conecte-se conosco


CIDADES

Várzea Grande emite SIM para ramo de embutidos cárneos visando qualidade dos produtos

Publicado

Mais uma empresa várzea-grandense conquistou seu registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Várzea Grande. O SIM de número 005 emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável é para embutidos cárneos e tem o objetivo controlar a fabricação, a manipulação, a qualidade sanitária e a distribuição dos produtos de origem animal no município.

PMVG – “Várzea Grande exige a regularização das empresas para garantir a qualidade, a sanidade e a segurança alimentar à população, assegurando a procedência dos produtos de acordo com legislação municipal. O SIM é a garantia do emprego da higiene, das boas práticas, da rastreabilidade e da conformidade documental das empresas”, afirmou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Helen Farias.

Segundo a secretária, cresce a cada dia, a procura de empresas pelo registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “Esta é a quinta empresa registrada, os outros quatro registros se referem a pescado e também foram alcançados na atual gestão da Prefeita Lucimar Sacre de Campos, que tem como meta de incentivar as empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade para ofertar ao consumidor alimentos com qualidade”, acrescentou.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do SIM da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Glaucy kelly Enciso Alves, o registro para embutidos cárneos permite que a empresa comercialize seus produtos de origem animal, como por exemplo, linguiças, cortes especiais, almôndegas, quibes, produtos temperados, frangos caipiras, suínos e bovinos, queijo, ovos, mel, doces e outros gêneros, com qualidade. “Nós da Prefeitura, orientamos e inspecionamos o local e a higienização do produto oferecido ao consumidor, levamos informações – educação sanitária – que visam promover a sanidade e a segurança alimentar, bem como, reforçamos a necessidade de credenciamento ao SIM seguindo a legislação municipal”.

Leia mais:  Prefeito parabeniza Dona Domingas por alta honraria recebida da UFMT

A coordenadora também acrescenta que a implantação do Serviço de Inspeção Municipal também é de fundamental importância para aliviar os custos para a pequena e média empresa, e para os empreendedores e pequenos produtores familiares. “As empresas ou empreendedores que queiram registrar o seu estabelecimento no SIM, o trâmite é simples. Não há burocracia. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, protocolar o requerimento solicitando o registro para uma determinada atividade e nós analisaremos o pedido para a concessão, além de orientá-los. O SIM dá oportunidade para que todos possam se adequar, produzir e comercializar seus produtos devidamente inspecionados, ou seja, com o registro não há risco de apreensão dos produtos porque periodicamente, a cada 10 ou 15 dias, ou ainda intervalos menores no caso de embutidos realizamos visitas periódicas para garantir a qualidade, além de orientar e proporcionar capacitações”, enfatiza.

Como explica a secretária Helen Farias, o SIM, integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a partir deste ano também o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT), que poderá ser solicitado adesão ao MAPA para que o produto municipal venha a ser comercializado no Estado e até mesmo nacionalmente. “O credenciamento ao SIM é uma obrigação dos estabelecimentos e cabe ao Município orientar para que alcançem essa chancela. O SIM vale para atividades como: abate de animais e seus produtos, ao pescado e seus derivados, ao leite e seus derivados, aos ovos e seus derivados e mel e cera de abelhas e seus derivados. Todos os segmentos que processam, produzem e manipulam essas cadeias produtivas devem ter o registro no SIM, esses empreendimentos só têm a ganhar na garantia da higienização e qualidade dos produtos que vão expor ao comércio”, reforça.

Leia mais:  Secretaria planeja capacitação junto à mulheres agricultoras

Vale ressaltar que a certificação do SIM habilita o estabelecimento a produzir e comercializar seus produtos somente dentro dos limites de Várzea Grande. A solicitação para comercialização estadual junto ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT) também ocorre via Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, porém em etapas posteriores.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Comentários Facebook

CIDADES

Secretário de Educação suspende eleição de gestores escolares por determinação do MP

Publicado

por

Jorge Pinho

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, determinou a suspensão imediata do processo de eleição para gestores da rede pública municipal, em cumprimento a recomendação da Procuradoria Geral do Município e do Ministério Público Estadual.

