Connect with us

Mato Grosso

Íntegra do discurso do presidente Sérgio Ricardo

Publicado em

Abrimos os trabalhos da 2ª sessão legislativa da 16ª legislatura à nossa frente teremos um ano de muito trabalho e grandes desafios. Vivemos um momento de crucial importância para o processo de desenvolvimento sócio-econômico de Mato Grosso.
Senhoras e senhores, os olhos do mundo voltam-se para nosso estado. Mato Grosso abriga em seu território 03 ecossistemas – Amazônia, Cerrado e Pantanal. A Amazônia ocupa 51,83% de sua área, o cerrado 39% e o pantanal 18%. estamos inseridos em uma região maior considerada a ultima grande fronteira agropastoril de nosso país. Seu potencial econômico e a riqueza de sua biodiversidade, somado a todo um processo histórico de políticas públicas de incentivo à ocupação dos vazios demográficos do interior do Brasil, dotaram-na de características singulares.
aqui está o berço de uma nova cultura, fruto da miscigenação de gente dos mais diversos rincões do país. A cada dia vemos surgir e assumir papel de destaque no cenário social, um novo brasileiro, com alta capacidade de empreendedorismo, de articulação e de trabalho, porém forjado em sua responsabilidade sócio-ambiental, respeitador e valorizador da cultura e compromissado com o futuro desta terra.
portanto, mais do que nunca, é necessário a instituição de política de planejamento sustentado com uma definição das ações de plano e gestão a serem desenvolvidos para oferecer subsídios, não só para a administração, como para os investidores interessados em participar do desenvolvimento que se evidencia na atual conjuntura sócio-econômica do país. Faz-se necessário assim, o urgente encaminhamento para esta Casa de Leis da mensagem instituindo o Zoneamento Sócio-econômico Ecológico de Mato Grosso.
O Brasil, de forma geral, está muito atrasado na definição de uma política de zoneamento. imprescindível para orientar investimentos, principalmente aqueles em grande escala. a situação atual inibe a definição de novos investimentos. o Governo Federal por seu lado, tem que dar sua parcela de cooperação de uma forma expressiva, muito maior do que tem dado atualmente. o desafio é imensurável. Mato Grosso tem um dos mais significativos patrimônios em termos de terras agricultáveis e biodiversidade do mundo e um povo altamente empreendedor.
Segundo informações que obtivemos junto à Secretaria de Estado do Planejamento, o mapa da vegetação já foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa já se manifestou sobre a Mensagem original, n° 71/04, que tramitou na Assembléia Legislativa, de agosto de 2004 a agosto de 2005, e que foi retirado para adequações pelo Governo do Estado.
Nesse sentido, o poder executivo criou através do decreto 1.139 de 31 de janeiro de 2008 a Comissão Estadual do Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico para interagir com a comissão coordenadora do Zoneamento Econômico-Ecológico do território nacional, em busca de apoio técnico e financeiro e a promoção da compatibilização dos trabalhos, além de aprovar as diretrizes para os planos de ação e gestão. Uma das dificuldades apontadas pelos técnicos da secretaria está na confrontação do mapa de vegetação com a carta topográfica. Fazem também parte do problema a falta de estrutura do Incra, a situação dos assentamentos, das áreas indígenas e o fim do conceito da área de transição. Segundo informações da Seplan, há previsão para que os trabalhos de revisão estejam concluídos no final de fevereiro e os trabalhos da comissão com início em março.
Senhoras e senhores, é imprescindível que haja um grande esforço da sociedade na discussão construtiva e conseqüente desse projeto. a Assembléia Legislativa está preparada para cumprir o seu papel com a responsabilidade, eficiência e a celeridade que a atual situação exige .
Outro desafio que enfrentaremos é em razão do imenso estoque de áreas atualmente degradadas que nosso estado possui e que precisam de apoio e financiamento para serem recuperadas não só para o incremento do setor como para o novo desafio da produção de biodiesel, álcool e para o reflorestamento. também com relação à pecuária, temos que chamar a atenção para os prejuízos causados pelo recente embargo imposto pelos países europeus.
Temos que envidar todos os esforços para a certificação de nossos produtos em sua origem, para que possamos ganhar em respeitabilidade no cenário internacional. Esse é um caminho sem volta.
Outros temas fundamentais e que são alvo da preocupação permanente da população dizem respeito às áreas da segurança, saúde, educação e habitação popular. Recursos direcionados para essas áreas nunca podem ser computados como despesa e sim como investimento, com retorno garantido para a sociedade como um todo.
Temos que dar ênfase em nossa política social para nossos jovens. principalmente aqueles sem expectativas de um futuro digno, alvos fáceis que são para as drogas e a criminalidade. Aqui está realmente um ponto crucial. Eles tem que ter uma educação condizente e formação profissional, senão continuaremos sendo apenas importadores de mão de obra de outros estados, colocando os jovens à margem do processo de desenvolvimento do estado, principalmente a população da Baixada Cuiabana.
Apesar de sermos um estado com vocação para o campo, 79,4% de nossa população reside nas cidades. Empurrados por uma agricultura extensiva e cada vez mais mecanizada, pela falta de perspectivas quanto a uma política competente em termos de reforma agrária ou pela falta da devida assistência aos assentados, homens e mulheres recorrem às periferias urbanas em busca de melhores condições de vida.
Os recursos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, são um avanço digno de reconhecimento, principalmente aqueles direcionados para a implantação de saneamento básico, porém nunca avançaremos condizentemente sem uma política pública direcionada para o espaço urbano que seja aplicada de forma harmônica com a estreita colaboração dos poderes constituídos em nível federal, estadual e municipal.
A Assembléia Legislativa tem dado a sua colaboração. Já no início dos trabalhos parlamentares deste ano, buscaremos a finalização das discussões acerca do Projeto de Lei Complementar 16/07 que dispõe sobre a criação da região metropolitana de Cuiabá, as normas relativas ao planejamento e à execução de funções públicas de interesse comum, bem como sobre o funcionamento da Assembléia Metropolitana da região metropolitana. Da mesma forma, em breve estaremos realizando o seminário do Vale do Rio Cuiabá – desafios e oportunidades para um amplo debate de caráter técnico com a sociedade acerca desta que é uma das regiões mais densamente povoadas de nosso estado.
Senhor governador, senhores da imprensa, temos muito orgulho de sermos membros partícipes dos grandes avanços protagonizados pelo Poder Legislativo de Mato Grosso. Em poucos períodos de nossa história pudemos observar um legislativo tão atuante e compromissado com os legítimos interesses de nossa gente.
Temos que aqui destacar:
O processo de modernização institucional que vem sendo desenvolvido na Assembléia Legislativa
O advento do novo regimento do legislativo como instrumento para ganhos no nível, principalmente qualitativo, da participação dos senhores deputados e deputada nas comissões permanentes da Casa. Em termos de comissões queremos aqui evidenciar os trabalhos da Comissão de Adequação Constitucional e da CPI da Sema que realizou um profundo e sem precedentes diagnóstico da área ambiental do estado, contribuindo de forma construtiva e técnica para a solução dos problemas da área.
Em 2007 tivemos um ano de alta produtividade: foram 158 sessões ordinárias, 15 extraordinárias, 40 sessões solenes e especiais, 54 audiências públicas, além da criação de 14 câmaras setoriais temáticas.
