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Lucimar Sacre determina revitalização da sinalização de trânsito em Várzea Grande

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Ação prevê contemplar 100 bairros neste primeiro semestre

A Prefeitura de Várzea Grande tem realizado uma série de ações para melhorar a mobilidade urbana da cidade. São serviços de pintura de faixas e meios fios, instalações de placas, que buscam proporcionar maior segurança viária aos pedestres e condutores de veículos, e também reforço a sinalização vertical e horizontal. De um total de 100 bairros selecionados para receber este serviço neste primeiro semestre, 35 foram realizados os serviços.

Por Kátia Passos – Segundo o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes é necessário reforçar os serviços de revitalização da sinalização, principalmente agora neste final de período chuvoso para dar mais segurança aos motoristas e pedestres.

“Vias importantes já estavam com a sinalização desgastada. A cidade está passando por uma importante fase de reestruturação e ordenamento urbano e estamos neste momento readequando toda essa parte de sinalização viária”, afirmou Breno Gomes, informando ainda que fazem parte da revitalização viária as faixas de pedestres, sinalizações horizontais e verticais, e pintura de meio fio, entre outros serviços.

A medida tem por objetivo, promover a mobilidade urbana e a segurança no trânsito, informa o secretário. “Realizamos a manutenção de 70 cruzamentos e já implantamos 40 novas placas em locais com cruzamentos. Até o momento já foram contemplados 35 bairros com esses serviços. Na região central o trabalho já foi concluído. Pretendemos atingir ainda neste primeiro semestre, 100 bairros de Várzea Grande. Nesta semana vamos pinta meios fios das Avenidas FEB, Couto Magalhães, Filinto Muller, Pedro Pedrossian e Mário Andreazza, avenidas estas já com suas sinalizações já revitalizadas. A  Filinto Muller ainda com obras em andamento. A ação visa também melhorar a sinalização das vias públicas, além de deixar a cidade mais limpa e segura”, explicou o secretário.

Como explica Breno Gomes, a pintura do meio fio é uma ação complementar aos serviços de limpeza urbana, e é realizada após o trabalho de varrição, poda de árvores e a coleta de entulhos. “A pintura é realizada dentro de uma programação pré-determinada e também atende as necessidades de urgências, em regiões que necessitam ser realizadas em determinadas frentes de trabalho operacional. Essa ação será realizada em todas as avenidas de Várzea Grande, e é um trabalho de preparação da cidade, que estará completando os seus 152 anos de fundação, no dia 15 de maio”.

As Avenidas Eduardo Gomes, por exemplo, recebeu serviços de pintura da via, com sinais laterais, marcação de eixo central, 12 quebra-molas e três faixas de pedestre. A Rua Mem de Sá foi contemplada com pinturas de faixas laterais, eixo central com pinturas refletida em toda a sua extensão. As melhorias também foram sentidas pelos moradores dos bairros Ipase e Nossa Senhora da Guia que recebeu três faixas de pedestres nas vias de acesso ao bairro.

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Prefeitura quer transparência em pagamentos a empresas de ônibus

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A prefeitura de São Paulo publicou, na edição de terça-feira (16) do Diário Oficial, projeto de lei (PL) para o orçamento de 2025, que propõe discriminar os subsídios pagos às empresas de ônibus, mostrando o valor usado para cobrir despesas correntes, como gastos com combustível, e o de aquisição de capital, como compra de ônibus. Apesar de constar no orçamento de 2025, a proposta diz que a medida será válida retroativamente para 2024.

Questionada sobre a forma como são pagos os subsídios a essas empresas, a administração municipal respondeu, por meio de nota, que segue o disposto no Artigo 9º da Lei Federal 12.587/2012, nos artigos 11, VI, e Artigo 13 da Lei Municipal 13.241/2001, e no Artigo 18, Parágrafo único, do Decreto Municipal 58.200/2018.

“O subsídio, autorizado em lei federal, cumpre historicamente o papel de manter o sistema de transportes financeiramente equilibrado, mesmo quando as tarifas pagas pelos usuários não sejam suficientes para a cobertura total dos custos de operação do sistema. Dessa forma, evita-se a precarização do serviço ou o encarecimento da tarifa aos usuários, o que terminaria por desincentivar o uso do transporte público”, diz a nota.

Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal da Fazenda estuda, de forma permanente, oportunidades de melhoria das informações contábeis e orçamentárias produzidas no âmbito municipal, de maneira a atender à legislação nacional, além de aumentar o grau de utilidade da informação contábil disponível.

A proposta apresentada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, com aplicação já em 2024, já vinha sendo estudada pela Secretaria da Fazenda em um contexto de aumento das despesas orçamentárias com o subsídio à tarifa de ônibus, em linha com a política pública municipal de estímulo ao transporte público. A medida reflete o empenho permanente da prefeitura para aumentar a transparência sobre o gasto público, seja na área de transportes ou em qualquer outra política pública municipal, acrescenta nota.

Fim da Linha

A medida vem depois da Operação Fim da Linha, do Ministério Público de São Paulo (MPSP), deflagrada para desbaratar um esquema de lavagem de recursos obtidos de forma ilícita pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Foram presos diretores de duas empresas de ônibus que operam na cidade de São Paulo: Transwolff e Upbus.

Responsáveis pelo transporte de cerca de 650 mil passageiros por dia e proprietárias de 1.365 ônibus, as duas companhias receberam R$ 800 milhões da prefeitura de São Paulo em 2023. Logo em seguida à operação, a prefeitura anunciou que assumiria a operação das linhas de ônibus das duas empresas, que atuam, respectivamente, nas zonas sul e leste paulistana.

