Connect with us

Política

ALMT vai viabilizar recursos para reforma do Pronto-Socorro Infantil de Cuiabá

Publicado em

Membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizaram na manhã desta terça-feira (7), visita ao Pronto-Socorro Infantil de Cuiabá. O objetivo dos parlamentares foi conhecer as instalações da ala infantil da unidade e ver qual a melhor forma que a Casa Leis poderá fazer para ajudar com recursos financeiros a reforma do local.

O encontro, a pedido da juíza da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo dos Santos, tem a proposta de angariar recursos para a reforma do terceiro andar do Pronto-Socorro Infantil, que futuramente poderá se transformar em um centro médico especializado em atendimento infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (União), garantiu que a Casa de Leis vai viabilizar recursos para ajudar na reforma. “Nós estamos virando o ano aí com orçamento em torno de 40 milhões, vamos tirar parte desse recurso para auxiliar na reforma. A Assembleia se compromete em terminar a obra do terceiro andar em condições de primeira linha”, enfatizou o parlamentar.

A juíza Gleide explicou que ala infanto-juvenil, desde 2016, não tem manutenção e isso afeta o atendimento das crianças e adolescentes, bem como a segurança dos profissionais que trabalham no setor. Segundo ela, na época da intervenção do Estado na área de saúde do município foi iniciado a obra, mas que depois que terminou a intervenção tudo ficou paralisado.

“A proposta agora é essa trazer os deputados e o prefeito e juntos pensarmos em uma solução para atendermos essa demanda no terceiro andar Pronto-Socorro Infantil. O juiz da Vara da Infância e Juventude tem que ser protagonista na defesa e interesses dessas crianças”, contou Gleide

De acordo com a vice-presidente da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB) desde o ano passado a juíza Gleide já havia pedido uma parceria entre Assembleia Legislativa e Prefeitura de Cuiabá para a reformar da área infanto-juvenil do pronto-socorro.

“Somente agora conseguimos nos mobilizar, convidamos o atual prefeito para que definíssemos um valor a ser destinado ao pronto-socorro. A doutora Gleide já tem um levantamento de orçamento para que o município de Cuiabá possa executar a reforma. O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) também é parceiro e estabeleceu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que está vigente ainda, desde o período da intervenção para facilitar o recebimento do recurso e ser menos burocrático, para a gente poder fazer o repasse o quanto antes, pois estamos falando de criança e adolescente, de famílias que dormem aqui”, apontou a deputada.

“A proposta agora é trazer os deputados e o prefeito e juntos pensarmos em uma solução para atendermos essa demanda no terceiro andar Pronto-Socorro Infantil. O juiz da Vara da Infância e Juventude tem que ser protagonista na defesa e interesses dessas crianças”, contou Gleide

O prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL) frisou que a obra será retomada a pedido do Judiciário com o apoio do Parlamento. “Todo apoio é importante, nós somos a capital do estado de Mato Grosso, eu acho um equívoco ficar falando que a culpa da saúde é do Estado. Por isso, vamos fazer essa parceria com o governo de estado, a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Tribunal de Contas, com toda a sociedade cuiabana para ajudar a resolver o problema de saúde. Essa obra é uma obra importante, que visa melhorar os cuidados com nossas crianças”, declarou prefeito.

O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, deputado Dr. João (MDB), disse que a vista no Pronto-Socorro de Cuiabá serve ver de perto as necessidades do local e assim mobilizar e aportar recursos para a obra completa do terceiro andar.

“Essa é uma prioridade e uma das nossas primeiras ações como primeiro-secretário da ALMT. Da minha parte e da deputada Janaina, vamos mobilizar recursos e investir na área de saúde de Cuiabá. Queremos encampar esse projeto e fazer o possível para dar encaminhamento ao pedido da juíza Gleide e melhorar as condições de saúde, principalmente das nossas crianças e jovens”, concluiu Dr. João.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política

Deputado destaca maior unidade da Cocamar instalada em Água Boa

Published

on

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) destacou a maior unidade da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, instalada em Água Boa, para receber soja e milho, além de atender produtores de gergelim. O investimento somou R$ 250 milhões e tem previsão de receber 150 mil toneladas de soja na safra 2024/2025.

Ele reconheceu a importância do investimento com uma Moção de Aplauso e participou da inauguração da unidade em Água Boa, na segunda-feira (20), que contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta. A unidade da cooperativa está na MT-240, no Km 30.

O Deputado do Araguaia ainda defendeu que a instalação da estrutura da cooperativa comprova a qualidade da produção agropecuária na região e que há potencial de maior produção de grãos com sustentabilidade ambiental.

“Está de parabéns o Dr. Luiz e toda a diretoria da Cocamar pelo investimento da unidade em Água Boa, que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento para a cidade”, afirma o deputado. “É um sinal de que estamos no rumo certo. Hoje, plantamos 2,3 milhões de hectares no Araguaia. Podemos chegar a 6 milhões de hectares sem derrubar nenhuma árvore”, diz.

“Eu disse ao governador em exercício, Otaviano Pivetta, um dos grandes parceiros do Araguaia, que podemos liberar 4,5 milhões de hectares ao provar que não existe bioma Pantanal no Araguaia”, compara Dr. Eugênio sobre as áreas da região.

Gergelim – Dr. Eugênio também ressaltou a importância da unidade da Cocamar como forma de favorecer a produção e comercialização de gergelim em Canarana, município que faz limite com Água Boa.

“A lei Nº 11.836/2022, da nossa autoria, já declarou Canarana a Capital do Gergelim do Estado, como prova da importância da produção do Araguaia. E recentemente, o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe), atestou Canarana como a Capital Mundial do Gergelim. A cultura avança na região e a Cocamar vai auxiliar ainda mais no desenvolvimento do gergelim”, avalia Dr. Eugênio.

Segundo dados do instituto, Canarana tem previsão de plantio de 200 mil hectares de gergelim.

Cocamar – A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 27 de março de 1963, em Maringá (PR), por 46 produtores de café. O objetivo era organizar a produção, receber, beneficiar e comercializar o produto. Depois a cooperativa diversificou os negócios e atualmente conta com cerca de 115 unidades nos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. São 19 mil famílias cooperadas que produzem principalmente soja e milho, além de trigo, café, laranja e atuam na pecuária.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Política

PL de Russi sobre guia informativo com normas e legislações ambientais vai à sanção

Published

on

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), deve sancionar nos próximos dias o Projeto de Lei Nº 1.753/24 que trata da criação de um guia informativo sobre normas e legislações ambientais no estado. A proposta de autoria do presidente eleito da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), foi aprovada em segunda votação durante sessão ordinária desta quarta-feira (22).

Segundo a medida, o guia deverá conter um cadastro público informatizado e irrestrito à população, contendo as principais normas e legislações estaduais sobre os recursos naturais. São eles: biológicos, vegetais, animais e florestas; hídricos: lagos, rios, mares e oceanos; minerais: minério, rochas, areia, argila e carvão; energéticos: luz solar, vento e água.

Max Russi defende que a compreensão e o conhecimento sobre as leis em Mato Grosso é importante ferramenta de transformação social. “Sem dúvida, é uma forma de conscientizar milhões de mato-grossenses sobre a necessidade de proteção do ecossistema em que vivemos”, destacou o parlamentar.

O conteúdo, conforme a iniciativa, deverá ser disponibilizado – permanentemente –, em meios digitais, nas redes sociais do Governo do Estado, nos sítios eletrônicos pertinentes, administrados e mantidos pela administração pública direta ou indireta e, se necessário, a impressão e distribuição gratuita.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262