conecte-se conosco


Cuiabá

Secretaria Municipal da Mulher é referência na defesa, formulação de políticas públicas e proteção às mulheres

Publicado


Tchélo Figueiredo

Clique para ampliar

“Um marco no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso”, assim define Luciana Zamproni, secretária da pasta ao comentar que a capital do Estado, nos seus 302 anos, mantém uma estrutura específica para o cuidado às vítimas de violência. Com a importante missão de fortalecer as políticas públicas voltadas para o público feminino, a pasta foi criada com a finalidade de proteger, prevenir e acompanhar os direitos de cada mulher. A primeira-dama, Márcia Pinheiro, foi uma das idealizadoras da instalação da Secretaria da Mulher. “A gestão trabalha pela mudança do atual cenário, que ainda mantém um ciclo de abusos psicológicos e físicos”, defende.

De acordo com Luciana, a criação da Secretaria da Mulher, foi um ganho para toda sociedade, principalmente no momento de isolamento social. Ela destaca que foi por meio da pasta e durante a visita da ativista Maria da Penha em Cuiabá, que houve um pedido para a criação de um espaço referência às mulheres dentro de uma unidade de saúde.

“Esse espaço é inédito no Brasil e foi concretizado pela a primeira-dama, Márcia Pinheiro, que não mediu esforços para entregá-lo. A gestão que têm colocado Cuiabá como referência na execução de políticas públicas para mulheres me enche de orgulho e satisfação. Nossa capital atravessa um momento histórico para o movimento feminino e ações como essas só consolidam mais para a equidade que tanto procuramos de ações que coloquem nós mulheres em igualdade”, disse.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá lança livro que registra centenas de troncos familiares e milhares de cuiabanos em seus 302 anos

Menos de 1 ano em funcionamento o Espaço de Acolhimento para as Mulheres, atende no sistema porta aberta, onde a mulher pode buscar ajuda a qualquer hora. Cerca de 400 mulheres já foram atendidas.

Na unidade de acolhimento, a vítima recebe suporte de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e apoio jurídico, num espaço especialmente preparado com sala de acolhimento infantil, sala de aconchego, sala para atendimento médico, além de recepção e banheiros. Atualmente o espaço realiza o acompanhamento semanal de aproximadamente 30 mulheres

Além do Espaço, a secretaria que foi criada em Julho de 2020, em meio a pandemia do coronavírus, vem trabalhando em diferentes frentes. Para Luciana, uma das primeiras ações realizadas pela pasta foi a entrega de aproximadamente 800 kits de higiene, para Associações de Mulheres, cadastradas pela pasta. E de lá para cá os trabalhos não pararam: Foram entregues mais de 300 cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Foi desenvolvido o projeto Sorriso Protetor em parceria com o Conselho Regional de Odontologia, onde os profissionais foram capacitados para identificarem possíveis violências. Também implantamos as rodas de conversas para as mulheres da zona rural e para as mulheres trans.

Leia mais:  Eduardo Magalhães verifica plano e novos pontos de vacinação na capital

“Mesmo com o isolamento físico, não paramos em nenhum momento. O número de mulheres mortas em razão da condição sexual assusta e ao mesmo tempo nos impulsiona a combater esse ato criminoso. A Secretaria da Mulher está de portas abertas e pronta para encarar essa luta. Trabalhamos muito e vamos trabalhar ainda mais”, afirma.

A secretária Luciana, ainda agradeceu ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Márcia Pinheiro, pela confiança em entregar uma pasta de tamanha importância para ela. Por fim parabenizou Cuiabá, pelos 302 anos e destacou, que essa gestão valorizou as mulheres e vai entrar para história.

“Embora as mulheres sejam a maioria da população brasileira, os indicadores ainda mostram uma série de desigualdades em relação aos homens, como renda, emprego e moradia. Queremos mudar essa realidade e isso já está sendo colocado em prática pelo prefeito Emanuel. Parabéns Cuiabá, parabéns cuiabanos! Vamos juntas mudar a história da nossa cidade”, finaliza.

Comentários Facebook

Cuiabá

Nota de pesar | Toshio Doi

Publicado


O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho, em nome dos demais vereadores e vereadoras que compõem o Legislativo, externa profundo pesar pelo falecimento do servidor da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, Toshio Doi.
Toshio faleceu na madrugada deste sábado (10), aos 68 anos, em decorrência da covid-19. Ele era padrasto do jornalista e empresário Cláudio Moraes. A esposa dele, Heloise Maria de Moraes, mãe do jornalista, também faleceu em decorrência da doença no início do mês.
“A Câmara de Cuiabá lamenta a morte do senhor Toshio Doi. À família e amigos, nossa solidariedade neste momento tão difícil”, disse o presidente.
Juca comunica que solicitou ao presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social, o vereador Dr. Luiz Fernando, para apurar denúncia de suposto maus tratos que o servidor teria sofrido em um hospital particular.

Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Leia mais:  Prefeito lamenta falecimento de padrasto de jornalista Cláudio Moraes
Continue lendo

Cuiabá

Pinheiro lamenta morte de familiares de prefeito de Novo Horizonte do Norte

Publicado


Reproducao

Clique para ampliar

Com profundo pesar o prefeito Emanuel Pinheiro recebe neste sábado (10), a notícia de falecimento de Sidnei Antônio Pereira Neves, aos 48 anos, vítima da COVID-19. Ele era irmão do prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves (MDB), que também perdeu a mãe e o pai este ano para o vírus.

“Perder uma pessoa que a gente ama já é difícil. Mas perder três é de um sofrimento que só a fé em Deus pode confortar. Que nosso Senhor esteja com o colega Silvano e seus familiares”, disse o prefeito de Cuiabá.

O atual prefeito de Novo Horizonte do Norte perder também os pais, o ex-prefeito do município, Júnior Pereira Neves, com 75 anos de idade no dia 23 de março e a mãe Francisca Marlene de Azevedo Neves, 69 anos, no dia 07 de abril. 

O prefeito Silvano Pereira Neves também contraiu o vírus em 2020 e ficou 74 dias internado. Ele se recuperou da doença.

Leia mais:  Nota de pesar | Toshio Doi

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262