaria de Obras Públicas, abrange um trecho de cerca de dois quilômetros situado entre o Residencial Santa Inês e as proximidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do bairro Planalto. O recurso é oriundo de uma operação de crédito formalizada com o Banco do Brasil, em junho de 2020.

A duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira engloba a execução dos trabalhos de construção da rede de drenagem de águas pluviais, terraplanagem e pavimentação. Além disso, estão previstos os serviços de instalação de meio-fio, edificação de calçadas, e sinalização viária horizontal e vertical. A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá desde 2017.

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“Essa é uma das principais avenidas de Cuiabá e, com toda certeza, uma das mais movimentadas. Por meio dela, os condutores têm acesso ao centro da cidade e a centenas de bairros das regiões Sul, Leste e Norte. Essa era uma obra que a população aguardava há muito tempo e hoje temos a satisfação de ver ela em andamento. Vamos transformar essa via e, junto com isso, a vida de milhares de cuiabanos”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A duplicação faz parte de um conjunto de ações que a Prefeitura tem executado em diferentes pontos da cidade, visando promover avanços na mobilidade urbana. Na própria Dante Martins de Oliveira, por exemplo, foi concluído no fim de 2020 a atividade de recapeamento, no trecho entre as rotatórias dos bairros Planalto e Dr. Fábio. No total, foram 2,3 quilômetros de asfalto recuperado, nova sinalização, além de implantação de abrigos de ônibus.  

“Há poucos metros da avenida entregamos o viaduto da Avenida das Torres. Também estamos construindo uma ponte de concreto sobre o Córrego do Moinho, atrás do Parque Tia Nair, que facilitará o acesso de moradores de bairros como Recanto dos Pássaros, Jardim Imperial e Universitário à avenida. Ou seja, é uma série de ações que melhoram a vida população”, relata o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa. 

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