conecte-se conosco


Cuiabá

Cuiabá divulga o 2º Informe Epidemiológico de 2021 sobre a Covid-19

Publicado

A edição leva em consideração os casos registrados de 14 de março de 2020 até 16 de janeiro

 

Desde o registro dos primeiros casos em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica semanalmente o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG – pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá.

Por ROBERTA PENHA – Dando continuidade à divulgação de informações sobre a COVID-19 em Cuiabá, esse é o 40º informe produzido, no qual apresentamos as informações desde a data da notificação do primeiro caso em Cuiabá até a 02ª Semana Epidemiológica (SE), compreendendo o período de 14 de março de 2020 a 16 de janeiro de 2021.

Os dados referentes ao número de casos de COVID-19 são registrados no sistema considerando a data de notificação. Desta forma, o número de casos é atualizado diariamente e, portanto, algumas diferenças quanto ao número de casos e indicadores advindos desses poderão ser notadas quando comparado com os informes publicados em semanas anteriores.

Leia mais:  Cuiabá participa de criação do consórcio nacional dos prefeitos para aquisição de vacinas contra Covid

Destaques da Semana Epidemiológica 02 – 10 a 16 de janeiro de 2021

– Até 16 de janeiro:

– 44.065 casos de COVID-19 residentes em Cuiabá, 92,9% recuperados e 1.250 mortes.

– O risco de infecção é maior em pessoas de cor/raça negra.

– A taxa de infecção em adolescentes e jovens (20 a 29 anos) foram as que mais cresceram desde 18/julho/2020 – 1.177% e 885% respectivamente, evidenciando aumento superior do risco de infecção nesses grupos etários.

– Risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto nas faixas etárias de 0 a 19 anos e 20 a 29 anos, quando o risco é superior no sexo feminino.

– O risco de morte é crescente com a idade e, exceto para o grupo de 20 a 29 anos, é sempre mais elevado para o sexo masculino.

–  Desde a SE 47 (15 a 21 de novembro), o Rt tem oscilado com valores entre 0,72 (SE 49: 29 de novembro a 05 de dezembro) a 1,33 (SE 47).

Leia mais:  Secretaria de Saúde apura suspeita de fraude envolvendo odontologistas

– Na última semana

– 587 casos notificados de COVID-19 notificados e 29 óbitos.

– Aumento da taxa de ocupação de UTI infantil e enfermaria nos hospitais de Cuiabá.

– Apesar da redução de óbitos diários, a média é maior (4,1/dia) que duas semanas atrás (1,7/dia) e menor que a semana anterior (6,0/dia).

– Diminuição do valor de Rt (0,82), retomando a valores inferiores a 1,0.

Acesse aqui o INFORME EPIDEMIOLÓGICO atualizado 

Comentários Facebook

Cuiabá

Morre o ex-governador Frederico Campos morre por complicações da Covid19

Publicado

 

 

“Lamentavelmente, a Covid19 ainda permanece ceifando vidas, encurtando sonhos e deixando amigos e familiares em desespero. Neste domingo, 28 de fevereiro, o ex-governador, o ex-prefeito por duas vezes de nossa amada capital nos deixou. Morre, Frederico Carlos Soares Campos, aos 93 anos, mas seu histórico de amor e de luta por nossa terra, jamais”.

Da SECOM/PMC –   A declaração é do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, diante de mais um luto em razão do novo coronavirus. O prefeito de Cuiabá relembra que Campos dedicou mais de 50 anos ao trabalho na vida pública.

Frederico estava internado com coronavírus em um hospital particular desde o dia 20 de fevereiro em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele chegou a ser vacinado contra a Covid no dia 13 de fevereiro, mas em decorrência da idade avançada, foi internado para acompanhamento médico já que seu estado de saúde inspirava cuidados, e não recebeu a segunda dose da vacina.

Em 2020,  Frederico Campos participou da campanha à reeleição do prefeito Emanuel Pinhheiro. Ele fez gravou trecho de um programa eleitoral e declarou que sempre viu em Pinheiro a liderança que a capital precisava para projetar Mato Grosso e o Brasil para o exterior. “Cuiabá é um polo, uma capital para desenvolvimento ao Oeste, que vai de encontro com a Bolívia, com a Argentina, com outros lugares da América Latina. Então, temos muito ainda pra desenvolver. E ele sabe disso! Tem estrutura e consciência disso”, declarou na época.

Leia mais:  Equipamentos de monitoramento de trânsito começam a funcionar segunda;Implementação atende TAC com MPE

Histórico 

Frederico Campos  foi nomeado prefeito de Cuiabá pelo governador Pedro Pedrossian tendo cumprido o mandato entre 1967 e 1969. Também atuou como secretário de Obras no governo Garcia Neto (1975-1978)  e foi o primeiro indicado ao governador de Mato Grosso em 1978 pelo presidente Ernesto Geisel, sendo o segundo a ocupar o cargo após a divisão do estado determinada por lei. Em 1988, venceu sua primeira eleição direta ao ser eleito prefeito de Cuiabá pelo PFL. Nesse mesmo período, Emanuel Pinheiro era eleito para trabalhar como vereador na Capital por seu primeiro mandato e atuou como líder do Governo na Câmara de Vereadores de Cuiabá.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Nota de pesar | Frederico Campos

Publicado


O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho, em nome dos demais vereadores e vereadoras que compõem o Legislativo, externa profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Estado e ex-prefeito da capital, Frederico Carlos Soares Campos.

“Com tristeza recebemos a notícia do falecimento do senhor Frederico Campos. Um político que deixa sua história e legado para a política. À família e amigos, nossa solidariedade neste momento tão difícil e de dor”, disse o presidente.
Frederico Campos faleceu no domingo (28), aos 93 anos, devido a complicações da covid-19.

Secom Câmara Municipal de Cuiabá

Comentários Facebook
Leia mais:  Secretaria de Saúde apura suspeita de fraude envolvendo odontologistas
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262