conecte-se conosco


CIDADES

“Xadrez na Praça” leva tabuleiro gigante, oficinas e torneios para a Praça Alencastro

Publicado

Michel Alvim

O projeto “Xadrez na praça” inicia suas atividades neste sábado (09), na Praça Alencastro. Na programação, oficinas para iniciantes, torneis para os que já se arriscam no tabuleiro, com disputas entre alunos de escolas de Cuiabá em um xadrez gigante. O encontro, que acontecerá semanalmente, tem participação livre e gratuita, das 9h às 11h30, retorno após o almoço das 15h às 18h. O evento é realizado pelo Clube de Xadrez, comandado pela Federação Mato-grossense de Xadrez e tem apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

O projeto “Xadrez na Praça” aos finais de semana, retoma suas origens de quando os adeptos da modalidade de tabuleiro se juntavam para partidas na Praça da Mandioca. A proposta é promover tardes de desafios e torneios, além de oficinas para iniciantes.

“A intenção é democratizar o acesso ao xadrez, que é um esporte que desenvolve a concentração, a memória e a inteligência cognitiva. Hoje muitas instituições de ensino tem a prática do xadrez no currículo escolar”, explica Cleiton Marino Santana, diretor técnico da Federação Mato-grossense de Xadrez.

Leia mais:  As inscrições para os interessados no Processo Seletivo da Educação vão até o dia 17 de novembro

Além do evento na praça, o Clube de Xadrez realiza suas reuniões todas às terças e quintas-feiras, das 18h às 21h. Os encontros ocorrem no antigo Clube Feminino, atual sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A participação é gratuita, com idade mínima de 7 anos e não é necessário saber jogar, pois são oferecidas aulas e treinamentos.

O Clube, que existe desde 1998, mas passou por um hiato, ganha local e horário fixos para as reuniões com a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Federação Mato-grossense de Xadrez. “Mais uma atividade incentivada pela gestão Emanuel Pinheiro, que se preocupa com a inclusão e o lazer dos cuiabanos. A Secretaria está aberta para que as pessoas ocupem seu espaço, para quem se interessa pelo desenvolvimento intelectual venha frequentar o Clube de Xadrez e interaja de forma lúdica”, comenta o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo. 

Para participar do Clube de Xadrez basta comparecer às reuniões no horário combinado. Crianças a partir dos 7 anos já podem iniciar no esporte e não há limite de idade, todos são bem-vindos e a participação é gratuita. Mais informações sobre o Clube de Xadrez e sobre o projeto “Xadrez na Praça” pelo telefone (65) 9 9951-1741 com Manfrin ou pelo (65) 9 9662-7072 com Cleiton.

Leia mais:  Prefeito determina exoneração de coordenadora da Alimentação Escolar

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook

CIDADES

Prefeito entrega praça no bairro Coophamil e homenageia radialista

Publicado

por

Luiz Alves

Os moradores do bairro Coophamil, localizado na região Oeste da Capital, passam a contar com um novo espaço de lazer. Isso porque, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, inaugurou na noite da última quinta-feira (14), a Praça William Gomes. O local foi batizado em homenagem ao radialista, professor e morador da comunidade. Situada na Rua Valdir Morbeck, a área foi totalmente revitalizada e beneficiará cerca de 4.500 habitantes da localidade.

Por meio de um trabalho realizado em parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, o Município executou uma completa transformação do local. Agora, o local, que antes gerava insegurança à população, poderá ser utilizado para o desenvolvimento de atividades físicas e de integração social.

“Meu amigo particular, conhecia há mais de 30 anos William Gomes, o mineiro mais cuibano que muitos. Deixo a nossa saudade, de um grande homem, de um gande professor e radialista de uma origem simples. Essa praça eterniza o nome e a memória de William, uma área de lazer que vai dar alegria e qualidade de vida para a população, que era o que ele mais fazia em vida”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Na praça, foram realizados os serviços de jardinagem e paisagismos, instalação de iluminação de LED, de bancos e lixeiras, pintura e construção de pista de caminhada. Além disso, fizeram parte da revitalização, a edificação de uma academia ao ar livre, incluindo equipamentos para pessoas com deficiência, e um playground, voltados para a recreação das crianças.

