conecte-se conosco


CIDADES

Programa Siminina recebe palestras sobre violência e diversidade racial

Publicado

As 16 unidades do Programa Siminina recebem periodicamente no decorrer do ano, palestras educativas. Esta semana, as meninas das unidades dos bairros Dr. Fábio e Sucuri, participaram de palestras voltadas na formação e crescimento pessoal. Temas como prevenção de violência contra criança e diversidade foram abordados e discutidos.

Um forma de fácil entendimento em formatado em vídeos, slides, dinâmica e com uma linguagem fácil e simples, totalmente adequada para a faixa etária do programa, foi assim que cerca de 30 meninas participaram das palestras.

Na unidade do bairro Dr. Fábio, a professora Carmem Cenira, abordou o tema “Vozes da infância com a diversidade”, o principal foco da palestra era mostrar para as alunas sobre a diferença racial que existe na sociedade. Ela destaca que a abordagem desta temática da diversidade, especificamente a questão racial, se torna fundamental para a mudança de posturas e atitudes tendo em vista uma sociedade mais justa e humanizada. Ao problematizar essa questão com crianças e adolescentes permite que ideias e concepções equivocadas sejam desconstruídas. “É fato que ainda vivemos em uma sociedade racista e sexista. Isso significa que a escuta e diálogo são necessários para que haja o respeito as diferenças”, observa.

Leia mais:  Siminina se apresentam durante evento de formação para magistrados

De acordo com Carmem, a partir do suporte didático, o livro Cabelo Ruim? As história de três meninas aprendendo a se aceitar. Da autora Neuza Batista Pinto e possível estabelecer um debate sobre os vários temas que configuram verdadeiros dilemas como identidade, auto estima, discriminação, preconceito racial, etc. “Penso que tratar sobre essa questão, nos espaços educativos e sociais permite que nossas crianças cresçam aprendendo a respeitar o diferente e não hostilizar outras pessoas porque têm características diferentes da sua, ou uma religião diferente. Por isso a ideia de dialogar com crianças e adolescentes do Programa Siminina sobre o tema”, reforça Carmem.

Já na unidade do bairro Sucuri, a professora Vânia Araújo, destacou o tema “Prevenção de violência contra criança e adolescente”, ela ressalta que essas abordagens que envolvem violência sexual, psicológica e física são, na maioria das vezes, descobertas por meio deste trabalho que é realizado em projetos e escolas.

Um dos principais temas de violência abordados durante a palestra foi de casos ligados à internet, dado o fato de que a criança e ao adolescente, muitas vezes, não fazem a ideia de quem está por trás das redes sociais. “Atualmente um grande perigo que temos que atentar as crianças é o uso da internet, na maioria das vezes por inocência e falta de orientação a criança acaba sendo assediada por meio deste meio de comunicação por isso a atenção deve ser redobrada”, observa.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá convoca aprovados nas funções de CAD, Intérprete de Libras e motoristas

A metodologia desse trabalho preventivo é realizada, em primeiro momento, com orientação desenvolvida junto às coordenadoras e monitoras do programa Siminina e, posteriormente, é levado para as salas de aula.

 

Comentários Facebook

CIDADES

Juíza alerta que exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente

Publicado


Exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá. A ação é comandada pela juíza Patrícia Ceni, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Comarca de Cuiabá (JET), em parceria com o Projeto Proteger.

 Para garantir a segurança dos pequenos durante a folia do “Carnaval da Gente” no Parque de Exposições, o Juizado tem atuado na verificação de documentos de responsáveis e menores de idade na entrada do espaço especialmente preparado para Folia de Momo. A ação de identificação é realizada em parceria com o Projeto Proteger, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e vai acontecer em todos os dias de festa. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

A juíza Patrícia Ceni explica que não há uma exigência de documentos apenas para as crianças, mas também para todos os adultos que chegam ao evento. A medida funciona como prevenção em qualquer caso infortúnio que possa ocorrer durante o evento. “Não podemos ter crianças e adolescentes adentrando ao local sozinhas ou com pessoas que não sejam, realmente, os responsáveis legais e que a gente não consiga identificar os pais. Então há uma determinação que ao adentrar o local esteja portando documento, ou certidão de nascimento ou documento com foto, que possa caracterizar o vínculo entre o responsável legal e a criança que está adentrando. É a forma de ter mais segurança, de evitar crianças perdidas, ou que estejam no evento e os pais não saiba, um adolescente que fugiu de casa e veio para o carnaval sem os pais saberem. É um cuidado necessário para a gente evitar qualquer tipo de transtorno e garantir mais segurança para o evento”, explica a juíza.

