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Cuiabá

Marcrean fala sobre liderança na Câmara e regularização fundiária

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O vereador Marcrean Santos, eleito no último pleito com 3.729 votos pelo Partido Progressista (PP), foi escolhido pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para liderar a bancada do Executivo na Câmara Municipal de Cuiabá pelos próximos dois anos. Nesta semana ele voltou a atender em seu gabinete pautado por lutas em prol da população mais carente.

No trabalho de liderança da situação ele explicou que vai tratar a todos os vereadores com igualdade sem dar privilégios em razão de apoio ou não ao prefeito. “É importante manter o respeito pela atuação parlamentar, pois cada voto tem o mesmo peso”.

Marcrean ressalta que vai trabalhar para que esta legislatura transcorra sem apresentar os problemas verificados no passado. Para ele o eleitor leva o vereador para o Parlamento na expectativa de ter seus anseios atendidos. Assim, “o vereador só tem um forma de atender a população: com trabalho. Ninguém é eleito para ficar sentado esperando o tempo passar. É preciso demonstrar na prática o compromisso que assumiu com o povo, apresentando e defendendo projetos de lei, fiscalizando a cidade e buscando atender às aspirações daqueles que, lá na ponta, aguardam por uma resposta, uma solução para suas demandas”.

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Trabalho prestado

O vereador Marcrean tem marcado seu trabalho como um dos grandes defensores das famílias que necessitam de espaço para morar. Neste começo de ano ele está comemorando o assentamento de várias famílias nas comunidades Silvanópolis, Paraisópolis, Dante de Oliveira e Serra Dourada. “São bairros que já está com ocupação consolidada. Famílias moram lá entre 10 a 20 anos, ali construíram suas casas, criaram filhos, investiram suas posses. Não pode de uma hora para outra perderem tudo o que fizeram”, justifica.

Para aqueles que criticam sua atuação, Marcrean afirma que não é a favor da prática da ocupação urbana, ele explica que não concorda que o poder público ou a iniciativa privada simplesmente ignorem o direito do cidadão permanecer em seu lar. “Quando o poder público ou o proprietário particular permite que as pessoas ocupem um terreno por cinco ou seis anos, sem reclamar, está claramente incentivando as famílias a investirem no local, construindo casas para atender seus familiares”. E arremata afirmando que “nesses casos entra o vereador Marcrean, não apoiando a invasão, mas defendendo os mais pobres da injustiça”.

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Secom-CBA | Etevaldo D’ Almeida

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Cuiabá

Ouvidoria monta posto de atendimento no Centro de Vacinação para facilitar recebimento de manifestações

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Davi Valle

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Visando facilitar o processo de recolhimento das manifestações da população, relacionadas à campanha municipal de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) montou um posto de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal. No local, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.   

O atendimento na estrutura itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 7h às 22h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou um escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão.

Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56, WhatsAPP (65) 9-9263-9779, e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br, e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453. O secretário de Governo, Luis Claudio, reforça que a gestão está atuando em parceria com outras entidades para garantir a transparência, controle e, principalmente, respeito ao cidadão.

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“Estamos facilitando o recebimento de denúncias, para que possamos apurar a veracidade do fato. Nada mais justo que esse procedimento tenha início pela Ouvidoria, que já se instalou no local e ainda mantém seus outros canais ativos. A população aguarda ansiosa pelo seu momento de se vacinar. Então, não vamos admitir que nenhum servidor burle o cronograma e, se assim o fizer, todas as providências serão tomadas”, afirma o secretário.

Em relação às denúncias de pessoas que, supostamente, estariam ‘furando fila’ no plano de imunização, a titular da Secretaria de Saúde, Ozenira Félix, afirmou em entrevista concedida na segunda-feira (25) que o trabalho é feito com total transparência e que, caso alguma irregularidade seja constatada, as sanções cabíveis serão aplicadas ao infrator. De acordo com a Pasta, até ontem, 4.134 pessoas foram vacinadas pela Prefeitura de Cuiabá. 

“Está muito bem definido no plano nacional que são trabalhadores da saúde, e isso envolve o recepcionista, o pessoal de limpeza, o médico, a enfermeira, enfim, todos são trabalhadores da saúde. Os trabalhadores que foram denunciados até agora, são porque não são profissionais de saúde com formação, mas sim trabalhadores na Saúde. Mas vamos apurar qualquer desvio e dar sanções em caso de irregularidade”, disse. 

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Cuiabá

Secretaria trabalha no fortalecimento do turismo da capital, diz Iracilda Botelho

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Diante do cenário de pandemia da COVID-19, a Secretaria de Turismo trabalha para fomentar o setor

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo, vem trabalhando para o fomento ao setor na capital e associa comodidade a prestação do serviço por meio da criação dos Centros de Atendimento ao Turista, batizados como CAT Móveis. 

Por Carolina Miranda – Duas vans equipadas com computador, internet, ar-condicionado e espaço para atender os turistas  serão disponibilizadas pela capital e comunidades próximas, podendo ser também um instrumento de captações de novas guias turísticos da região.

“Estamos elaborando uma agenda de circulação desses veículos, e em breve estaremos divulgando os locais onde eles estarão presentes. A proposta é a realização de visitas técnicas in loco para levantamento das necessidades e interesses dos moradores das localidades em participarem das capacitações”, disse a secretária municipal de Turismo”, Iracilda Dantas Botelho.

Além dos CAT Móveis Cuiabá, revitalizar os pontos de atendimento físico é outra ação importante para 2021. A ideia é reformar o Centro de Atendimento ao Turista da Praça Rachid Jaudy, no Centro da Capital e do Aeroporto em parceria com a cidade vizinha, Várzea Grande.

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Dentre as propostas previstas está também a revitalização do Museu do Rio, já em fase de execução. “Quando pronto, como forma de movimentar o turismo local, reiniciaremos as feiras gastronômicas e artesanais, bem como apresentações de shows regionais e peças teatrais”, acrescentou Iracilda.

Diante do cenário de pandemia da COVID-19, a Secretaria de Turismo trabalha para fomentar o setor, seguindo todas as recomendações de biossegurança, pensando sempre na saúde pública em primeiro lugar.

“Trabalhar com turismo é trabalhar com sonhos. Os serviços não vendem só produtos. Vendem expectativas, vendem experiências e por isso temos que pensar na renovação constante, tendo sempre uma nova perspectiva. Estamos focados em ações que possamos aproveitar o que já temos, de equipamentos públicos e também o que o povo cuiabano tem de melhor para oferecer, a nossa cultura que é muito rica. Temos muito a explorar e estamos colocando as ideias no papel para num futuro breve as colocarmos em prática”, concluiu Iracilda.

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