conecte-se conosco


CIDADES

Lucimar Campos mantém ritmo acelerado na fiscalização de obras e serviços

Publicado

 

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, encerrou a primeira quinzena de 2020, realizando uma série de visitas técnicas às obras em plena execução na cidade, como os novos canteiros da parte central da Avenida Filinto Müller, a praça Aquibaban, a pavimentação dos bairros Mappin, Parque Mangabeiras e Jardim Esmeralda e ainda retornou à praça Ederson Nobre de Amorim – Pitico”, localizada no bairro Santa Isabel, revitalizada e entregue à população local há pouco mais de um mês. O objetivo das vistorias é acompanhar de perto o cronograma dos trabalhos, a qualidade dos projetos e no caso da praça do Santa Isabel, a receptividade do novo espaço por parte dos moradores.

Acompanhada de assessores técnicos, como arquitetos e engenheiros, entre eles o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes, a prefeita cobrou qualidade e ao mesmo tempo a otimização dos insumos utilizados. “Podemos sim aplicar bem os recursos públicos. Podemos fazer projetos bonitos e com materiais de qualidade e bastante vida útil. Baste saber fazer e fazer com zelo e capricho”, destacou a gestora municipal.

Durante a visita aos canteiros da Avenida Filinto Müller, a prefeita lembrou que além de priorizar obras em áreas essenciais, como infraestrutura, saúde, educação segurança e abastecimento de água e tratamento de esgoto, há também uma força tarefa que se dedica a ampliar, melhorar e criar espaços para o lazer e entretenimento das famílias várzea-grandenses. “O lazer, a diversão, são tão essenciais quanto asfalto e atendimento em saúde. No final de semana as famílias precisam ter opção de entretenimento gratuita o mais próxima de sua casa e pensar em uma Várzea Grande melhor, mais moderna e mais desenvolvida engloba criar condições para atrair novas empresas e investimentos para gerar empregos e melhorar a nossa arrecadação, reverter essa arrecadação em benefício da população e entre as obras e projetos, levar ações que promovam o lazer das famílias”.

Leia mais:  Educação convoca quase que a totalidade das vagas ofertadas em concurso e seletivo

Entre 2019 e 2020, por exemplo, a prefeitura por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, estará investindo cerca de R$ 2 milhões na recuperação de mais espaços públicos da cidade. A ação vai recuperar somente nesse ano outras 12 praças que passarão por reestruturação, ampliação e revitalização. Neste primeiro semestre as praças dos bairros Jardim de Estados, Costa Verde, Cohab Cristo Rei, Áurea Braz (Cristo Rei), Dom Orlando Chaves, Parque do Lago, Aquidaban serão as primeiras a serem entregues. “Nosso planejamento incorpora ainda espaços nos bairros Asa bela, Água Limpa e a Praça da Rotatória, Jardim Glória e Centro – Todimo.  A Nossa intenção é revitalizar o máximo de praças da cidade. Elas também estão sendo transformadas em espaços fitness, para prática de exercícios físicos. O objetivo é ofertar mais lazer de forma gratuita e incentivar a prática esportiva”.

A praça Aquidaban está sendo 100% revitalizada e reformada. Vai receber um novo posto da Guarda Municipal, reurbanização do calçamento, nova iluminação, paisagismo, terá espaço para eventos, estacionamento, estação de ginástica e playground.

Leia mais:  Cursos do Qualifica Cuiabá 300 contribuem com a reabilitação dos participantes

Do outro lado da cidade, na região do Mappin, a prefeita percorreu ruas do bairro que foram recentemente pavimentadas, bem como dos vizinhos Jardim Esmeralda e Parque Mangabeiras. O pavimento está concluído em todos os trechos, restando em alguns pontos a fixação de sarjetas e meio fio.

Essas obras fazem parte do maior programa de asfaltamento de vias públicas já realizado pelo poder público municipal. Graças ao financiamento de R$ 150 milhões oriundos dos agentes financeiros Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de contrapartida do Tesouro Municipal, o programa de pavimentação é uma realidade que já modifica positivamente a qualidade de vida e a rotina de milhares de pessoas. Até o final desse ano serão 150 km de asfalto novo em bairros da cidade e outros 70 km de recapeamento.

“Asfalto novo significa qualidade de vida, pois são ruas que antes eram de terra e agora estão asfaltadas. E, essas obras incluem drenagem, construção de galerias pluviais, colocação de meio fio, guias e sarjetas, por fim a pavimentação. Essa infraestrutura vai garantir que as águas das chuvas serão escoadas de forma correta, evitando transtornos aos motoristas e maior durabilidade ao pavimento, além de novo visual, limpeza e valorização de toda a cidade”, destaca a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Por: Marianna Peres

 

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande

Comentários Facebook

CIDADES

História dos carnavais de Cuiabá é contada em exposição fotográfica no MISC

Publicado


Tempos de desfile na Getúlio Vargas, de carnavais de marchinha, de blocos que se espremiam entre as paredes de casarões no Centro Histórico. Tempos de Jejé e de Liu Arruda e tantos outras personalidades da cultura cuiabana. Estes momentos podem ser revividos na exposição “Carnavais dos Carnavais” em exibição no Museu da Imagem e do Som, até o dia 15 de março. A entrada é gratuita.

“É uma exposição que valoriza a cultura do carnaval de rua de Cuiabá, que vem de muito tempo e que tem que ser reverenciada. Uma homenagem a todos que contribuíram no fomento à cultura cuiabana e a manter essa tradicional folia viva em Cuiabá”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

São 60 fotografias que reconstroem os momentos marcantes dos carnavais de Cuiabá, desde a década de 1970 até o fim da década de 1990. O material é parte do acervo fotográfico do próprio MISC e foi cuidadosamente selecionado pelo coordenador do Museu, Cristóvão Luiz em homenagem a uma das festas mais tradicionais do Brasil e também de Cuiabá.

Leia mais:  Educação convoca quase que a totalidade das vagas ofertadas no Concurso Público e no Processo Seletivo

“É uma forma de preservação da memória, então quando você ouve falar do Sayonara, Dom Bosco e Clube Feminino é uma viajem pelas fotografias. A parte boa disso tudo é ter gente de 90 anos que passa por aqui e conta histórias, diz lembrar. As pessoas viajam no tempo e reconhecem familiares”, explicou o coordenador do MISC.

Além das fotos, também estão à disposição para visita do público, máscaras e fantasias preservadas. O Museu do MISC funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.

SERVIÇO:

O que: Exposição fotográfica “Carnavais dos Carnavais”

Quando: até o dia 15 de março, das 8h às 18h, de segunda a sábado

Onde: Museu da Imagem e do Som (MISC)

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

RedeSim de Cuiabá recebe representantes de unidades de Várzea Grande e Rondonópolis para cooperação

Publicado


A equipe da RedeSim de Cuiabá recebeu na manhã da última quinta-feira (20), representantes das unidades de Várzea Grande e Rondonópolis para uma momento de formação e troca de experiências. Com sete anos de funcionamento, a RedeSim da capital mato-grossense é referência em agilidade e desburocratização na emissão de alvarás e agora também na orientação para abertura de MEI.

“A RedeSim é um mecanismo centralizado na sobreloja da Prefeitura que tem tido sucesso nos últimos seis meses dobrando o número de licenciamentos, dando mais agilidade ao processo de emissão de alvarás, que hoje é emitido em 48h ao contribuinte, esta é a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Integração é sempre um aprender com o outro, nós de Cuiabá temos a RedeSim há mais tempo, mas cada um tem algo a contribuir para melhorar o andamento dos trabalhos e beneficiar os contribuintes de seus municípios. Agradeço a presença de todos e desejo um bom encontro aos colaboradores”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um programa federal, implementado em Cuiabá em 2013. O Município foi o primeiro de Mato Grosso a implantar o sistema, facilitando o atendimento aos empresários com serviços como abertura de estabelecimentos, emissão de alvarás e afins.

Leia mais:  História dos carnavais de Cuiabá é contada em exposição fotográfica no MISC

“Quero agradecer a presença de todos e dizer que a nossa secretaria está à disposição para trocar ideias e que seja um bom curso para todos nós”, ressaltou o secretário-adjunto de Fazenda, Carmindo de Campos Neto.

A RedeSim é um convênio entre a Secretaria de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Ordem Pública. Recentemente, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico se juntou as demais Pastas para maior comodidade do contribuinte em resolver o máximo de processos burocráticos em um único local.

 “A RedeSim é uma ação integrada de várias secretarias e recentemente a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico se juntou ao grupo. As aberturas de MEI e orientação que ficavam na nossa sede veio para a agência da RedeSim. Estamos com dois técnicos para dar todas as orientações necessários sobre a empresa MEI. Nós estamos formalizando as pessoas, um trabalho para sensibilizar os ambulantes, por exemplo, para que formalizem seus negócios. Além de fornecermos capacitação em parceria com outras instituições, para gerar emprego e renda à nossa Capital. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente e Fazenda por ser referência nos serviços da RedeSim”, pontuou a secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques.

Leia mais:  Blitz educativa alerta sobre violências contra crianças e adolescentes, mulher e idoso, neste carnaval

Durante o dia os profissionais das três unidades compartilharam suas experiências e modos operacionais sobre a Lei de Liberdade Econômica e como facilitar a vida do contribuinte, aumentando assim os investimentos em seus municípios.

“Para nós é um prazer estar aqui nesta oportunidade que Cuiabá nos proporciona em discutir ideias sobre a Leia da Liberdade Econômica, é uma gentileza de vocês, muito obrigada”, disse o representante da RedeSim de Várzea Grande, Maxwel Silva Alves. O representante de Rondonópolis também agradeceu pela receptividade e abertura na troca de informações. Nós todos somos público, Estados e Municípios, estamos aqui para desenvolver um trabalho de qualidade e queremos aprender com a experiência de vocês. Agradeço sinceramente ao senhor secretário e ao senhor Dioclides pela recepção”, finalizou o representante da Vigilância Sanitária de Rondonópolis, Edson Wander Pina.

O atendimento na agência da RedeSim Cuiabá, localizada na sobreloja da Prefeitura de Cuiabá acontece de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262