Segundo ofício encaminhado pela 8ª Promotoria de Justiça Cível Tutela Coletiva da Educação, cujo titular é o promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior “em que pese o disposto na Lei de Gestão Democrática (Lei nº 5956/2015), sobre a escolha de diretores e coordenadores de unidades de ensino municipais, sabe-se que o Supremo Tribunal Federal em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade já firmou jurisprudência no sentido da inconstitucionalidade de norma que previa eleições diretas para direção de instituições de ensino mantidas pelo poder público”.

De acordo com o secretário, todas as informações solicitadas pelo Ministério Público serão repassadas. “O processo de eleição está suspenso no ponto em que se encontra. Já comunicamos ao Ministério Público e ao Sindicato da categoria, a suspensão do Edital, para que possamos fazer os ajustes necessários de acordo com a decisão do Superior Tribunal Federal”, ressaltou Alex Vieira Passos.

Leia mais:  Espaço de descarte de lixo é transformado em praça com academia ao ar livre e playground

O secretário disse que qualquer informação a respeito do processo eleitoral será comunicada pela gestão municipal aos interessados, por meio dos canais oficiais. “As etapas do processo estão suspensas até que a gestão e os órgãos de controle se sentem e construam uma saída jurídica possível. Não acreditem em fake news. As informações oficiais serão repassadas pela gestão municipal”, finalizou Alex Vieira Passos.

Veja anexo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Museu do Rio recebe festival de celebração ao Dia da Consciência Negra

Publicado

por

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Museu do Rio recebe nesta quarta-feira (20) o Festival Kwanzaa. O evento, marcado para começar às 19h, tem em sua programação apresentação musical do grupo Cangoma e samba com Bia Boréu, o siriri do grupo Flor do Campo, o cururu do Tradição Cuiabana do Coxipó, a dança afro da Cia Ayoluwa, a apresentação teatral do Grupo Cênicos com a peça “Julieta e Romeu, além de exposição de roupas e acessórios de Diela Tamba e penteados afros com Ana Fashion. O evento é gratuito e é realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Do swahili, língua banto com maior número de falantes no continente africano, “Matunda ya Kwanza” é a celebração dos “primeiros frutos”, que se refere a memória africana da colheita, ritual de grande importância ancestral na construção identitária dos povos africanos. Assim, Kwanzaa nasce recriando o vínculo entre afrodescendentes e suas raízes.

O festival se consagra na Capital como espaço de representatividade e valorização da cultura afro-brasileira. “É uma ação de valorização da cultura afrodescendente dentro de Cuiabá, para fortalecer o combate à desigualdade racial. É, sem dúvidas, um instrumento a mais para expressarmos os ideais da gestão humanizada, que é a promoção da igualdade social”, comentou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

Leia mais:  Espaço de descarte de lixo é transformado em praça com academia ao ar livre e playground no Jardim Kennedy

Em seu terceiro ano de bons frutos em Cuiabá, o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, declara que a realização do Kwanzaa tem por objetivo a promoção de ações culturais de identidade africana, a fim de evidenciar as contribuições e conquistas do povo afro-brasileiro na construção de Cuiabá em suas tantas esferas como sociedade.

“É importante marcar a data para que o movimento se solidifique, cresça e ganhe cada vez mais espaço em Cuiabá. Porque a celebração do Dia da Consciência Negra é na verdade todo um mês de eventos que se inicia na Lavagem das Escadarias, que promove a tolerância religiosa e que este ano, vai culminar com um evento no MISC. Para a Secretaria de Cultura é importante que haja esta inclusão das manifestações da cultura afro nos eventos do Município e é para isso que trabalhamos”, concluiu o secretário-adjunto.

SERVIÇO

O que: 3ª edição Festival Kwanzaa

Quando: quarta-feira (20), às 19h

Onde: Museu do Rio, Orla do Porto de Cuiabá

Evento gratuito

 

Leia mais:  Novas equipes entram em campo pelo Bola Cheia

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262