Connect with us

CIDADES

Alunos da Rede Estadual de Nova Mutum embarcam para competição mundial de robótica em Houston

Publicado em

Uma equipe de dez estudantes da Rede Estadual de Nova Mutum embarcou nesta segunda-feira (14.4), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, com destino a Houston, nos Estados Unidos, onde representará o Brasil em uma das maiores competições de robótica do mundo.

A FIRST Robotics Competition (FRC) reúne jovens do mundo todo, que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura. A competição será entre os dias 16 a 19 de abril.

A classificação do grupo “Mutum-X” veio depois de um desempenho de destaque na etapa nacional da FRC, realizada em São Paulo, no final de março. A equipe, que ficou em 2º lugar, chamou atenção pela criatividade, trabalho em equipe e soluções inovadoras apresentadas durante a competição.

“Estamos felizes por ter estudantes da rede pública do Estado representando o Brasil em uma das maiores competições de robótica do mundo. Vocês estão motivando outros estudantes também. Tenho certeza que, lá em Houston, vão dar show. Vocês já são mais que vencedores!”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que acompanhou o embarque dos estudantes.

A participação no evento internacional é resultado de meses de dedicação, estudos e desenvolvimento de projetos com foco em tecnologia e engenharia. A equipe, composta por oito alunos da Escola Estadual Militar Tiradentes Coronel PM Celso Henrique Souza Barbosa e dois estudantes da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, enfrentará equipes de diversos países. Além das disputas técnicas, os alunos também terão a experiência de intercâmbio cultural e aprendizado colaborativo com os adversários.

“Eu estou muito ansiosa. É a primeira vez que eu vou viajar para fora do país e também é a primeira vez que eu vou para um campeonato mundial. É para os Estados Unidos, é o meu grande sonho. A robótica, além de ser uma forma divertida de aprender, também nos dá muita bagagem para trabalhar futuramente na indústria”, disse uma das integrantes da equipe, a estudante Ketlen Pereira da Silva, de 16 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio.

O aluno do 3º ano do ensino médio, Raul Chaves Trennepohl, de 17 anos, afirmou que a robótica já lhe proporciona oportunidades e trará outras no seu futuro. “Eu nunca atravessei o oceano, isso é um sonho. A robótica abre portas para muitas áreas, de conhecimento, de futuro com tamanho imensurável. Estou confiante que vamos voltar com diversos prémios”, acrescentou.

“É um sonho realizado. Ver o esforço dos nossos alunos, sendo reconhecidos e premiados com a oportunidade de competir no cenário mundial, é motivo de muito orgulho. É uma realização não só profissional, mas pessoal também”, afirmou um dos professores responsáveis pelo projeto de robótica da equipe, Marco Aurélio Fernandes, de 29 anos.

O diretor regional do Senai-MT, Carlos Braguini, elogiou por terem chegado até a competição mundial. “Estou muito feliz em vê-los partindo para o futuro, porque a robótica te proporciona não só conhecimentos, mas um currículo excelente”, afirmou.

A equipe Mutum-X é formada pelos estudantes Carolina Santos, Eduardo Vidal, Gabriel Batista, Ketlen Carvalho, Luiz Antônio de Lima, Rafael Vieira, Thiago Sousa, Vagner Lorençato Junior, Raul Trennepohl e Yuri Ribeiro, acompanhados dos mentores Marco Aurélio Fernandes, Maisson Iuri Nascimento, Adriele Muniz e equipe técnica do Senai Mato Grosso. Criada há menos de um ano, o grupo já acumula uma série de vitórias em competições.

Os 10 estudantes da Rede Estadual fazem o ensino integrado no Senai de Nova Mutum, em cursos como Mecatrônica, Administração e Mecânica Industrial. Desde 2023, em parceria com o Senai Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) envia uma equipe ao mundial. Em 2023, foi a Agrobot (Senai Rondonópolis); e, em 2024, a Canintech (Senai Sinop).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

CIDADES

SES capacita profissionais da Regional de Cáceres para manejo de arboviroses

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza uma capacitação para o correto manejo clínico dos casos de arboviroses no Escritório Regional de Saúde de Cáceres, nesta quinta e sexta-feira (24 e 25.4). Além da capacitação, a equipe da Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde realiza atividades específicas de epidemiologia no município.

As ações fazem parte do enfrentamento ao aumento de casos e óbitos por dengue e chikungunya em Mato Grosso e foram solicitadas pelo município de Cáceres, em uma das reuniões do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública por Arboviroses e Vírus Respiratórios (COE-ArboVR), coordenado pela SES.

Segundo o coordenador de Atenção às Condições de Saúde do Estado, Vinícius de Oliveira, as arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, representam um grande desafio para a saúde pública no Brasil, principalmente para Mato Grosso, onde a sazonalidade e o aumento de casos exigem respostas rápidas e eficazes.

“Um manejo clínico eficaz é decisivo para reduzir as taxas de mortalidade e promover uma melhor qualidade de vida aos pacientes. A identificação precoce dos sinais de alerta, a garantia de uma hidratação adequada e o monitoramento contínuo são ações chave para prevenir complicações sérias e óbitos”.

Na quinta-feira, será realizada uma visita técnica aos postos de saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Regional de Cáceres para verificar o funcionamento e a rotina dos serviços prestados à população.

Além disso, o enfermeiro Gustavo de Souza, da Coordenadoria de Atenção Secundária da SES, dará uma capacitação para a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres.

“Vamos analisar questões relacionadas à organização dos serviços, tanto o espaço físico quanto os materiais, manejo clínico, classificação de risco, fluxo dos pacientes nos diferentes níveis de atenção. Basicamente, conhecer a realidade do serviço para que a capacitação seja efetiva e dentro da realidade daqueles profissionais”, acrescentou.

Já na sexta-feira, haverá outra capacitação, que será voltada aos médicos e enfermeiros dos municípios da Região de Saúde: Araputanga, Curvelândia, Glória D’Oeste, Indiavaí, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.

As capacitações vão abordar as notas técnicas produzidas pela SES em parceria com o Ministério da Saúde, que contêm as recomendações para a organização do processo de trabalho na atenção primária e secundária para o enfrentamento às arboviroses em Mato Grosso. A expectativa é de capacitar cerca de 30 profissionais em cada uma das turmas.

Três representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso (Cievs-MT) viajaram para Cáceres para realizar as atividades, que contam ainda com o apoio do Escritório Regional de Saúde de Cáceres.

De acordo com o Painel de Arboviroses da SES (http://sieges.saude.mt.gov.br/dashboard/51), Mato Grosso registrou 25.225 casos e 43 óbitos confirmados por chikungunya em 2025, além de 14.760 casos e 12 óbitos para dengue. Em Cáceres, foram registrados 979 casos por chikungunya e 1.344 casos e dois óbitos confirmados por dengue neste ano.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Bombeiros combatem incêndio em comércio de Alto Araguaia

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, no fim da tarde de segunda-feira (22.4), um incêndio em um estabelecimento comercial localizado na Avenida Major Carlos Hugueney no município de Alto Araguaia (a 418,2 km de Cuiabá).

A equipe do 1º Núcleo de Bombeiros Militar (1º NBM) foi acionada por volta das 18h20 e se deslocou rapidamente até o local. Ao chegarem, os militares constataram que o fogo estava concentrado em um cômodo nos fundos do imóvel. De acordo com os proprietários, o ambiente era decorado com palha, o que contribuiu para a rápida propagação das chamas.

Para acessar o local, foi necessário arrombar uma das portas. O combate ao fogo teve início imediatamente, com a utilização de água para resfriamento e abafamento do cômodo. Após a extinção do fogo, os bombeiros militares realizaram o rescaldo para evitar a reignição das chamas.

Além dos bombeiros militares, a Polícia Militar apoiou a operação realizando o isolamento da área e o controle do perímetro. Não houve registro de vítimas, e os danos foram apenas materiais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262