A Justiça deferiu 52 mandados de busca domiciliar, quatro de prisão e cinco medidas cautelares. No entanto, a operação resultou na prisão de nove pessoas, três delas em flagrante, e na apreensão de 11 armas, 813 munições diversas, R$ 161 mil, computadores, HDs e pen drives, assim como dólares e barras de ouro. Além disso, as investigações levaram ao bloqueio de R$ 596 milhões, determinado pela Justiça. Veículos, lanchas e motos aquáticas também estão entre os itens que foram apreendidos durante a operação, bem como um helicóptero usado quando foram mortos dois líderes de facções criminosas.

O MPSP denunciou, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), 26 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, extorsão e apropriação indébita relacionados à operação.

Se a Justiça aceitar a denúncia, as 26 pessoas deixam de ser investigadas na Operação Fim da Linha e se tornam rés no processo que investiga o esquema de lavagem de dinheiro que utilizava as duas empresas de ônibus.

Caixa-preta

Na avaliação do urbanista e diretor do Instituto Pólis, Rodrigo Iacovini, a medida da prefeitura parece ser uma resposta da administração ao Ministério Público de São Paulo, mas é interessante, porque durante muito tempo, e não só em São Paulo, o gasto de recursos públicos para o sistema de transporte coletivo é uma grande caixa-preta.

“Não temos transparência do uso dos recursos, não sabemos como são usados, nem como deveriam ser empregados para garantir maior qualidade e atendimento que vai contemplar a universalização do transporte coletivo”, ressaltou Iacovini. Ele acrescentou que não se sabe que tipo de transporte está sendo financiado e qual é a real margem de lucro das empresas.

Iacovini lembrou que a população já venceu diversas batalhas na busca de um transporte público mais justo e adequado e que, em muitas ocasiões, a administração pública travou embates com grupos responsáveis pelo serviço.

“Nós vemos que a atuação de grupos criminais estava presente desde o início dos anos 2000 e muito provavelmente desde os anos 90 e 80. Isso já é um indício de que o fenômeno que vemos agora não é novo. Quem é especialista e acompanha o tema sabe que a máfia do transporte existe há muitas décadas aqui no Brasil e em São Paulo”, afirmou.

Para o urbanista, o sistema de remuneração do transporte público precisa ser totalmente revisto e repensado, não só em São Paulo, com o governo federal entrando na questão. Tem que entrar também nessa cotização dos sistemas de transporte.

“Temos que rumar em direção à tarifa zero, porque transporte público coletivo é essencial para mobilidade como direito humano. Se houvesse a tarifa zero, como vem sendo proposto pela população e reivindicado pela sociedade civil, minimizaria muito esse problema que vem sendo detectado: a atuação de grupos criminosos e remuneração excessiva do sistema para essas empresas”, finalizou Iacovini.

Fonte: EBC GERAL

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CIDADES

Deputados e prefeitos criticam proposta que eleva a contribuição previdenciária dos municípios

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Hoje está em vigor a alíquota de 8% em todas as cidades com até 156.216 habitantes

Parlamentares e prefeitos criticaram nesta terça-feira (16), durante comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1027/24, que prevê uma elevação gradual da contribuição previdenciária dos municípios.

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Manutenção da Redução Alíquota previdenciária patronal de 8% para municípios. Dep. Duarte Gonçalves Jr (REPUBLICANOS - MG); Dep. Gilson Daniel (PODE-ES)

Comissão Geral no Plenário da Câmara

Agência Câmara- “A proposta tem caráter temporário e não resolve problemas dos municípios”, criticou o deputado Gilson Daniel (Pode-ES), um dos sugeriram a comissão geral. “Não vamos aceitar recuos nas conquistas dos municípios”, avisou.

Hoje está em vigor uma desoneração na folha de pagamento das prefeituras, pela qual a alíquota foi reduzida de 20% para 8% em todas as cidades com até 156.216 habitantes. São quase 5,4 mil municípios, ou cerca de 96% do total.

“Nossa luta é para manter a desoneração, até com uma alíquota de 14%, e para isso ofereceremos alternativas concretas ao governo e ao Congresso”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Entenda o caso
A contribuição previdenciária dos municípios é alvo de embate entre o governo e o Congresso desde agosto de 2023, quando parlamentares decidiram baixar a alíquota sobre a folha de pagamento, até então em 20%, para os atuais 8%.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou barrar a redução, mas o Congresso derrubou o veto. Ele, então, editou medida provisória para voltar aos 20%, mas não teve sucesso. Pela Lei 14.784/23, os 8% estão previstos até o final de 2027.

Projeto do líder do governo
Na Câmara, tramita agora com urgência o PL 1027/24, dos líderes do Governo, deputado José Guimarães, e da Federação PT-PV-PCdoB, deputado Odair Cunha.

O texto propõe alíquotas reduzidas (de 14% em 2024, 16% em 2025 e 18% em 2026) para cidades com até 50 mil habitantes e receita líquida per capita de até R$ 3.895. A medida deverá favorecer 2,5 mil municípios, ou 45% do total.

“Como está, esse texto é um equívoco”, disse o secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Gilberto Perre. Segundo ele, técnicos negociavam alternativas. “É preciso respeitar os espaços de pactuação federativa”, alertou.

Negociação em curso
Durante a comissão geral, o deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE) afirmou que a versão dos dois líderes deverá ser alterada antes da votação em Plenário. A elevação da alíquota, se mantida, deverá ocorrer somente a partir de 2025.

Outro ponto ainda em negociação, explicou ele, é o percentual da contribuição previdenciária dos municípios. “O governo quer 20%, a CNM já falou em 14%, aqui dentro da Câmara alguns estão estimando 17%”, disse Benevides Filho.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein

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