conecte-se conosco


SEGURANÇA

Polícia Civil participa de 2º Acampamento Regional de Projetos Mirins em Nova Lacerda

Publicado

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil, através do Programa De Cara Limpa Contra as Drogas, participou do 2º Acampamento Regional de Projetos Mirins, realizado entre os dias 15 a 17 de novembro, em Nova Lacerda (546 km a Leste de Cuiabá). O encontro, que reuniu mais de 300 crianças com idades, entre 10 a 16 anos, iniciou no dia 15, após o desfile da Proclamação da República.

O acampamento idealizado pela Guarda Mirim de Nova Lacerda tem o objetivo de reforçar a autoconfiança, disciplina, responsabilidade, superação, persistência através das características das profissões da área de segurança.

Durante o encontro, as crianças participam de instruções teóricas e práticas com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, os malefícios das drogas lícitas e ilícitas, nós e amarrações, meio ambiente, consumo racional de energia elétrica, hinos e canções, boas maneiras e conduta do cidadão, educação para o trânsito, entre outros temas.

 

Uma das atuações da Polícia Civil no evento aconteceu através do investigador lotado na Delegacia de Comodoro, Carlos Araújo, que ministrou a instrução sobre Educação ambiental para os 6 pelotões da Guarda Mirim e Bombeiros do Futuro, dos períodos matutino e vespertino.

Leia mais:  Dez são presos por embriaguez e 47 são multados por dirigir sob efeito de álcool

O tema abordado foi a “Água”, uma vez que a localidade, Cascata do Uirapurú possui o recurso natural em abundância. Durante a aula, foram abordados assunto como: uso da água, ciclo hidrológico, problemas relacionados a água, poluição dos corpos d’água, importância da mata ciliar, bem como foi falado sobre a fauna, flora,  hidrografia e relevo da Parque Uirapurú.

No final da instrução, foi confeccionado um filtro artesanal para água em caso de  emergência. “Conhecer sobre o tema é vital para preservar e manter os recursos hídricos para as próximas gerações”, disse o investigador.

 

O investigador, Farias, de Pontes e Lacerda ficou responsável por ministrar aos alunos, instruções de camuflagem e orientação e navegação na mata com emprego de bússola  Durante a atividade foram abordados temas como: importância da camuflagem, meios, objetivos e prática.

Com o segundo tema, os alunos aprenderam noções de navegação na mata, interpretação do terreno e uso de bússola, posterior prática com uma pista de orientação e navegação.

Entre as outras atividades realizadas estavam instrução om o Canil da Gefron, tirolesa com o Corpo de Bombeiros, instrução com a professora, Ana Colle, do IFMT sobre animais peçonhentos. Instrução com a Defesa Civil, palestra preventiva ao uso de drogas com Polícia Militar de Porto Esperidião.

Leia mais:  Autor de latrocínio que vitimou idoso na Paraíba tem prisão cumprida em MT
 

No último dia de acampamento, foi realizada confraternização com churrasco e conclusão das atividades na praça central do município com autoridades presentes e entrega de lembrança aos participantes.

Participaram do evento, alunos do Bombeiros do Futuro e das Guardas Mirins de Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Campos de Júlio.

O evento contou com a atuação das instituições, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Bombeiro Militar, Defesa Civil, e Instituto Federal de Educação, além do apoio da Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Nova Lacerda.

 

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook

SEGURANÇA

Polícia Civil prende jovem e apreende adolescente por atuação com tráfico em Rondonópolis

Publicado

por

Assessoria | PJC-MT

Um jovem foi preso e um menor apreendido pela Polícia Judiciária Civil, na manhã desta sexta-feira (06.12), no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), por envolvimento com o comércio de drogas na região.

A ação deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) resultou também na apreensão de mais de 4 quilos de maconha, além de uma arma de fogo (revolver de calibre 22) com numeração suprimida.

Lorran Freitas Vieira, 20, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e por porte, posse, aquisição, transporte ou fornecimento de arma de fogo com identificação adulterada.

Já o adolescente L.P. de 17 anos responderá ato infracional análogo ao crime de porte, posse, aquisição, transporte ou fornecimento de arma de fogo com identificação adulterada.

Os suspeitos eram investigados há alguns meses por atuar com a venda de drogas na região do bairro Cidade de Deus. Conforme apurado, os suspeitos usavam aplicativo  WhatsApp para comercializar o entorpecente.

Leia mais:  Polícia Civil prende suspeito de roubo a sítio que levou família como refém  

Durante trabalho de monitoramento, os investigadores conseguiram abordar os investigados na manhã de sexta-feira (06), em uma casa no bairro Sagrada Família. Na ocasião, acontecia intensa movimentação de pessoas, porém algumas conseguiram fugir no momento da chegada dos policiais.

Em poder dos suspeitos, foram encontrados quatro tijolos de maconha, além de diversos pedaços da mesma substância e outra porção de pasta base de cocaína. Questionado, o menor L.P. revelou que tinha em casa uma arma de fogo, proveniente de um furto praticado em um sítio na zona rural do município.

O adolescente também contou que estava planejando um roubo de veículo em Rondonópolis e em seguida outro assalto a uma fazenda nas proximidades da cidade de Pedre Preta.

Diante dos fatos, Lorran Freitas Vieira e o infrator foram conduzidos à Derf de Rondonópolis, onde foi lavrado o flagrante. O preso foi apresentado para audiência de custódia ficando à disposição da Justiça e o menor responderá pelo ato infracional em liberdade.

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

SEGURANÇA

Ponto de venda de droga é fechado e homem preso no bairro Dom Aquino

Publicado

por

Assessoria/PJC-MT

Trabalho investigativo da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), desarticulou mais um ponto de venda de droga e prendeu uma pessoa em Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (06.12).

A ação foi realizada para cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar, e resultou na prisão em flagrante de Ronilson Graminho Pinto, 26, pelo crime de tráfico de drogas.

Na residência do suspeito, no bairro Dom Aquino, foram apreendidas porções de maconha, de ácido bórico, uma motocicleta, além de diversos apetrechos utilizados para preparar e comercializar entorpecentes.

O endereço de Ronilson foi identificado durante diligências rotineiras para mapear ponto de tráfico de entorpecentes. Com base nos indícios colhidos pela equipe da DRE, a Polícia Civil representou pelo mandado de busca e apreensão, decretado pela Justiça.

De posse da ordem judicial, os policiais civis foram até a residência investigada. No local, um morador que fazia uso de tornozeleira eletrônica tentou fugir. Contido, o mesmo assumiu os fatos e indicou o lugar onde a droga estava.

Leia mais:  Polícia Civil prende três pessoas por participação em roubo a residência de VG

Na casa foram apreendidas duas porções médias, sendo uma de pasta base de cocaína e outra de ácido bórico, além de outros objetos usados para a venda de drogas.

Ronilson Graminho Pinto foi encaminhado para DRE junto com os materiais apreendidos, interrogado e autuado por tráfico de drogas.

Ele foi apresentado para audiência de custódia ficando à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262