Leia mais:  Jardim União é a 55ª comunidade beneficiada com o Mutirão da Limpeza em 2019

“Este é um espaço que a comunidade agora pode fazer uma caminhada com segurança, fazer exercícios com segurança. O prefeito tem nos pedido sempre a iluminação de LED pela qualidade e luminosidade. Transformamos este quarteirão para que vocês tivessem mais qualidade de vida. Só este ano já fizemos mais de 40 praças como essa e continuaremos a entregar uma por semana até o fim da gestão, cumprindo um plano de governo de um prefeito comprometido com o social e com todos os bairros de Cuiabá”, declarou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

O Município tem expandido esses espaços para todas as regiões da cidade, alcançando pessoas que outrora se viam excluídas desse tipo de benefício. Desde 2017, o trabalho já resultou na criação de mais de 40 praças e dois novos parques municipais. O planejamento do prefeito Emanuel Pinheiro é entregar, até dezembro de 2020, uma praça por semana.

“Esta obra é uma luta de todos aqui presentes. Eu não tenho vergonha de dizer que apoio esta gestão, eu vim aqui para entregar uma obra que representa o compromisso da gestão. A Câmara é parceira desta administração que significa a evolução da nossa qualidade, acabando com bolsões de lixo e levando qualidade de vida para a nossa população”, declarou o vereador por Cuiabá, Toninho de Souza.

Apaixonado pelo linguajar cuiabano, Willian escreveu também o “Dicionário Cuiabanês”, que faz a tradução de alguns palavra e dizeres do dialeto regional. A lei que assegura a homenagem ao professor e comunicador é de autoria do vereador Toninho de Souza.

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro inaugura praça que homenageia radialista William Gomes

Eu quero agradecer a comunidade presente para esta homenagem maravilhosa ao William. Quero agradecer a todas as autoridades, eu não tenho palavras. Ele foi um marido e companheiro maravilhoso até o último dia de vida dele”, agradeceu emocionada esposa do radialista homenageado, Circe Anunciação.

A praça leva o nome de William Gomes, falecido em 29 de janeiro de 2017. Além de morador da comunidade, ele era considerado um dos maiores radialistas de Mato Grosso. Ícone da cultura cuiabana, o comunicador nasceu em Minas Gerais, mas mudou-se para Mato Grosso ainda criança. Aqui, foi ainda professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Merecidamente, William Gomes recebe o nome dessa praça. Ele foi um dos melhores historiadores que Cuiabá já teve. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro, meu amigo, por atender as demandas do bairro Coophamil por mais este espaço de lazer que a comunidade tanto esperava. Um espaço que agora tem segurança, esta iluminado e é um dos mais bonitos de Cuiabá”, disse o presidente do bairro Coophamil, Profeta.

Estiveram presentes também na cerimônia de entrega o deputado Federal por Mato Grosso, Emanuel Pinheiro Neto, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales e os vereadores Misael Galvão, Xavier e Valter Arruda.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

CIDADES

Secretaria planeja capacitação junto à mulheres agricultoras

Publicado

por

A titular da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, participou de uma reunião com representantes da Associação das Mulheres Agricultoras da Comunidade 21 de abril, na terça-feira (12). O objetivo da reunião foi planejar a realização de cursos e capacitações voltados ao setor.

Na opinião de Débora, a premissa do diálogo como base para a formulação de ações é uma das características de uma gestão eficiente, que busca entender as demandas da população. Diante disso, uma série de encontros e audiências públicas tem acontecido ao longo do ano.

Ela lembra que, no mês de outubro, participou de audiência pública na Câmara Municipal, onde falou exclusivamente sobre incentivos à agricultura familiar. “Assim conseguimos agir com maior efetividade, entregando o que a aqueles moradores realmente precisam e não o que nós achamos que eles precisam”, diz.

De acordo com a secretária, as ações fazem parte da proposta do prefeito Emanuel Pinheiro de humanização da produção rural. “Destacamos por exemplo, a abrangência dos programas de Aquisição de Alimentos e de Alimentação Escolar, que são de extrema importância para as comunidades beneficiadas”, finalizou.

Leia mais:  Curso capacitou servidores para formação de comissões de heteroidentificação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262