Connect with us

Cuiabá

Abertura da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos é marcado pela premiação nas modalidades individuais

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da  Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou, na manhã deste sábado (28), a abertura oficial da 45ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos, no ginásio do Complexo Dom Aquino. A cerimônia foi marcada pela entrega da premiação aos vencedores das modalidades individuais.

No total, 47 escolas participaram desta primeira fase, com um público estimado de aproximadamente mil alunos. Os vencedores irão representar Cuiabá nos Jogos Estudantis Estaduais e Nacionais. Agora, a competição segue para o ciclo das coletivas, abrangendo as categorias de futsal, voleibol, basquete e handebol, divididas por duas faixas etárias de idade. A primeira B de 12 aos 14 anos e a A, dos 15 aos 17 anos. 

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o titular da Pasta, Aluízio Leite, desejou parabéns aos participantes, de modo geral, e pontuou o papel desempenhado pelo esporte de agente transformador na sociedade. “Meus parabéns aos professores, pais e alunos. O Esporte é sim integralizador da população, precisa e merece ser valorizado. Nessa defesa, que nós da Gestão Emanuel Pinheiro, dizemos que é uma honra ter aqui cada uma das instituições de ensinos, com mais de mil alunos inscritos, retomando com força total após dois anos, com muita alegria, fomentando as tradições cuiabanas”, disse em seu discurso. 

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

Campeão mundial pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), na França, o judoca cuiabano, Cristi Miranda, afirmou que seu maior sonho é conquistar uma vaga nos jogos olímpicos, levando consigo, o nome da capital mato-grossense aos quatros cantos do mundo. “Moro no bairro Alvorada e comecei bem jovem, com sete anos. Para mim é gratificante representar a minha cidade e estado em outro país. Consegui o título através de quatro vitórias e no final venci o francês em casa. Os meus planos são crescer e fazer carreira no esporte, porém, o maior deles é chegar, com certeza, nas olimpíadas”, relatou. 

A professora de luta olímpica da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena Educação, localizada no bairro Verdão, Luzia Fernandes, salientou a importância da inclusão das atividades lúdicas na grade escolar. “Para mim é uma honra muito grande fazer parte também. Temos alunos como  o Caio e Ângelo Café, por exemplo,  que se encontram e foram para outros países, carregando o nome o nome de Cuiabá e Mato Grosso, ambos de escolas públicas, mostrando que a soma de esforços faz toda a diferença, sejam elas quais forem”, disse a educadora. 

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

O encontro tem como finalidade promover a integração social e revelação de grandes talentos. Estiveram presentes a diretora municipal de Esportes, Patrícia Barcelos e o vereador Mario Nadaf. 

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano).  A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.

MARIA BARBANT – A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.

A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes.  “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”

Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Published

on

EMILY MAGALHÃES – O Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando nesta sexta-feira (05), 531 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

As oportunidades são para os cargos de açougueiro, analista de recursos humanos, atendente de lanchonete, carpinteiro de obras, mecânico de automóvel, operador de tratores diversos, polidor de automóveis, técnico em segurança do trabalho, vendedor pracista, vigia, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto, a van do Sine da Gente que integra o programa Pra Frente Cuiabá, atenderá a população do bairro Araés. A equipe se posiciona na quadra poliesportiva ao lado do Centro Comunitário, localizado na Rua Manoel Leopoldino, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana