conecte-se conosco


SEGURANÇA

Trotes aos números de emergência tiveram redução de 40% em 2020

Publicado


O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu 660.565 chamadas telefônicas aos números de emergência no período de janeiro a dezembro de 2020. Deste total, 41.389 registros foram trotes. Os dados demonstram que do total de ligações, 6% são chamadas falsas. O Ciosp é uma unidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Apesar do número de trotes, os 12 meses de 2020 registraram redução de 40%, se comparado com o mesmo período de 2019, quando o Ciosp recebeu pouco mais de 692 mil ligações e mais de 68 mil foram trotes.

As chamadas falsas ainda ocupam uma considerável parcela dos atendimentos do Ciosp. De uma média de 1.809 ligações recebidas diariamente, 113 chamadas correspondem a trotes, o que significa dizer que uma linha que poderia ser ocupada por uma situação de emergência está sendo utilizada para uma brincadeira com severas consequências.

Os trotes são considerados crime previsto no artigo 340 do Código Penal, passível de detenção de seis meses ou multa. No entanto, as consequências são maiores ainda se levar em consideração os prejuízos causados aos usuários que realmente estão passando por uma situação de emergência, além de gerar prejuízos econômicos aos cofres públicos.

Leia mais:  Escola Penitenciária recebe mais de 30 mil munições e 20 mil alvos para utilização em cursos de capacitação

É o caso dos registros de trotes com deslocamento de viaturas, que somaram 563 casos em 2020. De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel PM Victor Fortes, é necessário que as pessoas tenham consciência que essa “brincadeira de mau gosto” pode acarretar em prejuízos para a vida de terceiros.

“Toda a vez que há um trote em que há o deslocamento de viaturas para este atendimento, temos menos uma viatura que podia estar em outra região salvando uma vida, evitando um crime de roubo, furto ou mesmo fazendo uma ação preventiva de policiamento. Além disso, a pessoa que comete o trote ocupa um canal de ligação que poderia ser utilizado por um cidadão que precisa realmente das forças de segurança”, disse Fortes.

Ainda de acordo com o secretário adjunto, a redução nos índices de trotes aos números de emergência são fruto das campanhas realizadas pela Segurança Pública. Quando o cidadão liga em algum número de emergência ligado ao Ciosp, uma mensagem alerta sobre a prática criminosa de trotes.

Leia mais:  Servidores apreendem drones e evitam entrada de celulares e drogas em unidade penal

“Com o sistema de bina e outras tecnologias que o Ciosp possui auxiliam na identificação das chamadas consideradas trotes, evitando o deslocamento de viaturas, bem como na identificação dos infratores que cometem este tipo de prática”, finalizou Fortes.

Outras ocorrências

O Ciosp é responsável por receber chamadas dos números de emergência da Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193), Secretaria de Mobilidade Urbana (118), Defesa Civil (199), Guarda Municipal (153) e Polícia Rodoviária Federal nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Além dos números de denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), Disque Denúncia Nacional (181).

É por meio do Ciosp que é feita o envio de pessoal e viaturas em atendimento às ocorrências, além do videomonitoramento das duas cidades. As ocorrências com despacho de viaturas chegaram 151.479, número maior do que em 2019, quando 145.433 ocorrências receberam o apoio de viaturas.

Já o maior registro foi o de ocorrências emergenciais, com 203.017 ligações. As denúncias somaram 7.963 registros. Entre as ligações recebidas pelo Ciosp, grande parte dos registros foram por perturbação do sossego público, aglomeração, lesão corporal, incêndios e ameaças.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

SEGURANÇA

Servidores apreendem drones e evitam entrada de celulares e drogas em unidade penal

Publicado

 

Profissionais da Penitenciária Major Elder Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (a 218 km ao Sul de Cuiabá) apreenderam, na tarde desta quinta-feira (14.01), dois drones que sobrevoavam a área interna da unidade. Um dos equipamentos transportava dois celulares e uma porção de substância que aparentava ser droga.

Os objetos estavam acoplados ao drone e a apreensão aconteceu próximo a um dos raios da penitenciária. A primeira ocorrência foi registrada por volta das 13h30. Um dos policiais penais, que fazia a guarda na unidade, visualizou o aparelho e conseguiu apreender.

Ainda na tarde desta quinta-feira, por volta das 15h30, um outro drone foi encontrado. Desta vez, o aparelho não carregava nenhum ilícito. Os equipamentos foram apreendidos e não houve presos.

(Sob supervisão da jornalista Hérica Teixeira)

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Policiais recebem elogio por socorrer família durante temporal
Continue lendo

SEGURANÇA

Policiais recebem elogio por socorrer família durante temporal

Publicado


Na manhã desta sexta-feira (13.01) o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, recebeu em seu gabinete o sargento Carlos José da Silva e o soldado Leodson Luiz Mendes Pereira para um ato de elogio formal. Os dois policiais salvaram uma família cujo carro ficou ilhado na enchente provocada pelo temporal que caiu sobre Cuiabá no último domingo (10).

Lotados na 21ª Companhia de Polícia Militar do Centro, o sargento Carlos e o soldado Luiz faziam rondas na região central quando depararam com uma família dentro de um Fiat Uno. O veículo estava parado na Avenida Tenente Coronel Duarte parcialmente coberto de água com três ocupantes, um casal e uma criança de quatro anos.

Sem conseguir seguir trafegando pela via, a família corria riscos de ser arrastada pela enxurrada. Os dois policiais retiram os três ocupantes do carro e os levaram para um local seguro.

Durante a entrega do elogio o coronel Assis destacou o senso de responsabilidade e compromisso dos dois policiais com a missão maior da Polícia Militar, que é ‘servir e proteger’ mesmo em situações que representem riscos à própria vida.

Leia mais:  Assembleia Legislativa aprova emendas para realização de concurso da PMMT

“Além de exemplo a todos os policiais militares, o ato desses policiais faz com que a sociedade compreende a dedicação, a coragem e o risco a que estão submetidos os nossos policiais”, completou o coronel Assis.

Os policiais receberam o elogio ao lado de familiares, do comandante da 21ª Cia Centro, tenente-coronel Corrêa Júnior, e de outros oficiais do Comando Geral da PMMT.

SARGENTO HOMENAGEADA

Com um longo currículo como voluntário do Programa de Resistência à Drogas e Violência, a sargento Sandra Aparecida da Silva também recebeu elogio do comandante geral.

Há quase 10 anos ela interpretando o Leão, mascote do Proerd, nas atividades educativas e recreativas de prevenção às drogas. No calor escaldante de Cuiabá, Sandra passa horas vestida a pesada roupa do personagem símbolo do Proerd, o Leão, alegrando as crianças e adolescentes.

Presente em ações educativas, eventos culturais e festivos, como a entrega de presentes e cestas básicas da Operação Natal Feliz, realizada no final de 2020 pela PM, em parceria com a primeira dama Virgínia Mendes, a sargento Sandra não só leva alegria, chamando a atenção para os perigos do consumo de droga.

Leia mais:  Escola Penitenciária recebe mais de 30 mil munições e 20 mil alvos para utilização em cursos de capacitação

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262