Connect with us

Várzea Grande

Kalil Baracat dá a largada e entrega prêmio durante 37ª Corrida de Reis

Published

on

Ao participar do início ao fim de uma das maiores corridas de ruas do país, Kalil Baracat, destacou o fomento gerado pelo evento a diversos setores como bares, restaurantes, hotéis, táxis e motoristas de aplicativo à vendedores ambulantes. Isto sem falar na promoção da saúde, disciplina e cidadania.

Uma multidão de mais de 25 mil corredores, dos quais 15 mil oficialmente inscritos na prova, tomaram conta da Avenida Doutor Paraná, próximo à ponte Sergio Motta, em Várzea Grande, logo nas primeiras horas deste domingo (19). O prefeito, Kalil Baracat, foi o responsável por acionar a largada da 37ª edição da Corrida de Reis, a maior do Centro-Oeste e uma das maiores corridas de ruas do país. O gestor participou do início ao fim do evento e prestigiou os atletas com a entrega das premiações.

“É um evento muito importante, foi retomado agora após ter sido interrompido em 2021 devido à pandemia da covid-19. A Corrida de Reis fomenta não somente o esporte e a saúde, mas também a cidadania e economia local, visto que a cidade recebe inúmeros atletas de outras cidades, outros estados e até de outros países para participar da prova. Agradeço aos organizadores e a todos os trabalhadores envolvidos que tornaram possível essa linda festa”, declarou Kalil Baracat, logo após a largada.

Na premiação, já em Cuiabá, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em frente à Praça das Bandeiras, Kalil Baracat entregou à vencedora da categoria feminina da 37ª Corrida de Reis, a atleta da Etiópia Mestawuti Fikir Truneh, a medalha, troféu e um cheque de R$ 40 mil. A atleta tem 22 anos e venceu a prova de 10 km com o tempo 33 minutos e 58 segundos.

Leia mais:  Prefeitura capacita mais de 1,6 mil pessoas pelo programa "Qualifica + VG"

“É emocionante ver de perto que a cada quilômetro percorrido, os atletas defendendo causas como saúde, esporte, lazer, liberdade, dignidade e educação, carregam bandeiras, fazem brincadeiras e se divertem. E os atletas de alto rendimento dão exemplo de dedicação e profissionalismo, e se tornam modelos a serem seguidos pelas futuras gerações. Todos que participaram dessa grande festa, corredores, população e organizadores, estão de parabéns”, pontuou o gestor.

Na categoria masculina, o primeiro atleta profissional a cruzar a linha de chegada foi o ugandês, Maxwell Kortek Rotich, de 24 anos. Ele completou a prova em 28 min e 54 segundos. Eunice Rosa, de 48 anos, moradora do bairro Jardim Imperial, em Várzea Grande, não chegou entre o grupo de elite, mas se sentiu vitoriosa ao finalizar a prova. “Eu já corro há três anos, também ando de bicicleta. Nada é impossível, é preciso ter disposição de cruzar a linha de chegada e receber essa medalha”.

Marilene Aparecida da Silva, 52 anos, moradora do bairro Jardim Vitória em Cuiabá, já corre há 15 anos e chegou a competir em outros estados brasileiros. “Comecei a correr para melhorar a saúde, tive que fazer cirurgias em joelhos e obesidade, tinha ansiedade e depressão, e, o esporte me curou. Cada linha de chegada que eu cruzo é um incentivo a mais para continuar”, declarou.

Prêmios em dinheiros e troféus foram entregues aos cinco primeiros ganhadores das categorias masculino e feminino, além de categorias especiais e por idade. Todos os demais participantes que finalizaram a prova receberam medalhas. De acordo com os organizadores da corrida, 68% dos corredores oficiais são de Cuiabá, 18% de Várzea Grande e 14% de outros estados e países. Os números também mostram pessoas de quatro países inscritos, incluindo o Brasil e de 16 estados brasileiros. Ao menos 4,4 mil pessoas correram pela primeira vez nesta edição, sendo 55,87% homens e 44, 13% mulheres.

