conecte-se conosco


Cuiabá

Vistoria constata falta de medicamentos e médicos no centro de referência da covid-19 municipal

Publicado


Da assessoria

O vereador Diego Guimarães (Cidadania) constatou a falta de medicamentos e médicos no centro de referência contra a covid-19 do município de Cuiabá. A averiguação foi feita em uma visita ao Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, onde estão localizados os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento do coronavírus.

O vereador acompanhado do colega Paccola (Cidadania) visitou ala por ala do centro e verificou a falta de insumos e médicos. “Em ambas as farmácias do local verificamos falta de alguns medicamentos que estão sendo utilizados no protocolo de enfrentamento da covid-19 pelos médicos. A ausência de médico na ala pediátrica e infantil realmente acontece. Está faltando bombas de fusão nos leitos e em outros estava sendo utilizado ventilador de UTI móvel o que não pode ser utilizado em UTI fixa”, explica o vereador.

Acompanharam a visita a secretária de Saúde, Ozenira Félix e também um técnico do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Ozenira afirmou que a falta de médicos na ala pediátrica já está sendo resolvida e um contrato foi assinado para que seja iniciado o atendimento, mas não deu prazo.

Diego tentou visitar o local na quinta-feira (25) para verificar se procedia que os 38 leitos estavam impedidos de estar no sistema SUS por falta de médicos e medicamentos. Porém, sua entrada não foi permitida. Após ter feito a reclamação publicamente, a secretária entrou em contato com o parlamentar.

“Vamos emitir um relatório dessa vistoria. Tem muitas falhas no atendimento, falta de equipamento e material humano que ensejou nesse bloqueio. Nosso desejo é colaborar para que isso não permaneça já que estamos no pico da covid-19 e precisamos o quanto antes desses leitos disponíveis para a população”, ressaltou o vereador.

Assessoria de Imprensa Vereador Diego Guimarães

Leia mais:  Projeto prevê priorização de professores, quilombolas e indígenas na vacinação

Comentários Facebook

Cuiabá

Idosos comemoram vacinação e elogiam novo polo implantado pela Prefeitura de Cuiabá

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Idosos da região sul de Cuiabá comemoraram imunização contra a Covid-19, no novo polo de vacinação instalado no Sesc Balneário, que começou nesta quarta-feira (14). No local estão sendo atendidos a princípio os idosos de 65 a 69 anos. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de maneira presencial.

“Eu estava aguardando ansiosamente, só não sabia quando ia acontecer. Aqui ficou ótimo a localização, mais perto para gente que mora para esses lados. Graças a Deus não peguei a doença, sempre tomei todos os cuidados e hoje não tenho do que reclamar, o atendimento foi ótimo”, disse Antônio Eugenio Ribeiro, 69 anos, após receber a primeira dose da vacina.

Acompanhado do neto, Wellington Francisco Ribeiro, que também relatou o sentimento de alívio, os dois agora aguardam pela data da 2ª dose da vacina. “A gente fica menos preocupado, porque todo dia ouvimos e vemos gente morrendo dessa doença. Além disso, o atendimento aqui foi ótimo bem rápido, e principalmente sem aglomeração”, afirmou.

A moradora do bairro Tijucal, Maria Aparecida Lopes, de 66 anos, também foi uma das que ficaram felizes após ser imunizada. Com sorriso no rosto, ela contou a respeito da ansiedade sentida pela vacina, desde que começou a campanha contra o vírus.

Leia mais:  Nove bairros recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães

“Eu estou me sentindo muito aliviada, porque estava esperando com muita ansiedade essa vacina, e graças a Deus chegou a minha vez. Estava sempre me cuidando em casa, me isolei e não peguei essa doença. Esse polo de vacinação ficou muito bom aqui, porque daqui [do Tijucal] até o Centro de Eventos seria muito longe. Eu gostei da estrutura e da organização toda”.

A filha de Maria, Katia Cristina Cunha, retratou a felicidade bastante emocionada, já que segundo ela, a mãe tem comorbidades. “O alívio que eu sinto é muito grande, porque além da idade, ela é do grupo de risco, estava bem preocupada com isso, e até estávamos nos isolando dela por isso, porque ela tem diabetes, pressão alta e já fez cirurgia do coração. Agora ficamos mais tranquilos, sabemos que ainda não ta totalmente imunizada, porque falta a segunda dose, mas o sentimento é de alívio e felicidade”, contou.

Agamenon Ribeiro, de 68 anos, também falou sobre o sentimento de felicidade após receber a vacina. O neto dele, Kaleb Matheus Ribeiro, que o acompanhava, elogiou o novo polo e por estar facilitando a vacinação para quem mora na região. “Agora é menos um risco, graças à Deus a primeira dose chegou, e em breve virá a segunda, e aí sim ele vai estar devidamente imunizado. Como moramos em chácara na região do Coxipó, esse polo aqui ficou bem perto, fora o atendimento que está nota 10, o pessoal atende muito rápido, são educados e tiram todas nossas dúvidas”, elogiou.

Leia mais:  Juca apresenta indicações e pede auxílio aos profissionais da saúde da linha de frente do combate à covid-19

APÓS O CADASTRO NO SITE ESTAR PRONTO, PARA SABER O DIA E HORÁRIO DO AGENDAMENTO, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

-Entre no site www.vacina.cuiaba.mt.gov.br;

-Clique em PRÉ CADASTRO;

-Clique em CONSULTAR CADASTRO;

-Preencha com o número do CPF e clique em CONSULTAR CADASTRO;

-No fim da página, aparecerá a data e o horário do agendamento. Clique no desenho da     impressora para gerar o QR Code. Imprima ou tire um print do QR Code para levar no dia que for se vacinar.

-Caso a pessoa tenha feito o cadastro no site, mas ainda não apareceu seu agendamento, ela entrará em uma fila de espera e será agendada nos próximos dias, sempre seguindo por ordem cronológica de cadastro.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cuiabá

Cuiabá é a capital do Centro-Oeste com segundo melhor percentual de aplicação de doses da vacina contra a covid-19

Publicado


Davi Valle

Clique para ampliar

Cuiabá é a segunda melhor capital do Centro-Oeste em percentual de aplicação das doses recebidas para a campanha de imunização contra a covid-19, com 62,7% de aplicação, estando à frente do Distrito Federal e de Goiânia, que registram 56% e 36,7%, respectivamente, segundo a plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde, na tarde desta quarta-feira (14). O site é atualizado diversas vezes ao longo do dia, conforme os Municípios alimentam o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). 

O bom desempenho ocorre mesmo com o fato de Cuiabá ser a capital da região que menos doses recebeu do Ministério da Saúde: 122.067, enquanto o Distrito Federal recebeu 632.310, sendo a que mais doses recebeu do governo federal. Por outro lado, o próprio Ministério da Saúde informa que, no cálculo do percentual de aplicação, entram doses reservadas à segunda aplicação, que devem ser utilizadas apenas dentro do intervalo recomendado entre a primeira e segunda dose, que varia de acordo com o fabricante. 

É isso o que explica, por exemplo, porque Cuiabá estava com 71,8% de aplicação há duas semanas e agora está com 62,7%. Em abril, chegaram para Cuiabá três remessas de vacinas que totalizam 37.345 doses. Dessas, 27.079 são exclusivas para segunda aplicação. Uma parte já foi utilizada nesta semana e a maioria somente poderá ser utilizada a partir do dia 20 de abril e outra parte no dia 28 de abril e ainda no início de maio. 

Leia mais:  Juca apresenta indicações e pede auxílio aos profissionais da saúde da linha de frente do combate à covid-19

O prefeito Emanuel Pinheiro destaca que a Capital mato-grossense segue à risca o Plano Nacional de Imunização (PNI) inclusive as bulas das vacinas, priorizando a excelência no atendimento à população. “A nossa meta e o nosso maior sonho é ver todos os cuiabanos imunizados e livres da covid-19. Por isso, estamos trabalhando com método e organização, cumprindo as determinações da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), que regulamenta o uso das doses enviadas para o estado; bem como as recomendações dos órgãos de controle, no intuito de juntos, promovermos a real imunização da nossa gente. Uma coisa é vacinar, e outra, muito mais salutar, é a imunização, como minha equipe técnica gosta de lembrar. E para isso, precisamos agir com seriedade e transparência. Hoje Cuiabá é a segunda melhor capital do Centro-Oeste no quesito aplicação das doses recebidas e estamos acima da média regional, que é de 62%, enquanto nós estamos com 62,7%. Poderíamos estar melhor colocados, se não fosse o fato da maior parte das doses serem para segunda aplicação”, destacou. 

Leia mais:  Márcia Pinheiro destaca a campanha Vacina Solidária em posse da APDM; Sinop irá replicar iniciativa

Pinheiro afirmou ainda que com a descentralização da vacinação ocorrida ao longo desta semana, assim que chegarem novas remessas de doses para primeira aplicação, Cuiabá irá atingir patamares ainda melhores. “Nesta semana, graças à parceria com diversas instituições, como a FIEMT, a Fecomércio, a Universidade Federal de Mato Grosso, abrimos novos polos de vacinação no SESI Papa, na UFMT e no balneário do SESC e, com isso, nosso potencial de aplicação de vacinas passou de 1,5 mil para 4 mil doses por dia. Assim que Cuiabá receber mais vacinas para primeira aplicação, conseguiremos atingir ainda mais idosos”, frisou.

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262