conecte-se conosco


CIDADES

Precariedade de Escola Estadual em Leverger vira destaque nacional

Publicado

Pilatos pantaneiro lavou as mãos  

Lauro Nazário – Mesmo o município de Santo Antônio de Leverger possuindo representante no staff do governo do estado, a Escola Estadual Marechal Rondon foi destaque em um programa jornalístico em rede nacional, na última quarta-feira, dia 15.08.2019, devido a sua precariedade.

Que o setor da educação no estado de Mato Grosso não vai bem, todos sabem, já que nos últimos 75 dias, os profissionais estiveram em greve, reivindicando seus direitos por Lei.

“A Escola Estadual Marechal Candido Rondon era tradicional em Leverger

Além do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), os profissionais também reivindicavam melhorias no trabalho, as condições que foram mostradas na Escola Estadual Marechal Rondon, deixaram bem claro, quais são as reais necessidades dos profissionais da educação.

A população utilizou das redes sociais para cobrar ações por parte do poder público, repudiando a atual situação da escola estadual.

“Estudantes vivem esperando por um milagre de Santo Antônio para concluírem os estudos na rede estadual de ensino”

Foto por Leverger News

Foto por Leverger News

Hoje, Santo Antônio de Leverger tem um representante dentro do estado, o secretário de cultura, esporte e lazer, o deputado estadual Allan Kardec (PDT), é de família tradicional santo-antoniense, mas ainda não mostrou trabalho para sua região.

Leia mais:  Prefeito homenageará servidores municipais que se aposentaram em 2018

“Como pode? Antes de ser deputado estadual, de ser secretário, ele é professor concursado do estado de Mato Grosso, não é uma pessoa leiga, Allan Kardec sabe das necessidades dos profissionais da educação, mas parece que ao vestir o paletó, o pó de giz das suas mãos foi tirado, que nem as lembranças ficaram”, disse um profissional da educação, que leciona em Leverger, e foi eleitor do deputado Allan Kardec, que pediu para não ser identificado.

“Pelo que tudo indica, a história de que Santo de Casa não faz milagres é verdadeira”

Para boa parte do povo de Leverger, após mais de sete meses no cargo de secretário, a postura caracterizada de omissa, do deputado e secretário Allan Kardec é vista como uma das piores decepções da história política do município, já que até o momento, o tido como secretário de cultura, não moveu, ou não anunciou que fez nenhuma ação, seja ela, na educação, cultura ou esporte e lazer de Santo Antônio de Leverger.

Leia mais:  Obra do Real Parque chega a 90% de execução e entra na reta final

“Nem com o padroeiro da cidade Allan se importou, não vai com estudantes ele vai ligar”, disse um morador da cidade, indignado com a falta de prestígio do secretário Allan, com as comemorações culturais de Leverger.

Enquanto isso, a cultura de educar centenas de estudantes, hoje na sua maioria são profissionais, que muitos atuam em Leverger, vai virando história que morre na sobra do esquecimento, já que nem a Secretaria Estadual de Cultura demonstra interesse em preservar.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso foi procurado para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria não foi localizado.

Comentários Facebook

CIDADES

SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro entrega reforma e ampliação da EMEB Floriano Bocheneki

Publicado

por

Jorge Pinho

O prefeito Emanuel Pinheiro entrega nesta segunda-feira (9), às 19h, as obras de reforma geral com ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Floriano Bocheneki, localizada no bairro Parque Atalaia. Esta é a 10ª obra – entre reforma geral, reconstrução e construção – a ser entregue este ano pela gestão municipal, na área da Educação.

Inaugurada em 1987, a unidade atende 390 alunos, da pré-escola I e II até o 6º Ano do Ensino Fundamental.

As obras tiveram início em abril deste ano e foram executadas 100% com recursos do município, representando um investimento de R$ 2.359.742,98. A unidade teve ampliada a sua cozinha, ganhou novos refeitório, banheiro para funcionários e muro, além de um novo sistema de esgotamento sanitário e drenagem, pintura, sistema lógico e de proteção e combate a incêndio e pânico, acessibilidade, paisagismo e revitalização da quadra poliesportiva que recebeu pintura nova e a troca de tela.

Os ambientes administrativo e pedagógico ganharam 16 novos aparelhos de ar condicionado do programa Climatizar é Humanizar, e as oito salas de aula quadros de vidro. Toda a unidade foi reequipada com novos móveis, equipamentos para a cozinha, material pedagógico e playground.

Leia mais:  Exposição artesanal e apresentações artísticas encerram o semestre de projetos sociais que reuniu mais de 3 mil participantes no Fiotão

Todos os ambientes da unidade foram reorganizados entre eles a biblioteca e as salas de Informática, Multifuncional e de Apoio. A unidade ganhou também um novo estacionamento, despensa para secos e refrigerados.

SERVIÇO

Entrega da reforma geral e ampliação da EMEB Floriano Bocheneki

Data: 09/12

Hora: 19h

Local: Rua SD, Quadra 62, nº 438, bairro Parque Atalaia

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Escola Transparente vira case de sucesso e inspira município da Bahia

Publicado

por

Davi Valle

Uma das ferramentas de sucesso adotadas pela Prefeitura de Cuiabá no fortalecimento das politicas públicas de controle social tornou-se referência para a Prefeitura de Vitória da Conquista. Nesta semana, a Controladoria Geral do Município (CGM) recebeu a notícia de que a Secretaria da Transparência e do Controle do município baiano implantará na administração o projeto Selo Escola Transparente.  

O interesse de Vitória da Conquista na ação desenvolvida na Capital mato-grossense surgiu em setembro deste ano, em um curso sobre as praticas da Lei de Acesso à Informação (LAI), realizado em Salvador. Na ocasião, representantes da CGM puderam trocar experiências com outras prefeituras e apresentar os principais projetos em andamento. Entre as ações expostas, o Escola Transparente rendeu elogios a Cuiabá e inspirou os conquistenses. 

“A partir da nossa intenção permanente de implementar boas práticas de transparência pública é que conhecemos o Selo Escola Transparente de Cuiabá. Após a apresentação do projeto, reunimos a equipe, estudamos o decreto e a regulamentação, e observamos que era viável colocar em prática. O prefeito Herzem Gusmão, de imediato,  apoiou a ideia e assinou o decreto normalizando o selo”, explica o secretário de Transparência e do Controle de Vitória da Conquista, Diêgo Gomes Rocha. 

Leia mais:  “O problema é que recebemos para atender Cuiabá, mas acolhemos Mato Grosso inteiro”, diz secretário sobre Hospital Geral

O projeto cuiabano condecora escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que, dentro do prazo estabelecido, publicam suas prestações de contas no Portal da Transparência. Neste ano, 122 unidades foram certificadas com o Selo Escola Transparente. Além disso, nesta edição, aquelas que atenderam os critérios e também o prazo do Fundo Único Municipal de Educação (Funed) concorreram a 10 impressoras multifuncionais.

“Ficamos horados em ver que aquilo de realizamos aqui é observado e serve de exemplo para outros órgãos. Essa é mais uma ferramenta extremamente eficaz na garantia do controle dos investimentos voltados para a educação. Por meio dela, as informações são distribuídas de forma mais organizada e todos podem fazer o papel de fiscalizador”, comenta o controlador-geral de Cuiabá, Carlos Roberto da Costa. 

Em Vitória da Conquista, a previsão é de que a iniciativa já passe a funcionar a partir do próximo ano. “A implantação deve sempre iniciar pela etapa de capacitação. Esse é um modelo que adotamos em Cuiabá e tem dado certo. Não adianta disponibilizarmos a ferramenta, se não houver prática para manuseá-la. Por isso, periodicamente, oferecermos treinamentos sobre o lançamento das informações no Portal Transparência”, pontua a coordenadora de Transparência Ativa da CGM, Joilce Acosta. 

Leia mais:  Espetáculo gratuito revive momentos marcantes da história de Cuiabá

COMO ACESSAR?

A prestação de conta é uma importante medida da Administração Pública, fortalecida pelos pilares dos controles interno (Prefeitura), externo (Legislativo e Tribunal de Contas) e social (cidadão). Para ter acesso às informações de cada uma das unidades de educação, o munícipe deve acessar o site da Prefeitura de Cuiabá e entrar no Portal Transparência.

Após esta primeira etapa, dentro do novo menu que se abrirá, basta clicar no ícone “Controle Social”, escolher a opção “Escola Transparente” e, logo na sequência, as abas de “Prestação de Contas”, “Gestão Pedagógica”, e “Conselho Deliberativo da Unidade Educacional (CDUE)” estarão disponíveis para consulta.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262