conecte-se conosco


CIDADES

Praça do Santa Isabel revitalizada estimula convivência das famílias e proporciona mais qualidade de vida

Publicado


28/01/2020    30

Os moradores do bairro Santa Isabel e bairros adjacentes estão utilizando a nova praça reconstruída pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Inaugurada há pouco mais de um mês, a praça denominada “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” conquistou famílias inteiras por apresentar espaço de convivência para diversos públicos: idosos, adultos, jovens e crianças.

“O espaço é perfeito para trazer as crianças que adoram brincar no playground infantil. Minha filha adora os balanços e o escorregador. Também me sinto segura no ambiente, pois somente famílias passaram a frequentar o espaço após a reforma. À noite sempre lota, e as crianças passam a ter mais tempo para brincar, principalmente aos finais de semana”, disse a dona de casa Marcela Marques de Almeida Souza, 38 anos, mãe da pequena Karen Marques de 07 anos.

As amigas Josiane Conceição de Arruda e Rafaela de Souza, ambas com 13 anos, alunas da 8ª série, moram no bairro vizinho Jardim Itororó, mas sempre que é possível fazem caminhada e aproveitam para passar o final de tarde tomando sorvete ou açaí na praça, além de caminhar e encontrar amigos. “Adoramos esse espaço, é um lugar para passar o tempo, encontrar colegas e fazer novos amigos”, disse Josiane.

A aposentada Francisca Meira Vieira, que mora em frente a praça, aprovou e elogiou a transformação pela qual o local passou. “Ficou uma maravilha, um espaço muito bonito pra gente sentar, conversar, ver os netos brincarem. A iluminação fixou ótima, porque à noite ficava perigoso, era escuro e agora está bem claro”, comentou ela.

Para Cleberson Oliveira de 42 anos, e, o filho Miguel Oliveira, 12 anos, a praça “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” está sendo uma oportunidade para deixar o vídeo game de lado. “Utilizamos a quadra. Usamos os aparelhos de ginástica. Além de socializar com outros jovens do bairro. Antes era só o vídeo game no final da tarde”, disse o pai.

Leia mais:  Parcerias permitem ampliação de ações educacionais na Rede de Ensino de Várzea Grande

Já Paula Virgínia Buena, 32 anos, mãe da pequena Rebeca de 05 anos, lamenta que não pode vir todos os dias pois trabalha à noite. “Venho somente nas minhas folgas e minha filha adora a amarelinha e o túnel de brinquedo. Eu gosto de vir para me distrair enquanto ela brinca. Se pudesse viria todos os dias é muito bom”.

Airy Cristina de 36 anos, confessou que esta foi a primeira vez que teve tempo de visitar a praça depois da reformada. “Vim acompanhando meu filho Ryan de 10 anos e a madrinha dele, Maria Aparecida. Na correria do dia a dia nem sempre paramos para aproveitar. Mas gostei bastante do espaço. A prefeitura está de parabéns, agora vou me programar para vir todos os dias, e passar um tempo ao ar livre, e meu filho fora da televisão”, declarou.

Moradora do bairro Santa Isabel, há apenas 04 meses, Janaína Ferreira, 41 anos, afirmou que está adorando o bairro e um dos motivos é a nova praça de lazer. “Achei maravilhosa. Desde que inaugurou, todos os dias quando saio do trabalho venho direto pra cá utilizar os aparelhos de educação física. É uma academia ao ar livre, bem legal. Acho que até o comércio melhorou. Estou pensando em fixar residência aqui no bairro”.

Janaína Ferreira também destacou que seu filho Ronald Luiz Lana, 10 anos, também adora o espaço e ela como mãe se sente segura com o espaço que tem limpeza, policiamento, iluminação, e é frequentado por muitas famílias.

O adolescente Werik Reis da Silva, 18 anos, destacou que o espaço que mais gosta na nova praça é a quadra poliesportiva. “Eu já frequentava aqui antes da reforma, e agora ficou ótimo. Tem piso novo, alambrado, tabela e cesta de basquete, traves e rede para gol, rede de vôlei. Muitas vezes os jovens que vêm aqui para jogar nem se conhecem e acabamos fazendo novas amizades. Também podemos praticar vários esportes, têm dias para jogar modalidades diferentes como vôlei, futebol e basquete. Basta começar a frequentar a praça para saber dos horários”.

Leia mais:  Prefeitura informa o que abre e fecha nesse período do Carnaval

Localizada entre as avenidas Ari Leite de Campos e Aurélia Almeida, a praça se constitui em um espaço de lazer e de integração dos moradores do bairro Asa Bela que contam com o ‘Espaço FIT 5 VG’, playground infantil, área para realização de eventos e feira livre, quadra poliesportiva, passeio público, bancos, lixeiras, paisagismo e boa iluminação.

Conforme informações dos moradores, embora a área tenha sido reservada para construção de uma praça, o local nunca havia recebido infraestrutura adequada. “É uma bênção este espaço, está limpa essa área. Com a praça, onde todos podem se sentar de dia à sombra e à noite conversar com os vizinhos e os amigos, é maravilhoso. Para o comércio valoriza bastante a área também. A iluminação está ótima. Como meu comércio fica em frente à praça sou uma vigilante desse patrimônio”, disse a comerciante Olga Guelies de 52 anos, e moradora há 15 anos do bairro Santa Isabel.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, revela que a implantação de novos espaços de lazer e esporte para a população, principalmente crianças e jovens, visa estimular a convivência das pessoas, da vizinhança. “A praça por si só já é um equipamento que atrai as pessoas. É um espaço para integração e convivência das famílias, por isso a Prefeitura está fazendo as melhorias, criando mais uma opção de lazer. Ficamos felizes que a população aprovou”, disse.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Comentários Facebook

CIDADES

Várzea Grande aplicou mais de 13 mil doses de vacinas em fevereiro

Publicado

por

Cidade descartou o dia “D” por não ter o mesmo comprovado eficiência mas definiu estratégias para atingir a cobertura vacinal necessária para imunizar a população

Várzea Grande aplicou mais de 13 mil doses de vacinas em fevereiro deste ano, sendo que deste total mais de 2 mil são da Tríplice Viral que imuniza para o sarampo. Somente entre os dias 17 a 21 de fevereiro, após o Dia ‘D’ não realizado em Várzea Grande foram mais de 7 mil vacinas, sendo 1.508 da tríplice viral, segundo relatório emitido pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso. 

Os números demonstram a eficiência do planejamento executado pela Secretaria Municipal de Saúde que preferiu descartar a realização do Dia ‘D’ ocorrido no sábado, 15 de fevereiro.

“Nos dois dias ‘D’ realizados no ano passado, os resultados comprovaram que o mesmo era ineficiente, ou seja, as metas estabelecidas não eram cumpridas”, disse o secretário Diógenes Marcondes apontando que mesmo assim, se necessário para atender a demanda, pode ser que Várzea Grande realize o Dia ‘D’ no final do mês de março, pois a campanha no município vai além da data estabelecida pelo Ministério da Saúde que é 13 de março.

O titular da pasta da Saúde apontou que o planejamento que está em execução prevê outras firmes atuações como horário estendido nas unidades de saúde, oferta de vacinas através de unidades móveis nos bairros aonde não existem unidades de saúde indo diretamente nas casas ou em locais previamente definidos e o alinhamento com as Secretarias Municipais de Educação e de Promoção Social, a primeira para a exigência dos pais de alunos apresentarem o cartão de vacinação completo e atualizado e a segunda com as milhares de pessoas que constantemente participam de projetos sociais e que deverão apresentar também o cartão de vacinação.

Leia mais:  Procon Municipal orienta consumidores neste período de carnaval

Diógenes Marcondes frisou ainda existir divergência entre os números apresentados pelo Ministério da Saúde e os apresentados por Várzea Grande. “Temos certeza de que não foram contabilizadas todas as vacinas aplicadas, pois os relatórios não batem. Mesmo assim encontramos dificuldades em conscientizar as pessoas da importância da vacinação, pois muitos desconsideram a importância dela na imunização, na prevenção das doenças, o que acaba por potencializar doenças como o sarampo que levou um paciente ao óbito no Estado do Rio de Janeiro neste ano”, disse o titular da Saúde em Várzea Grande.

Diógenes Marcondes apontou ainda que em 2019 foram realizados em Várzea Grande dois Dias ‘D’, um em 23 de novembro em 19 unidades de saúde que movimentaram 80 servidores municipais, 50 veículos e custos adicionais e que aplicou apenas 1.231 vacinas, sendo 419 de sarampo.

“Como este dia ‘D’ se demonstrou ineficaz, no dia 30 de novembro, realizamos novo Dia ‘D’, desta vez nas 19 unidades e obtivemos um índice de vacinação de 3.079 doses aplicadas sendo 1.174 de sarampo. Como muitos destes casos são mais de uma vacina por pessoa, seja ela criança, jovem ou adulto, se percebe que movimentar toda uma estrutura não se demonstrou eficiente”, disparou Diógenes Marcondes.

Leia mais:  Prefeitura apresenta documentos que comprovam origem pública de área em que Hospital Veterinário será construído

“Do dia 17 ao dia 20 de fevereiro de 2020 fizemos um total 7.275 doses aplicadas, sendo 1.508 de doses de sarampo ou tríplice viral, funcionando apenas em horário normal, o que comprova maior eficiência, menos custo e racionalizando a utilização das estruturas públicas de saúde para outros atendimentos”, explicou o titular da pasta em Várzea Grande.

Diógenes Marcondes voltou a reafirmar que se necessário e as metas não forem atingidas, pode levar Várzea Grande a realizar o Dia ‘D’ no final de março e uma nova rodada nos meses finais de 2020. “Se necessário podemos até realizar o Dia ‘D’, mas ainda preferimos intensificar as ações de ir ao encontro da população e cobrar cartões de vacinação de alunos e pais de alunos que somam mais de 150 mil pessoas, fora aqueles que participam de projetos sociais para atingirmos as metas estabelecidas para vacinação”, explica.

Ele ponderou ainda que mantém contato direto com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso, na pessoa do secretário Gilberto Gomes e também com o Ministério da Saúde para que o abastecimento regular de vacina seja mantido. “Hoje temos disponibilidade que atende as nossas demandas, mas no ano passado tivemos falta de vacinas, e como essa é uma competência do Governo Federal que repassa aos Estados e estes aos Municípios estamos sempre em contato direto para que a oferta de vacinas seja constante”, explicou o titular da Saúde em Várzea Grande.

Veja em anexo dados do monitoramento sobre doses aplicadas.

Da Secom/VG

Anexos:

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Programa Siminina oferta 179 vagas e prioridade será atender filhas de mães solteiras

Publicado

por

Iniciativa já é um indicação da Secretaria Municipal da Mulher que deve entrar em atividade já no próximo mês

 O Programa Siminina – da Prefeitura de Cuiabá – está com as inscrições abertas para a temporada 2020 e a novidade para este ano é a prioridade na oferta de vagas destinadas às mães solteiras. “Estamos pensando em ações em prol da mulher para o mês de março e em conversa com o secretário de Assistência Social decidimos priorizar essas vagas para mães solteiras que precisam trabalhar para garantir o sustento familiar e, muitas vezes, não têm onde deixar seus filhos no contra turno da escola”, explica a primeira-dama Márcia Pinheiro. 

Por RUAN CUNHA – No total, são  ofertadas 179 vagas remanescentes para 13 unidades, de um total de  17 existentes atualmente. Ainda neste ano, a capital irá ganhar reforços com ampliação das ações com a instalação de mais dois ambientes para atendimentos, nos bairros Bela Vista e Capão da Gama, que irá abarcar o atendimento em mais sete bairros da região como o Cohab Nova, Cidade Alta, Verdão, Coophamil, Porto, Jardim Independência e Jardim Primavera.  Essa será a terceira unidade entregue pela atual administração, sendo duas no Distrito do Sucuri e uma no bairro Santa Izabel,  que foi construída e anexada com a antiga unidade do Jardim Araçá para comportar maior número de meninas.

“Serão mais 120 vagas em relação ao ano anterior e, este ano, ainda pretendemos ampliar mais ainda o número de vagas com a entrega de pelo menos mais duas unidades. As inscrições da nova unidade podem ser feitas na própria unidade e são 60 vagas no período matutino e 60 para o vespertino”, disse a coordenadora do programa, Dalma Beatriz.

Leia mais:  Feriadão tem Carnaval da Gente 2020, rock, exposições e teatro

Atenção Redobrada

A solicitação quanto à prioridade para o atendimento atende indicação da Secretaria Municipal da Mulher que deve entrar em atividade já no próximo mês, o qual, coincidentemente se comemora o Dia Internacional da Mulher. A Secretaria foi criada por meio da minirreforma administrativa implementada na gestão Emanuel Pinheiro e terá o nome do titular divulgado ainda na primeira quinzena do mês de março.

Ações:

A Prefeitura de Cuiabá promove o maior conjunto de ações da história dos 25 anos do programa com uma nova roupagem e repleto de conteúdos educativos como reforço escolar, inglês, judô, fanfarra, entre outros. Além das atividades, o Siminina oferece o acompanhamento psicológico, oftalmológico e odontológico.

Inscrições:

(NOVA) Unidade Capão Gama – 120 vagas

Endereço: Rua H, esquina com Rua G

Telefone: (65) 9.9982-5504

(NOVA) Unidade Bela Vista – 01 vagas

Associação de Moradores

Endereço: Av. Oatomos Canavarros S/nº

Telefone: (65) 9.9982-5504

Unidade Santa Izabel – 03 vagas

Centro Comunitário Renascer

Endereço: Rua Princesa Isabel, s/n°, Bairro Renascer

Telefone: 9 9325-5141

Unidade 1ª de Março – 05 vagas

Igreja Católica São José

Endereço: Av. Soares De Andrade, s/n°, Bairro 1º de Março

Telefone: 9 9327- 4237

Leia mais:  Prefeitura apresenta documentos que comprovam origem pública de área em que Hospital Veterinário será construído

Unidade Alto do Boa Vista – 04 vagas

Comunidade Nossa Senhora da Penha

Endereço: Rua Lisboa, nº 11, Bairro Altos Da Boa Vista

Telefone: 9 9338-0899

Unidade Dr. Fábio – 08 vagas

Cras Doutor Fábio

Endereço: Rua Várzea Grande, n° 437, Bairro Dr. Fábio I

Telefone: 9 9323-7073

Unidade Getúlio Vargas – 04 vagas

Cras  Getúlio Vargas

Endereço: Rua  S, s/n° – Esquina com a Av. Principal, Bairro Getúlio Vargas

Telefone: 9337-9762

Unidade Jardim Fortaleza– 01 vagas

Endereço: Rua F6,  Quadra 14, Lote 28, Bairro Jardim Fortaleza

Telefone: 9 9337-7487

Unidade Jardim Fortaleza– 14 vagas

Associação de Moradores do Jardim Leblon

Endereço: Rua Principal, s/n°,  Bairro Jardim Leblon

Telefone: 9 9325-0445

Unidade Jardim Vitória – 01 vaga

Associação das Mulheres do Jardim Vitória

Endereço: Rua Cinco, n° 122, Quadra 09, Bairro Jardim Vitória

Telefone: 9 9337-9903

Unidade Pedra 90 – 01 vaga

Cras Pedra 90

Endereço: Av. Principal, s/n°, Bairro Pedra 90

Telefone: 9 9337-6358

Unidade Renascer – 04 vagas

Centro Comunitário Renascer

Endereço: Rua Princesa Isabel, s/n°, Bairro Renascer

Telefone: 9 9325-5141

Unidade Sucuri – 04 vagas

Centro Comunitário Sucuri

Endereço: Estrada Velha da Guia, Km 10, distrito do Sucuri

Telefone: 9 9980-2253

Unidade Tijucal – 03 vagas

Cras Tijucal

Endereço: Av. Espigão, s/n°, Bairro Tijucal

Telefone: 9 9337-9887

Unidade Três Barras – 06 vagas

Endereço: Rua: Treze, s/n, Bairro Três Barras

Telefone: 9 9337-7679

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262