conecte-se conosco


CIDADES

Prefeito lamenta falecimento da professora Rosinha, mãe do secretario de Educação, Alex Vieira Passos

Publicado

Reprodução

É com profundo pesar que o Prefeito Emanuel Pinheiro comunica o falecimento da senhora Rosangela Campos Vieira Passos (70), mãe do secretario de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

D. Rosinha, como era conhecida, sempre foi apaixonada pela Educação. Foi professora, atuou como conselheira de Educação do estado por dez anos e pioneira, quando na década de 80, abriu a primeira unidade de ensino infantil de Cuiabá e Várzea Grande.

Atuou na área até sua aposentadoria em 2002. Seu pioneirismo,  trabalhos e dedicação deixam legados que estão até hoje sendo seguidos na legislação e normas educacionais em âmbito estadual e, sua marca impressa na história da Educação, como uma mulher de fibra e batalhadora.

A professora Rosinha, deixa três filhos, genro, noras e netos.

Emanuel Pinheiro lamentou e disse que a cuiabania perde uma grande mulher. “D. Rosinha foi um exemplo de mãe, mulher e profissional dedicada. Em meu nome, e em nome de todos os servidores quero expressar o meu profundo pesar e apresentar nossas condolências ao secretário Alex, seus familiares e amigos, e registrar a grande perda para todos que a conheceram. Que Deus possa confortá-los nesse momento tão triste”, disse ele.

Leia mais:  Conselhos Tutelares da Capital terão renovação de 64% para o próximo quadriênio 2020/2023

A secretária-adjunta Edilene Machado, também registrou os seus pêsames, numa semana marcada por várias perdas na Educação do município. “A família da Educação se solidariza com o nosso secretário Alex e sua família. Que o Senhor Deus, em sua infinita misericórdia possa confortá-los!”, lamentou.

O velório será na capela Dom Bosco, na avenida General Vale, 264, em frente ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, às 12h e sepultamento às 17h, no Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá .

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

CIDADES

Programa Siminina recebe palestras sobre violência e diversidade racial

Publicado

por

Davi Valle

As 16 unidades do Programa Siminina recebem periodicamente no decorrer do ano, palestras educativas. Esta semana, as meninas das unidades dos bairros Dr. Fábio e Sucuri, participaram de palestras voltadas na formação e crescimento pessoal. Temas como prevenção de violência contra criança e diversidade foram abordados e discutidos.

Um forma de fácil entendimento em formatado em vídeos, slides, dinâmica e com uma linguagem fácil e simples, totalmente adequada para a faixa etária do programa, foi assim que cerca de 30 meninas participaram das palestras.

Na unidade do bairro Dr. Fábio, a professora Carmem Cenira, abordou o tema “Vozes da infância com a diversidade”, o principal foco da palestra era mostrar para as alunas sobre a diferença racial que existe na sociedade. Ela destaca que a abordagem desta temática da diversidade, especificamente a questão racial, se torna fundamental para a mudança de posturas e atitudes tendo em vista uma sociedade mais justa e humanizada. Ao problematizar essa questão com crianças e adolescentes permite que ideias e concepções equivocadas sejam desconstruídas. “É fato que ainda vivemos em uma sociedade racista e sexista. Isso significa que a escuta e diálogo são necessários para que haja o respeito as diferenças”, observa.

Leia mais:  Pavimentação transforma a realidade de moradores do Residencial Ana Maria

De acordo com Carmem, a partir do suporte didático, o livro Cabelo Ruim? As história de três meninas aprendendo a se aceitar. Da autora Neuza Batista Pinto e possível estabelecer um debate sobre os vários temas que configuram verdadeiros dilemas como identidade, auto estima, discriminação, preconceito racial, etc. “Penso que tratar sobre essa questão, nos espaços educativos e sociais permite que nossas crianças cresçam aprendendo a respeitar o diferente e não hostilizar outras pessoas porque têm características diferentes da sua, ou uma religião diferente. Por isso a ideia de dialogar com crianças e adolescentes do Programa Siminina sobre o tema”, reforça Carmem.

Já na unidade do bairro Sucuri, a professora Vânia Araújo, destacou o tema “Prevenção de violência contra criança e adolescente”, ela ressalta que essas abordagens que envolvem violência sexual, psicológica e física são, na maioria das vezes, descobertas por meio deste trabalho que é realizado em projetos e escolas.

Um dos principais temas de violência abordados durante a palestra foi de casos ligados à internet, dado o fato de que a criança e ao adolescente, muitas vezes, não fazem a ideia de quem está por trás das redes sociais. “Atualmente um grande perigo que temos que atentar as crianças é o uso da internet, na maioria das vezes por inocência e falta de orientação a criança acaba sendo assediada por meio deste meio de comunicação por isso a atenção deve ser redobrada”, observa.

Leia mais:  Prevenção e conscientização são discutidas em evento do Outubro Rosa

A metodologia desse trabalho preventivo é realizada, em primeiro momento, com orientação desenvolvida junto às coordenadoras e monitoras do programa Siminina e, posteriormente, é levado para as salas de aula.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Prefeitura auxilia na realização de evento esportivo e cultural no Quilombo

Publicado

por

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá, seguindo o trabalho de fortalecimento das atividades culturais e esportivas, é parceira da edição de 2019 do Festival Subiu. O evento acontece neste domingo (13), das 13h às 22h, no Centro Esportivo João Balduino Curvo, popularmente conhecido como Ginásio do Quilombo. O espaço será palco de diversas competições esportivas e apresentações artísticas. 

Para que fosse possível a realização do festival, o Município prestou todo o auxílio necessário na preparação da estrutura. O trabalho foi promovido por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e garantiu a execução de uma série ações.

O local recebeu serviços de reparos na iluminação pública, uma ampla atuação de zeladoria, que abrangeu área completa, melhoria nas quadras poliesportivas, além da ajuda com materiais esportivos. 

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que nossa secretaria se colocasse sempre à disposição de medidas como esta. Mais uma vez estamos dando nossa contribuição para levar lazer, esporte, cultura e integração social à população. Ficamos felizes em estar sempre ao lado quem promove essas iniciativas. Essa é uma bandeira que carregamos dentro de uma gestão humanizada”, explica o secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon. 

Leia mais:  Prefeito firma parceria com Banco do Brasil visando aumentar a arrecadação municipal

A programação do evento conta com as seguintes competições: Futsal (masculino/feminino); Basquete 3×3 (masculino/feminino); Skateboard (masculino/feminino); Patins (masculino/feminino). O público que comparecer ao festival também poderá desfrutar de apresentações como a “Tenda Hip Hop” e outras atrações musicais. 

SERVIÇO

Assunto: Festival Subiu 2019

Local: Ginásio do Quilombo ( Rua Pres. Café Filho; Bairro Quilombo)

Horário: Das 13h às 22h

Data: 13 de outubro, domingo

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262