Na produção legislativa destacamos ainda, a apresentação de quase 800 projetos de lei pelos senhores deputados, sendo que destes muitos foram transformados em lei.
Por outro lado, vem contribuindo decisivamente o processo de plena informatização dos gabinetes parlamentares e da área administrativa, a abertura do sinal da TV Assembléia, que possibilitou um ganho excepcional no tocante à transparência no processo legislativo. Hoje a população tem condições efetivas de acompanhar o trabalho dos senhores deputados, sendo que, em breve temos por objetivo estender, via satélite, o sinal da TV Assembléia para todo o estado.
Hoje, na Assembléia Legislativa, já há uma cultura de planejamento estratégico. Nossos programas e projetos ganham a adesão dos parlamentares, servidores e colaboradores. entre eles destacamos o programa de excelência na prestação dos serviços, o programa de qualidade de vida do servidor – QualiVida, o programa de reciclagem que, inclusive beneficia entidades de cunho social, o certificado de responsabilidade social e o Programa Por Dentro do Parlamento com visitas orientadas de estudantes ao parlamento estadual. Essas visitas são fundamentais para a quebra de preconceitos e o pleno entendimento do funcionamento da Assembléia Legislativa.
No ano em curso, estaremos ainda implementando o programa de integração legislativa em parceria com o Tribunal de Contas e União das câmaras municipais de Mato Grosso – UCMMAT para realização do curso de formação de agentes políticos e qualificação dos senhores vereadores.
Nossos servidores estão sendo qualificados pela escola do legislativo, não só com treinamento, mas até mesmo com cursos de nível superior. Concomitantemente, estamos promovendo uma política de recuperação das perdas salariais.
Não poderíamos deixar de mencionar o excelente trabalho social desenvolvido pela Sala da Mulher Mato-grossense, cujo trabalho de parceria vem granjeando o apoio e a solidariedade do empresariado estadual e de entidades da sociedade organizada.
São dignos de lembrança, também, a implantação do espaço da cidadania para a prestação de serviços diretos à população e o trabalho de resgate de nossa cultura e história promovido pelo instituto memória do poder legislativo e que agora recebe novos equipamentos de ultima geração.
Por fim, senhoras e senhores, uma das coisas que mais nos orgulham é poder constatar que a cada dia cresce a participação da população no cotidiano do parlamento e não só com a utilização do espaço físico e dos recursos tecnológicos disponíveis. Cresce notavelmente a participação nos debates promovidos pelas comissões permanentes e as câmaras temáticas, o acompanhamento das audiências públicas e sessões ordinárias e o afluxo aos gabinetes parlamentares, além do papel mediador que a Assembléia tem desempenhado nas demandas populares, do setor econômico e dos servidores públicos.
A representação popular só é legítima quando reflete os reais interesses da sociedade. Esta sociedade que é plural e heterogênea mas que só caminhará para uma evolução plena através do exercício e a defesa intransigente da democracia.
Essa obstinação é que nos faz crescer enquanto cidadãos. Esse crescimento, porém, só será possível se houver a disposição para o diálogo realmente efetivo e harmonia entre os poderes no exercício de suas atribuições constitucionais. Com esse objetivo, a sociedade poderá sempre contar com a Assembléia Legislativa e com os senhores deputados. Apesar da divergência de opiniões que é parte integrante e natural da democracia, acima de tudo está nossa responsabilidade e o compromisso maior com o desenvolvimento do estado e a melhoria das condições de vida de nosso povo.
Que deus abençoe a todos.
Deputado Sérgio Ricardo
presidente
Fonte: Assessoria Pre

Comentários Facebook

Mato Grosso

Aura Apoena promove iniciativas que favorecem ambiente diverso e saudável para as mulheres*

Published

on

No mês de março, unidade da Aura Minerals no estado do Mato Grosso reforça programação especial com o objetivo de valorizar e estimular talentos femininos

A Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre com atuação nas Américas, que está presente também em Mato Grosso com a unidade Aura Apoena, realizou durante todo este mês de março, uma série de ações com foco nas mulheres. As iniciativas reforçam o olhar amplo e cuidadoso da empresa com seus colaboradores, comunidade e meio ambiente. Momentos de trocas de experiências, palestras e uma caminhada fizeram parte da programação da empresa no município de Pontes e Lacerda (MT), com o objetivo de valorizar e impulsionar ainda mais os talentos femininos.

“Nossa atenção para as colaboradoras não acontece apenas em março. O acolhimento e valorização da presença das mulheres na Aura é uma demanda constante. A companhia atua para que o nosso ambiente possa atender os anseios e necessidades das profissionais, permitindo que elas trabalhem em um ambiente inclusivo e saudável”, afirma a gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Comunidades da Aura Apoena, Roberta Rodrigues.
Diálogos femininos
Umas das iniciativas da empresa é o Papo de Mina, evento já tradicional na unidade, onde as colaboradoras participam de palestras com mulheres líderes em suas áreas de atuação, para troca de experiências e conhecimento. No Dia Internacional da Mulher, o Papo de Mina teve como convidada a escritora Lucelena Ferreira, especialista em gênero e liderança pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. A pesquisadora incentivou as mulheres a assumirem, cada vez mais, o protagonismo nas suas carreiras, independente da área de atuação.
Acolhimento
Para tornar o ambiente receptivo e seguro para mulheres em todas as etapas da vida, a Aura Apoena possui uma sala dedicada à coleta de leite materno, com estrutura completa e privacidade. O espaço serve de apoio às colaboradoras próprias e parceiras que retornam da licença maternidade ainda lactantes e precisam coletar e armazenar corretamente o leite materno durante o expediente.
Além disso, a unidade passou a disponibilizar absorventes para todas as colaboradoras que necessitem retirar o item no período menstrual. A equipe de Medicina do Trabalho também vem incentivando a realização de check-ups de saúde completos, incluindo exames ginecológicos, e outros procedimentos em caráter preventivo.
Caminhada pela saúde
Para encerrar as comemorações especiais, a empresa realizou a I Caminhada Mês da Mulher Aura Apoena no dia 23 de março. Na ocasião, colaboradoras e convidadas da imprensa se reuniram no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda para um momento de estímulo ao autocuidado, saúde e bem-estar.

Comentários Facebook
Continue Reading

Mato Grosso

Detran-MT realiza ações educativas para prevenção de acidentes durante o Carnaval

Published

on

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realiza até o dia 16 de fevereiro uma campanha educativa para orientar os foliões sobre a importância da segurança ao dirigir. A ação com o tema “Carnaval 2024: a paz no trânsito começa por você!” será realizada em Cuiabá, Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.

A campanha teve início no sábado (03.02) no evento “Feijofolia”, em Chapada dos Guimarães, e, nessa quarta-feira (07.02), ocorreu um pit stop educacional na guarita principal do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os educadores do Detran-MT orientaram os servidores sobre os cuidados no trânsito durante as festividades de Carnaval e distribuíram materiais de apoio, tais como lixo car, leque e chaveiro em cordão (motociclistas), contendo frases que reforçam as dicas.

Segundo a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Nunes da Cunha Carnevale, a proposta da ação foi fazer um alerta aos servidores do TCE sobre os cuidados no trânsito, principalmente nesse período de Carnaval.

“Devemos redobrar os cuidados e atenção ao utilizar o trânsito neste período, em especial quanto ao uso do cinto de segurança inclusive no banco traseiro, o transporte correto de crianças por meio de dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, utilizar a seta para sinalizar sua intenção, não utilizar o celular quando estiver na direção e não dirigir após ingestão de álcool”, destacou.

A iniciativa executada pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito faz parte das Campanhas Sazonais de Educação para o Trânsito e tem por objetivo a redução de sinistros e mortes no trânsito.

Confira a programação:

Quinta-feira (08.02)
14h – Abordagem Educativa aos servidores e usuários na Sede do Detran em Cuiabá

Sexta-feira (09.02)
18h – Abordagem educativa na Praça da Mandioca em Cuiabá

Sábado (10.02)
14h às 16h – Pit Stop Educativo no Posto do Batalhão de Trânsito na MT-251 (estrada para Chapada dos Guimarães)
20h às 22h – Abordagem educativa na Praça 8 de Abril (Choppão)

15h às 17h – Pit Stop Educativo na MT 040 (Santo Antônio do Leverger – Centro)
17h30 às 20h30 – Abordagem educativa no Centro em Santo Antônio do Leverger

Domingo (11.02)
14h às 16h – Pit Stop Educativo na MT 060 (Nossa Senhora do Livramento)
18h às 21h – Abordagem educativa na cidade de Nossa Senhora do Livramento

18h às 22h – Abordagem educativa – em Cuiabá

Segunda-feira (12.02)
16h às 20h – Município de Acorizal – Pit Stop Educativo no Centro de Eventos Evans Monteiro (ACORIFOLIA)

19h às 22h – Abordagem educativa no Parque de exposições ACRIMAT em Cuiabá (Bloco Mexe o doce)

Terça-feira (13.02)
19h – Abordagem Educativa na Praça 8 de Abril (Frente ao Restaurante Choppão)

Sexta-feira (16.02)
14h – Abordagem educativa no Shopping Popular

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana