conecte-se conosco


CIDADES

Natal Feliz atraiu centenas de famílias no Ginásio Fiotão neste primeiro final de semana de eventos

Publicado

O ‘Natal Feliz’ já se confirma como atração turística para o Centro-Oeste do Brasil

Por Cláudia Joséh – Um domingo diferente no ‘Natal Feliz’. Pais, mães, filhos, sobrinhos, cunhados, amigos, todos reunidos no Natal em Família promovido pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, no Ginásio Fiotão, que nesta 5ª Edição entre grandes shows, espetáculos musicais, desfiles, concertos, ballet, teatro e música, serão mais de 80 apresentações, além do parque infantil. O cenário também conta com animais de pelúcia, renas de Natal, presépio e iluminação de led, gotas de luz, refletores, spots, estrobos e projetores que surpreenderam o público presente.

Quem prestigiou o evento, no Ginásio Fiotão, neste domingo pôde conferir a criatividade e as inovações que, anualmente, atraem milhares de pessoas e confirmam o ‘Natal Feliz’ como atração turística para o Centro-Oeste do Brasil.

“O ‘Natal Feliz’ representa o congraçamento de tudo de bom que a nossa cidade vem conquistando, pois hoje somos destaque em diversas áreas, o que nos confirma enquanto uma cidade modelo para o Brasil. A cada ano agregamos novas atrações e inovações, para que o nosso Natal continue sendo uma referência, atraindo visitantes e sendo motivo de orgulho para toda a nossa população”, sublinhou a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, acompanhada de seu esposo, senador da República, Jayme Veríssimo de Campos e seus netos.

A prefeita ressaltou sua alegria em participar a cada ano desse momento, que faz muita gente relembrar a infância e os momentos felizes. Observa que nesse momento é bom também relembrar as conquistas e vislumbrar dias melhores para o futuro de Várzea Grande. A prefeita prometeu redobrar os esforços para executar mais obras e investimentos que consolidem o crescimento do município. “Várzea Grande precisa e deve se desenvolver. Continuaremos trabalhando para trazer mais melhorias para o município. Neste mês estaremos inaugurando a Avenida Filinto Muller, toda duplicada do Shopping de Várzea Grande até a Rodovia dos Imigrantes e entregando mais espaços de lazer além de melhorias urbanas como 250 km de pavimentação asfáltica e tapa buracos. Mas isso é só o começo, pois Várzea Grande e a população merece muito mais”, pontua.

Leia mais:  AMM mobiliza gestores para o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidélis destacou a alegria que esse período traz para toda a humanidade. Quando um clima de fraternidade contagia e traz paz para muitos corações, todos se sentem felizes e esta é a proposta do ‘Natal Feliz’. Ele disse que é em dezembro que as pessoas também iniciam o planejamento para o ano vindouro e fazem uma reflexão sobre o ano. “Esperamos que em 2020, todos tenhamos um ano melhor e que nossa cidade possa continuar nesse caminho célere de desenvolvimento”, destaca.

A partir de agora toda a população pode conferir a casinha do Papai Noel, na biblioteca Farol do Saber, área externa do Ginásio Fiotão, levar cartinhas, tirar fotos e pedir presentes. O Papai Noel estará em sua casinha todas as noites – dos sábados e domingos – até o dia 22 de dezembro. Além dos shows e apresentações culturais e artísticas, foram oferecidos às crianças parque temático encantado com brinquedos gratuitos, dentre eles, carrossel, roda gigante, entre outros.

Do bairro Jardim Glória, a família Alves foi uma das diversas presentes no evento. “Adoramos as apresentações , decorações e as atividades para as crianças. Foi bem focada para o público infantil, gostamos bastante”, disse Ana Paula Alves, acompanhada do esposo, Aparecido da Silva Alves, da filha, Maria Eduarda e da irmã, Daniela Camargo. A família chegou no Ginásio Fiotão, às 17h, já foram conferir as decorações do local, levou as filhas para o parque temático infantil e para entregar a carta ao Papai Noel.

Leia mais:  AMM mobiliza gestores para o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos

A família França também ficou encantada com as atrações e a decoração. “Está sendo muito legal, sem palavras, as meninas gostaram bastante”, disse a mãe Maristela França, sobre as filhas, Ágata e Lara França, 7 anos.

Karine Almeida, seu esposo José Mário e a filha Nicoly Almeida, vieram do bairro Novo Mato Grosso para assistir a abertura do Natal. “Sempre ouvíamos falar da beleza do Natal de Várzea Grande e este ano viemos conferir de perto e estamos encantados, é tudo muito bonito, a decoração, brinquedos infantis e o trenzinho”, destacou ela.

Para Josefina Alencar, moradora do Jardim dos Estados, o evento promove ao município a integração e entretenimento das famílias. “Tudo é muito lindo e, além da abertura com apresentações das escolas, que é algo que atrai inúmeras pessoas, a decoração e a programação que segue, contribuem para valorizar nossa cidade, fazendo com que Várzea Grande ofereça um diferencial em comparação a outros municípios, sendo uma ótima opção para o turismo”, ressaltou Josefina.