Leia mais:  Prefeitura informa o que abre e fecha nesse período do Carnaval

Para auxiliar o juizado, a equipe do Projeto Proteger, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano tem realizado a identificação de crianças e adolescentes na entrada do evento, como também executado ações de sensibilização com entrega de folders informativos, atendimento e encaminhamento necessário no stand, orientação dos comerciantes e ambulantes locais sobre a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. “Aqui nós temos uma matinê, mas que não existe vedação do público ao entrar. E mais tarde nos teremos o carnaval, então nós estamos fazendo uma verificação mais intensa, justamente para evitar transtornos”, finaliza a juíza.

Neste domingo, a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que aconteceu a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha. Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’. O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Todos os menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

Leia mais:  Juíza alerta que exigência de documento de identificação garante mais segurança para menores no Carnaval da Gente

Programação Carnaval da Gente 2020: Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj. Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

 

Serviço:

O que: Carnaval da Gente 2020

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Foliões curtem show de Salgadinho do Katinguelê com conforto em ambiente coberto no Parque de Exposições

Publicado


A primeira noite do Carnaval da Gente 2020, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, foi de conforto e segurança para os foliões que se dirigiram até o Parque de Exposições Jonas Pinheiro. Mesmo com o sábado (22) chuvoso, o público pode curtir o show do cantos Salgadinho do Katinguelê graças a área coberta onde o palco foi montado. A programação de Carnaval segue neste domingo com a matinê que se inicia às 17h. Menores de idade devem estar acompanhados dos país e/ou responsáveis munidos de documentos de identificação. A entrada é gratuita.

“Neste ano nós temos um segundo componente que são os desfiles e a Orla do Porto não tem estrutura para isso, por isso decidimos fazer a experiência de trazer para o Parque de Exposições, em parceria com o Sindicato Rural. Aqui nós temos, por exemplo, como elemento favorável, 12 mil metros quadrados de área coberta, onde estamos agora, para proporcionar conforto e segurança mesmo em dias chuvosos como hoje. É um espaço apropriado para receber grandes eventos e tem tudo para ser um local de muita folia até terça-feira”, declarou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

O cantor Salgadinho, principal atração da noite, subiu ao palco por volta da meia noite, mas desde a abertura dos portões do evento alguns fãs já esperavam pela apresentação do pagodeiro, foi o caso de Luciene, que trouxe também seu filho, o pequeno João Pedro para curtir a folia. “O carnaval está uma maravilha, é um ambiente tranquilo para trazer as crianças. Eu vim para ver o Salgadinho, sou fã dele há muito tempo”.

Leia mais:  Fortes chuvas prejudicam Policlínica do Coxipó e antigo Pronto Socorro

Fantasiada, a foliã Gisele disse ter gostado da mudança do local e elogiou a estrutura do evento. “Está tudo muito bem organizado, um local que você pode trazer a família para curtir o carnaval com segurança e sem se preocupar com a chuva. A Prefeitura está de parabéns pela organização do evento”.

No domingo (23), a garotada pode curtir a folia de Momo na matinê, que acontece a partir das 17h. Já às 20h, o dj abre o segundo dia de festa, seguido pelo grupo Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e finalizando com dj. Na segunda (24), o dj inicia os trabalhos às 20h e logo depois dá lugar ao grupo Pagodão S.A., seguido de Rafa Garcia e banda Tarraxinha.

Na programação da terça-feira (25) o desfile dos blocos que disputam premiação total de R$ 100 mil começa às 18h30. No total, seis grupos participarão do desfile, no pátio a frente da arquibancada. São eles: Bloco Vaidade, Unidos do Carumbé’, Império de Casa Nova, Unidos do Araés e Melados e Boca Suja. Haverá ainda apresentação de abertura do ‘Bloco das Divas’ e ‘Bloco Plus Samba’.

Leia mais:  Prefeitura informa o que abre e fecha nesse período do Carnaval

O complexo organizado para a ocasião conta com espaço kids, área de shows, avenida de desfile de blocos, praça de alimentação, além de área específica para equipe de saúde, juizado infantil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A entrada será monitorada e vai contar com vistoria. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. Além disso, não será permitida entrada com latas, garrafas, qualquer objeto perfurante e/ou cortante no local.

 

Programação Carnaval da Gente 2020:

Domingo (23), das 20h às 03h: Dj, Toq D’Prazer, Alex Maluf, Anselmo e Rafael, Erre Som e Dj.

 

Matinê a partir das 17h.

Segunda-feira (24), das 20h às 03h: Dj, Pagodão S.A, Rafa Garcia, Banda Tarraxinha

Terça-feira (25), das 18h30 às 03h: Bloco das Divas, Plus Samba e desfile de blocos de carnaval (Vaidade, Unidos do Carumbé, Império de Casa Nova, Unidos do Araés, Melados e Boca Suja).

 

Serviço

O que: Carnaval da Gente 2020

 

Quando: de 22 a 25 de fevereiro, das 20h às 03h

Onde: Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262