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Cuiabá

Semob prioriza pedestres durante obras da passarela da rodoviária

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Foi criado um corredor com barreiras de plástico (New Jersey), fitas zebradas e super-cones, para que os mesmos possam atravessar entre o hotel e posto de gasolina, localizados nas esquinas da Rua Padre Roquete

ANDRÉ GARCIA SANTANA – Pedestres e motoristas que trafegam pela Avenida República do Líbano, nas proximidades do Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, devem redobrar a atenção durante o período de construção da Passarela no local. A estrutura vai substituir o semáforo e a faixa de pedestres atualmente instalados neste ponto da via, evitando a formação de filas de veículos. 

De acordo com a coordenadora de Engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Adrielle Martins, os pedestres foram priorizados no trabalho de sinalização da região. Sendo assim, foi criado um corredor com barreiras de plástico (New Jersey), fitas zebradas e super-cones, para que os mesmos possam atravessar entre o hotel e posto de gasolina, localizados nas esquinas da Rua Padre Roquete.

A obra deve ser entregue até o final do ano e contará com dois elevadores que vão proporcionar acessibilidade às pessoas com deficiência (PCD) e idosos.  “A intervenção considera ao máximo a trafegabilidade de condutores transeuntes, evitando que a população seja prejudicada. Durante este período, pedimos a compreensão dos munícipes, uma vez que a obra resultará em benefício coletivo”, diz Adrielle.

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O titular da Pasta, Antenor Figueiredo reforça que a Rua Padre Roquete foi fechada com placas informativas, proibindo a conversão tanto para quem está na Rua Marechal Deodoro, quanto para quem está na Rua Tereza lobo. Deste modo, a via hoje serve apenas para trânsito local.

Ele reforça que a implantação deverá ser feita sem que sejam causados prejuízos ao trânsito. Assim, só haverá fechamento da via em caso de extrema necessidade. “Se for preciso, os condutores serão devidamente orientados e adotaremos desvios. Nosso planejamento, contudo, é para que a obra transcorra sem fechamentos, mantendo os motoristas a uma distância segura dos trabalhadores da obra”, finaliza.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

Cuiabá

Prefeitura divulga concorrência pública para licitação do Contorno Leste

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Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá publicou nesta quarta-feira (14) concorrência pública para empresas que queiram aderir ao processo licitatório de execução da Avenida Contorno Leste. A obra de 17,3 quilômetros, irá beneficiar 421 mil habitantes de 39 bairros das regiões Sul, Leste e Norte.

Em junho de 2019 o prefeito Emanuel Pinheiro sancionou o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, que garantiu a chegada de R$ 125 milhões, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), recurso que será aplicado na construção da Avenida Contorno Leste. O certame contará com três lotes, sendo dois para a edificação da avenida e um para levantamento de duas pontes. O projeto contempla a implantação da rede de drenagem de águas pluviais, pavimentação, meio-fio e calçadas, no trecho que sai do Distrito Industrial chegando até a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

Durante o seminário “Infraestrutura Rodoviária de Mato Grosso: Obras da BR-163/364 no trecho Cuiabá-ROO, com foco nas travessias urbanas de Cuiabá e Várzea Grande”, realizado em março de 2018, Pinheiro também compartilhou a grandiosa proposta do Contorno Leste, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, que compreende mais de 17 km, cruzando a cidade e integrando as regiões mais periféricas ao centro. O novo trajeto vai beneficiar diretamente cerca de 200 mil habitantes, valorizando as propriedades presentes na região e promovendo a geração de emprego.

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“O Contorno Leste, que também implicará no desenvolvimento econômico e social do município. Planejada dentro do espaço urbano, as longas pistas passarão por dentro de 39 bairros carentes, beneficiando mais de 420 mil pessoas. Será uma das maiores obras estruturantes da história da nossa Capital, permitindo a geração de renda, à medida que cria uma rota alternativa de mobilidade urbana, assim como o anel viário o fará. É mais uma forma de valorizar nossa cidade, permitindo que ela cresça ordenada e exponencialmente”, pontuou Pinheiro.

Na região Sul, serão beneficiados diretamente, os bairros: Distrito Industrial, Residencial Recanto do Sol, Residencial Marechal Rondon, Residencial Pascoal Moreira Cabral, Jardim Passaredo, Lagoa Azul, Loteamento Salvador Costa Marques, Condomínio Primor da Torres, Jardim Fortaleza, Vila Nova do Coxipó, Novo Milênio, São João Del Rey, Osmar Cabral e Brasil 21.

Da região Leste, serão beneficiados diretamente os bairros Altos da Serra, Doutor Fábio I, Doutor Fábio II, Recanto da Siriema.

Já na região Norte, os bairros diretamente beneficiados são: Morada da Serra, Jardim Brasil, Jardim Paraná, Três Barras, Jardim Umuarama, 1º de Março, João Bosco Pinheiro I, João Bosco Pinheiro II, São Tomé, Residencial Ana Maria, Serra Dourada, Residencial Pádova, Ouro Fino, Vila Nova, Altos da Colina, Novo Paraíso I, Novo Paraíso II, Aroeiras, Solar da Chapada.

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Confira o edital para concorrer ao processo licitatório da Avenida Contorno Leste:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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Cuiabá

Faixas exclusivas reduzem em até 30% o tempo de viagem no transporte coletivo; conheça regras

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Implantadas em 2017, as faixas exclusivas para ônibus garantiram agilidade ao transporte coletivo e reduziram o tempo de viagem de parte dos mais de 240 mil usuários do transporte coletivo de Cuiabá em até 30%. Embora a maior parte dos condutores já tenha se adaptado, a medida ainda deixa alguns com dúvidas relativas aos horários de funcionamento e proibições.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, veículos comuns estão autorizados a transitar pelas faixas após as 20h, em dias de semana e a partir das 14h de sábado, nos finais de semana. No total, são 14 km de faixas distribuídos entre as Avenidas Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Tenente Coronel Duarte (Prainha), Getúlio Vargas e Isaac Póvas.

Nestes locais, foi possível manter o número de viagens com redução de até 15% da frota, graças a agilidade nas viagens. Assim, é possível remanejar veículos conforme as demandas das linha. “É uma ação com balanço extremamente positivo. O percurso do Terminal do CPA I até o Porto, que demorava de 45 minutos a uma hora, hoje é feito em 30 minutos”, diz.

Diante disso, a Pasta estuda a viabilidade de implantação nas avenidas João Gomes Sobrinho, Trabalhadores e Fernando Correa. “Nestes pontos a implantação ainda é avaliada pelos nossos setores de Trânsito e Transporte. Acreditamos que já há uma nova cultura em relação aos corredores, por isso a implantação em novos pontos seria mais tranquila do que foi em 2017”, comenta.

No período mencionado, foi realizada ostensiva campanha de conscientização e as autuações só passaram a ser aplicadas em 2018. É importante destacar que transitar na faixa ou via exclusiva regulamentada é infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito a multa de R$ 293 e perda de sete pontos na CNH.

O diretor de Transporte, Nicolau Budib, lembra que o monitoramento destes pontos é feito por meio de câmeras e também pela presença in loco dos agentes de trânsito. “Vale lembra que, além dos coletivos, também podem transitar pelas faixas exclusivas, a qualquer momento do dia, táxis com passageiros e veículos de emergência, como viaturas e ambulâncias”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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