conecte-se conosco


Cuiabá

Secretária de Turismo reforça ações de valorização cultural em celebração a 1ª missa rezada em Cuiabá

Publicado


A secretária municipal de Turismo, Iracilda Campos, participou no domingo (22) de celebração que relembra a primeira missa rezada em Cuiabá, em  fevereiro de 1721, na então comunidade da Forquilha, hoje, do Coxipó do Ouro. O arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos,  foi o responsável pela celebração.

“Representar o prefeito Emanuel Pinheiro em uma festividade tradicional é motivo de grande satisfação como gestora da pasta turística do município. Isso demonstra o respeito e a valorização da história. Somos pautados nesses valores, no resgate dos principais pontos turísticos da capital. Queremos reviver o que Cuiabá já possui”, disse a secretária Iracilda.

A comunidade de Coxipó do Ouro integra o projeto de criação de mais um Complexo Turístico desenvolvido pela Secretaria envolvendo as três comunidades, Coxipó do Ouro, Rio dos Peixes e São Jerônimo. “O projeto está na fase de estudo e avaliação técnica e em um breve futuro os trabalhos sejam iniciados, como mais um ação da Secretaria pautado no fortalecimento turístico de Cuiabá”, lembrou a Iracilda.  

Leia mais:  "Março Mulher" terá a presença da secretária nacional; primeira-dama destaca ações e políticas públicas

Participaram da celebração, o presidente da Associação de Moradores, Thiago Pedrosi, Padre Felisberto Samuel da Cruz, da Arquidiocese de Cuiabá e da historiadora, jornalista e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Neila Barreto.

Comentários Facebook

Cuiabá

NOTA OFICIAL – LEITOS DE UTI

Publicado


Luiz Alves/Secom

Clique para ampliar

Em relação ao bloqueio de leitos de UTI no Hospital Referência à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

– Está em processo de contratação do cirurgião pediátrico. Infelizmente, o profissional contraiu covid-19 e, desde o dia 20, está internado. O segundo médico que presta serviço na UTI pediátrica não tem condições de atender no plantão do colega por também trabalhar em outra unidade. 

– No último dia 23, houve uma falta momentânea de medicamento, problema que foi resolvido na quinta-feira (24), quando chegaram novos produtos.

– A SMS realiza o bloqueio temporário de leitos diariamente, devido à necessidade de manutenção de equipamentos. Nesta quinta-feira (25), a unidade está com sete dos 80 leitos de UTI Adulto em adequação. 

– A SMS informa que em nenhum momento deixou de prestar assistência médica aos pacientes que necessitaram de internação na unidade.

– Por fim, a secretária Ozenira Félix destaca que, mesmo diante de dificuldades no financiamento junto aos governos estadual e federal, a Secretaria Municipal de Saúde não tem medido esforços para manter todos os leitos disponíveis e assegurar à população cuiabana o atendimento adequado.

Leia mais:  "Março Mulher" terá a presença da secretária nacional; primeira-dama destaca ações e políticas públicas

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

“Março Mulher” terá a presença da secretária nacional; primeira-dama destaca ações e políticas públicas

Publicado


Vicente Aquino

Clique para ampliar

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro e a titular da pasta da Mulher, Luciana Zamproni, recebem no próximo dia 11, a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, para dar início a programação do “Março Mulher”, promovido pela Prefeitura de Cuiabá. O encontro acontece na sede do Senai Cuiabá, às 13 horas.

Durante o evento, a primeira-dama Márcia Pinheiro irá apresentar à  secretária nacional as ações e projetos desenvolvidos pela gestão no combate e prevenção à violência contra mulher.

Referência para o fomento ao empreendedorismo e o empoderamento feminino, o programa Qualifica 300 também terá destaque. A iniciativa de oferta de cursos profissionalizantes já atendeu cerca de 3,5 mil mulheres no primeiro ano da gestão Emanuel Pinheiro.

O programa Siminina (que atende a garotas na faixa etária de 6 a 14 anos), além do Espaço de Acolhimento (que oferta assessoria jurídica, assistencial e psicológica à mulher vítima de violência) que funciona nas dependências do Hospital Municipal de Cuiabá também será apresentado à secretária.

Leia mais:  Prefeito lamenta falecimento de tio vítima da COVID-19

De acordo com a primeira-dama, o município vem investindo em uma série de ações que valorizam não apenas as mulheres, mas todas as pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas ações são desenvolvidas em um sistema integrado.

“Nós estivemos em 2019 em Brasília apresentando o nosso Qualifica à  ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Ela  ficou encantada com o programa chegando a nos convidar a ir à Organização das Nações Unidas (ONU) apresentar o projeto junto a delegação brasileira. No ano passado recebemos a notícia que o Governo Federal lançaria o mesmo programa para ajudar mulheres a deixarem a dependência financeira de seus companheiros, isso nos motivou ainda mais para continuarmos trabalhando”, contou Márcia.

Para a secretária da pasta, Luciana Zamproni, a programação “Março Mulher”, foi pensada para valorização do público e vai contar com um extensa programação. Ela ainda destaca que na  gestão Emanuel Pinheiro são inúmeras as ações que valorizam ainda mais o gênero feminino. Destaca, por exemplo, oito  mulheres atuarem no gerenciamento de pastas do Executivo Municipal.

Leia mais:  NOTA OFICIAL - LEITOS DE UTI

“Queremos avançar em políticas públicas para mulheres, precisamos avançar e cuidar das nossas meninas, jovens e da terceira idade. Já fizemos muito desde a implantação da Secretaria da Mulher e vamos fazer ainda mais”, afirmou.

Confira a Programação:

05/03 – Palestra sobre Autoestima – Jardim Liberdade

9/03 – Lançamento roda de conversa “AutoAmor”

11/03- Abertura oficial “Março Mulher”

15/03 – Homenagem “Mulheres que mudam Cuiabá” – Motoristas de ônibus

18/03- Blitz Parada Segura

19/03- Homenagem “Mulheres que mudam Cuiabá” 

22 à 26/03 – Semana de capacitação

31/03- Roda de conversa Coletivo Trans

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262