Leia mais:  Gestores da Rede Municipal participam do Programa de Formação de Lideranças Educacionais

O evento é organizado por meio de parceria entre a Rede Mato-grossense de Comunicação (RMC) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A Prefeitura de Várzea Grande também foi importante parceira, por meio das Secretarias de Viação, Obras e Urbanismo de Várzea Grande; de Saúde; de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; de Defesa Social e da Guarda Municipal.

ECONOMIA

Além dos atletas profissionais que veem acompanhados de equipe técnica e alguns familiares, a corrida de rua de também atrai corredores amadores e turistas, o que fomenta também a economia local principalmente os setores de hotéis, bares e restaurantes. De acordo com os organizadores, o evento também fomentou setores de confecção de uniformes, camisetas, além do varejo de artigos esportivos em geral.

“Muitos hotéis chegaram a 85%, 90% e até 100% da lotação. A Corrida de Reis é muito expressiva e com certeza movimentou a economia aqui em Várzea Grande e Cuiabá. Pelo menos nos setores de gastronomia e hoteleiro”, informou o presidente do sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do Estado de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro.

Comentários Facebook

Várzea Grande

Prefeitura de VG quita folha salarial de junho

Published

on

Pagamento referente ao mês atual vem cheio de expectativas para os 78 novos servidores que passaram a integrar, a partir do dia 1º, o quadro de efetivos do Município após aprovação em concurso público.

Por Marianna Peres – A Prefeitura de Várzea Grande quita amanhã, 30, a 17ª folha salarial da gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB). Por mais um mês, o Município segue de forma rigorosa o calendário de pagamento que define que os proventos sejam pagos antes da virada do mês, até o último dia útil.

A folha de junho será especial para 78 colaboradores que no último dia 1º tomaram posse como servidores municipais, após aprovação em concurso público e receberão o primeiro salário. Ao todo, Várzea Grande estará efetuando o pagamento a cerca de 6 mil funcionários, injetando na economia local mais de R$ 35 milhões. Cifras essas que pontualmente são movimentadas antes da virada do mês, fomentando empresas – que podem se planejar para receber pagamentos e ampliar fluxo de caixa no período – e especialmente tranquilidade ao servidor que sabe que pode contar com salários em dia para melhor organização do orçamento doméstico.

Leia mais:  Gestores da Rede Municipal participam do Programa de Formação de Lideranças Educacionais

O prefeito Kalil Baracat diz que a valorização profissional do servidor não pode ser expressada apenas com salário em dia. “Pagamento na data combinada é obrigação, dever do empregador. O que estamos fazendo aqui em Várzea Grande é buscar a valorização por completo. Chamamos todos os aprovados do último concurso e assim ampliamos a oferta de mão-de-obra no nosso sistema público municipal. A valorização do servidor passa pelas condições de trabalho, ampliação do quadro funcional e foca, especialmente na concessão dos Reajustes Anuais (RGA) e enquadramento e nivelamento das categorias. Abrimos o ano com reajuste de 7%, em seguida promovemos a elevação de nível de todos servidores até o último nível de direito. Trabalhamos agora para que o nivelamento por classe, por títulos, seja automático em Várzea Grande”.

O prefeito frisa que o calendário salarial, que é elaborado todo início do ano, é e será rigorosamente cumprido. “Nossos servidores podem planejar seu orçamento doméstico sem qualquer receio de ‘furos’, já que o salário cai em conta sempre no último dia útil do mês. O salário em dia é uma forma de mitigar os efeitos da inflação em dois dígitos que corrói o poder de consumo. Não abrimos mão dos investimentos, dos salários em dia e da garantia de direitos aos servidores”.