Outro ponto destacado pelos presentes na abertura do Natal são os bons momentos que o evento oportuniza. “A cada ano, está mais bonito e nós viemos assistir em família, construindo lembranças especiais“, contou Diego Santos, que estava acompanhado de sua esposa Caroline Girioli e a filha, Maria Alice Santos. A família é residente do Bairro Pirinéu.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

Comentários Facebook

CIDADES

AMM mobiliza gestores para o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos

Publicado

por

 Nesta quarta-feira (25)  será realizado o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos, promovido pela Confederação Nacional de Municípios-CNM, em parceria com as entidades municipalistas estaduais, como a AMM. O evento ocorrerá por meio de plataforma on-line e é destinado aos prefeitos eleitos e reeleitos para o mandato 2021 a 2024. A reunião dos gestores da região Centro-Oeste será das 10h às 12h (horário de Brasília).

Da AMM – O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, está mobilizando os gestores para participarem do encontro. “Passada às eleições do último dia 15, as atenções agora precisam estar voltadas ao planejamento do mandato. O evento é uma oportunidade de dialogar sobre como será a atuação do movimento municipalista nacional nos próximos anos e os desafios que necessitam do engajamento de todos”, disse.

Para Fraga, a alta renovação resultante das eleições municipais torna essa discussão ainda mais urgente. “Os novos gestores encontrarão muitos desafios já no início do mandato. Ainda estamos em meio a uma crise sanitária, que continuará exigindo cuidados com a população e investimentos para a retomada das atividades”, lembrou o municipalista.

Leia mais:  AMM mobiliza gestores para o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos

De acordo com um levantamento realizado pela AMM, em 2021 serão 76 estreantes no cargo de prefeito em Mato Grosso. 54 prefeitos reeleitos e 10 ex-prefeitos serão assumirão os executivos municipais em janeiro de 2021.

Videoconferência – As conversas com os gestores serão divididas por grupos de Estados da mesma região e terão duração de duas horas. Na ocasião, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, vai mostrar a força do movimento municipalista e as transformações que podem ser alcançadas com a união de todos, seja em Brasília ou em seus municípios.

Os gestores poderão interagir enviando perguntas que serão respondidas pelo presidente da CNM e por sua equipe técnica. Após as reuniões, serão encaminhados materiais para apoiar a transição e os primeiros dias de mandato, bem como informações sobre como ter acesso a todos os benefícios exclusivos destinados aos municípios contribuintes com o movimento municipalista.

Foto: Divulgação

Presidente da CNM _ Glademiir Aroldi

Presidente da AMM _ Neurilan Fraga

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Lideranças municipalistas voltam a discutir uma ampla Reforma Tributária

Publicado

por

 O Conselho Político da CNM volta a se reunir por meio de videoconferência nesta terça feira (27), para tratar da reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. A reunião foi provocada pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, e contará com a participação dos representantes das entidades estaduais e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi.

Da AMM – Fraga ressalta que pela proposta mais de mil municípios terão perda nas suas receitas e muitos são de Mato Grosso. Entre os pontos citados na proposta, estão população e consumo “Em Mato Grosso, muitos municípios são grandes produtores porém com uma população muito pequena e como consequência disto, apresenta um número baixo de  consumidores. Vamos propor mudanças nos critérios para que os municípios não percam receita com a nova reforma tributária”, disse o presidente da AMM. A proposta do Governo Federal não atende as nossas reivindicações, pois sacrifica ainda mais as administrações municipais.

As lideranças do Movimento Municipalista destacam que o texto apresentado pelo governo vai na contramão do que é defendido pelos municípios. A reforma proposta não atende aos interesses dos municípios e o movimento está lutando para inverter a pirâmide e colocar os recursos, onde as pessoas moram, nos municípios.

Leia mais:  AMM mobiliza gestores para o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos

Na videoconferência, as propostas deverão ser amplamente debatidas entre as lideranças, visando a definição de um texto que não prejudique mais as finanças municipais, que já passam por grandes dificuldades. O movimento municipalista nacional já apresentou 19 emendas propondo melhorias aos textos da Reforma Tributária para garantir que não haja perdas aos entes.

Fraga que participou de várias reuniões em Brasília para tratar sobre o assunto com parlamentares e representantes do Governo Federal, frisa que os gestores municipais querem uma reforma ampla, que garanta segurança jurídica e simplifique o sistema tributário, possibilitando mais investimentos e geração de emprego e renda. “Esta luta é de grande interesse para os gestores, pois os municípios não podem perder a sua autonomia financeira”, ponderou.

A AMM debateu a Reforma Tributária, no passado, em um encontro de prefeitos de Mato Grosso, com a participação do autor da PEC 45/2019, deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), e do economista Bernard Appy, que realizou estudos que fundamentaram a elaboração da PEC.

Conforme a proposta da PEC 45, ficaria para os municípios 22% do total arrecadado, e sobre os impostos da PEC 110, os municípios ficariam com 21%. O movimento municipalista defende que haja um escalonamento de aumento dessa participação dos municípios no bolo tributário.

Leia mais:  AMM mobiliza gestores para o 1º Encontro de Prefeitos Eleitos

O movimento Municipalista defende alguns pontos prioritários como essenciais:
O Seguro receita, que reserva 25% da parte assegurada aos estados pelas perdas no ICMS para os municípios e distribuídos por meio do Valor Adicionado Fiscal. O compartilhamento do Imposto Seletivo, sendo  50% para os estados e municípios distribuídos pelos FPE e FPM. As mudanças nos critérios da cota parte do IBS, sendo 60% população, 5% igualitário entre os municípios de cada estado, e 35% de acordo com a Lei Estadual. O Comitê Gestor com paridade na representação dos entes federados. O limite para Alíquota Livres, estabelecer o compartilhamento do resultado da arrecadação do aumento de alíquota livre que exceder 10% a alíquota de referência.

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262