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Cuiabá

Semana Pedagógica 2021 acontece de 25 a 29 de janeiro de forma totalmente online

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Jorge Pinho

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De 25 a 29 de janeiro acontece a Semana Pedagógica 2021. Este ano, em razão das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o evento será totalmente online, transmitido no @portaldaescolacuiabana, no youtube. Voltado às equipes gestoras e profissionais das unidades educacionais, o momento formativo marca o início do ano letivo na rede pública municipal de Ensino de Cuiabá. Na programação da Semana Pedagógica, no dia 5 de fevereiro será realizada a Aula Inaugural do Ano Escolar 2021, primeiro Ato do Executivo Municipal referente à Educação, com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, explica que a Semana Pedagógica tem como objetivo promover a formação continuada. Nesse sentido, são organizadas todos os anos pelos gestores das unidades e da Secretaria de Educação para pensar, refletir e transformar essas reflexões em ações, visando o fortalecimento do Projeto Político Pedagógico, de acordo com a Política Educacional da Escola Cuiabana.

“É um momento privilegiado de troca de experiências, estudos, discussões e planejamento na Educação Municipal, que subsidia os profissionais para a realização do planejamento escolar referente ao ano letivo. Este ano acontecerá de uma forma totalmente diferente, online e, nesse contexto, permitirá uma ampla discussão sobre a nova Política Educacional, denominada Escola Cuiabana no contexto da complexidade do novo papel da escola. Também serão debatidos temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, o Ensino Híbrido e o processo ensino aprendizagem”, destacou a secretária.

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Durante o evento serão realizadas palestras e estudos para todos os educadores e servidores da Educação do Município, com a participação de palestrantes reconhecidos e consultores parceiros.

Programação

O primeiro evento previsto na Semana Pedagógica 2021 será o I Webnário Temático – Reinventando a Prática Pedagógica: O protagonismo dos Estudantes e Profissionais da Educação 2020, no dia 25 de janeiro, das 08h30 às 11h30 horas, com transmissão no @portaldaescolacuiabana, no youtube. O webnário contará com palestras e depoimentos dos profissionais, alunos e familiares no enfrentamento à pandemia e as dificuldades em relação ao distanciamento social.

No período da tarde, das 13h30 às 17h, acontecerá o Ciclo de Estudos e Palestras para gestores das unidades escolares com orientações administrativas, financeiras e pedagógicas. O evento prossegue na manhã do dia 26 de janeiro, das 08h30 às 11h.

A partir daí até o dia 29, serão apresentados relatórios das ações desenvolvidas em 2020 em relação aos Programas de Inteligência Socioemocional, de Alfabetização (ProAC), de Melhoria da Proficiência (Promp), e ainda palestras e estudos focados em temas como à concepção e aos conceitos da Escola Cuiabana na interlocução com a Educação Infantil, Educação Especial, Educação no Campo, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos na Escola Cuiabana, entre outros.

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No período de 01 a 04 de fevereiro acontecerão às discussões nas unidades educacionais e no dia 5 de fevereiro, o ápice da Semana Pedagógica, com a Aula Inaugural. Também com transmissão no @portaldaescolacuiabana, no Youtube, das 08h30 às 11h30 iniciando oficialmente o Ano Letivo 2021.

SERVIÇO

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana 2021

Data: 25 a 29/01

Local: @portaldaescolacuiabana, no Youtube

Aula Inaugural

Data: 05/02

Hora: 09:30 às 11:30 horas

Local: @portaldaescolacuiabana – no Youtube

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Cuiabá

Ouvidoria monta posto de atendimento no Centro de Vacinação para facilitar recebimento de manifestações

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Davi Valle

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Visando facilitar o processo de recolhimento das manifestações da população, relacionadas à campanha municipal de imunização “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, a Ouvidoria Geral do Município (OGM) montou um posto de atendimento no Centro de Eventos do Pantanal. No local, o munícipe tem total acesso ao exercício da cidadania, podendo formalizar sugestões, reclamações, elogios ou denúncias sobre o serviço ofertado.   

O atendimento na estrutura itinerante funciona durante os sete dias da semana, no período das 7h às 22h. Para garantir que o local conte sempre alguém disponível para o recebimento da demanda, a Ouvidoria Geral montou um escala de trabalho com sete servidores. Além disso, seguindo a determinação da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527, é garantido total anonimato ao cidadão.

Somado a esse posto de atendimento, a OGM continua também recebendo as manifestações dessa e de outras áreas pelo 0800 645 01 56, WhatsAPP (65) 9-9263-9779, e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br, e em sua sede, localizada Av. Mato Grosso, nº 453. O secretário de Governo, Luis Claudio, reforça que a gestão está atuando em parceria com outras entidades para garantir a transparência, controle e, principalmente, respeito ao cidadão.

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“Estamos facilitando o recebimento de denúncias, para que possamos apurar a veracidade do fato. Nada mais justo que esse procedimento tenha início pela Ouvidoria, que já se instalou no local e ainda mantém seus outros canais ativos. A população aguarda ansiosa pelo seu momento de se vacinar. Então, não vamos admitir que nenhum servidor burle o cronograma e, se assim o fizer, todas as providências serão tomadas”, afirma o secretário.

Em relação às denúncias de pessoas que, supostamente, estariam ‘furando fila’ no plano de imunização, a titular da Secretaria de Saúde, Ozenira Félix, afirmou em entrevista concedida na segunda-feira (25) que o trabalho é feito com total transparência e que, caso alguma irregularidade seja constatada, as sanções cabíveis serão aplicadas ao infrator. De acordo com a Pasta, até ontem, 4.134 pessoas foram vacinadas pela Prefeitura de Cuiabá. 

“Está muito bem definido no plano nacional que são trabalhadores da saúde, e isso envolve o recepcionista, o pessoal de limpeza, o médico, a enfermeira, enfim, todos são trabalhadores da saúde. Os trabalhadores que foram denunciados até agora, são porque não são profissionais de saúde com formação, mas sim trabalhadores na Saúde. Mas vamos apurar qualquer desvio e dar sanções em caso de irregularidade”, disse. 

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Cuiabá

Secretaria trabalha no fortalecimento do turismo da capital, diz Iracilda Botelho

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Diante do cenário de pandemia da COVID-19, a Secretaria de Turismo trabalha para fomentar o setor

 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo, vem trabalhando para o fomento ao setor na capital e associa comodidade a prestação do serviço por meio da criação dos Centros de Atendimento ao Turista, batizados como CAT Móveis. 

Por Carolina Miranda – Duas vans equipadas com computador, internet, ar-condicionado e espaço para atender os turistas  serão disponibilizadas pela capital e comunidades próximas, podendo ser também um instrumento de captações de novas guias turísticos da região.

“Estamos elaborando uma agenda de circulação desses veículos, e em breve estaremos divulgando os locais onde eles estarão presentes. A proposta é a realização de visitas técnicas in loco para levantamento das necessidades e interesses dos moradores das localidades em participarem das capacitações”, disse a secretária municipal de Turismo”, Iracilda Dantas Botelho.

Além dos CAT Móveis Cuiabá, revitalizar os pontos de atendimento físico é outra ação importante para 2021. A ideia é reformar o Centro de Atendimento ao Turista da Praça Rachid Jaudy, no Centro da Capital e do Aeroporto em parceria com a cidade vizinha, Várzea Grande.

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Dentre as propostas previstas está também a revitalização do Museu do Rio, já em fase de execução. “Quando pronto, como forma de movimentar o turismo local, reiniciaremos as feiras gastronômicas e artesanais, bem como apresentações de shows regionais e peças teatrais”, acrescentou Iracilda.

Diante do cenário de pandemia da COVID-19, a Secretaria de Turismo trabalha para fomentar o setor, seguindo todas as recomendações de biossegurança, pensando sempre na saúde pública em primeiro lugar.

“Trabalhar com turismo é trabalhar com sonhos. Os serviços não vendem só produtos. Vendem expectativas, vendem experiências e por isso temos que pensar na renovação constante, tendo sempre uma nova perspectiva. Estamos focados em ações que possamos aproveitar o que já temos, de equipamentos públicos e também o que o povo cuiabano tem de melhor para oferecer, a nossa cultura que é muito rica. Temos muito a explorar e estamos colocando as ideias no papel para num futuro breve as colocarmos em prática”, concluiu Iracilda.

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