Leia mais:  Vacina contra gripe é liberada para toda a população em Várzea Grande

Kalil faz questão de ressaltar que embora haja adversidades no cenário macroeconômico, existe, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), uma posição bastante confortável de Várzea Grande. “Mesmo ampliando os gastos com a folha ao cumprir diretos dos servidores como pagamento do RGA e do nivelamento funcional, posse de novos servidores, o nosso gasto com pessoal, incluindo a Administração Direta, quanto ao Departamento de Água e Esgoto (DAE) e o Instituto de Previdência (Previvag), representa 42,71% da receita. O limite prudencial é de 51,30% e o teto de gastos, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em 54%. Existe todo um esforço da gestão para garantir compromissos de campanha e manter o ritmo de investimentos”, pontuou o prefeito.

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

Prefeitura capacita mais de 1,6 mil pessoas pelo programa “Qualifica + VG”

Published

on

O programa é coordenado pela Secretaria de Assistência Social em parceria como Governo do Estado e órgãos do terceiro setor. A ação tem como público-alvo as famílias de baixa renda.

Disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego e distribuição de renda por meio da capacitação profissional. É nesta esteira que segue o programa ‘Qualifica + VG’ – promovido pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Governo do Estado e entidades do terceiro setor. Desde seu lançamento em fevereiro deste ano, mais de 1,6 mil pessoas foram capacitadas em mais de 80 cursos oferecidos gratuitamente. A ação tem como público-alvo as famílias de baixa renda.

De acordo com o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, não basta apenas ofertar vagas de trabalho. É preciso qualificar a mão de obra. “Por isso criamos esse programa que tem tido um grande alcance social gerando, ao mesmo tempo, uma oportunidade das pessoas melhorarem de vida. Várzea Grande é uma cidade pujante. Possui localização privilegiada. Estamos no entroncamento de três rodovias federais. De maneira que temos o dever de fazer com que boa parte dessa economia fique aqui, gerando emprego e distribuindo renda às nossas famílias”.

Leia mais:  Prefeitura de VG quita folha salarial de junho

O programa reúne diversos projetos de cursos de qualificação profissional de importantes parceiros da Prefeitura Municipal, que inclusive, desde o ano de 2021, já ofertaram e preencheram vagas de emprego de pessoas indicadas pela Administração Municipal após avaliação de currículo. “Com a inserção do programa ‘Qualifica + VG’ estamos conseguindo capacitar um número maior de profissionais, com foco no empreendedorismo, e também no processo de ensino e aprendizagem para aqueles que querem mudar de profissão ou se capacitar em mais numa área de atuação “.

O diretor-geral do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), João Bosco Lima Beraldo, disse que Várzea Grande está de parabéns pelos serviços realizados. “O IFMT tem satisfação e alegria em ter o Município como parceiro, em especial, no curso de Microempreendedor Individual, com uma oferta de 500 vagas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e beneficiárias de programas sociais. O curso é um dos mais procurados”.

O supervisor-geral do Senar-MT, Natalino Márcio Viana da Costa, disse que a parceria com a Prefeitura é um sucesso, uma vez que a cidade tem se destacado com 100% de aproveitamento nos cursos ofertados. “No ano passado, realizamos mais de 250 treinamentos. Neste ano, a projeção é de realizar, até a primeira quinzena de dezembro, 380 oficinas”, completou.

Leia mais:  Prefeitura leva assistência técnica de análise da água para pequenos piscicultores de Várzea Grande

O presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, que possui uma extensão de base em Várzea Grande, Benedito Francisco de Almeida, destacou que a parceria vem sendo consolidada com o Município na realização de treinamentos para a população local. “De janeiro a 20 de junho, foram realizadas 192 oficinas, com a capacitação de 1,9 mil alunos em Várzea Grande. Trabalhamos no fortalecimento de serviços sociais, oferecendo cursos e treinamentos, de forma gratuita, e com certificação de conclusão de curso, o que possibilita uma maior chance desse aluno se inserir no mercado de trabalho”, informou, ao anunciar mais 250 cursos para o segundo semestre.

QUALIFICA + VG

A marca foi criada para identificar os cursos dos parceiros da Secretaria de Assistência Social, com foco no público de vulnerabilidade e risco social, famílias inscritas no Programa Ser Família do Governo do Estado de Mato Grosso, atendendo jovens, mulheres arrimo de família, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.

  • Fonte: SECOM/VG

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana