ARTIGOS & OPINIÕES
Androides sonham com parlamentares digitais?
Published
1 semana agoon
By
RedaçãoUma newsletter com histórias, pensamentos e indicações sobre temas ligados ao Poder Legislativo, política e afins.
Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.¹
Apesar de ter começado estudar Direito Civil ainda sob a égide do Código Beviláqua, aquele lá de 1916, a questão da capacidade jurídica da pessoa humana sempre me colocava uma pulga atrás da orelha.
E se houvesse uma pessoa não humana?
Confesso que por um tempo vislumbrei a possibilidade de escrever uma monografia projetando os conflitos no Direito se algum dia as pessoas se encontrassem com seres alienígenas, seriam estes, pessoas não humanas?
Mas quando um colega de sala, que estava pesquisando as monografias arquivadas na biblioteca da faculdade, apareceu com uma monografia sobre o Direito aplicado à prática de rapel e isso virou uma grande piada, os direitos dos ETs foi pro espaço².
Pule para 2022, a essa altura todo mundo já deve ter ouvido a história de um engenheiro do Google que disse que a inteligência artificial LaMDA (Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo) teria se tornado senciente.
IA teria inclusive contratado um advogado. Qual distante essa inteligência estaria distante de capacidade civil?³
Ao repercutir esse assunto no podcast Pedro + Cora, o Pedro Doria citou o livro O terceiro chimpanzé, de Jared Diamond.
![]() |
Robô tem alma?
By Canal Meio Podcast episode |
Diamond alerta que os seres humanos compartilham mais de 98% dos genes com os chimpanzés, logo se a classificação das espécies acontecesse pelo que conhecemos hoje, muito provavelmente os chimpanzés e nós deveríamos ser classificados juntos.
Juntando todos bichos, Ets e IAs desse texto, e se além da representação judicial solicitada pela LaMDA, esse pessoal tivesse representação legislativa?
![]() |
Na Itália, já acontece um tipo de representação diferente. Ao todo, 18 vagas das 945 do Legislativo (lá são 315 senadores e 630 de deputados) são reservadas para representar os italianos que vivem exterior.
Destas, quatro de deputado e duas para o Senado são escolhidas pela circunscrição da América do Sul⁴. Cada representante tem exatamente as mesmas funções e prerrogativas de um parlamentar eleito no território da Itália.
Por enquanto, a representação parlamentar é intrinsicamente humana, mas seguindo o modelo italiano, não me parece totalmente descabida a existência de um novo tipo de representação, onde uma cadeira possa ser reservada ao representante de outros seres sencientes, que não participariam diretamente das discussões de políticas públicas, mas poderiam ser representados.
|
Para quem escolheu a terceira opção:
Pela primeira vez o primeiro texto da QPD veio em primeira pessoa, outra detalhe importante é que trata-se de um tema sugerido pelo meio amigo Xisto Bueno.
Quer sugerir um tema para esta newsletter? Você pode mandar um e-mail ou dar um alô no Instagram (pessoal ou da QPD), LinkedIn ou Twitter.
Nile Rodgers
Bernard e eu sempre acreditamos que a maioria das músicas se encaixa numa categoria ampla chamada rock’n’roll. O rock’n’roll estava sempre mudando, e, para benefícios dos seus consumidores, era uma forma de arte com diferentes gêneros, assim como seções de uma livraria ou biblioteca. Quando qualquer gênero – folk, soul, rock, até mesmo jazz – atinge uma certa posição nas paradas de sucesso, acontece o que na indústria da música chamamos de “crossing over”, o que o faz ser tocado nas quarenta maiores estações do país.
A citação acima é do livro Le Freak, a autobiografia do Nile Rodgers. Fiquei encantado com jeito leve que ele conta sobre uma infância complicada com pais viciados, com preconceito racial e o preconceito que a disco sofreu durante um período. O livro é anterior ao disco do Daft Punk, mas tem muitas histórias fantásticas do Nile e da constelação com o qual ele conviveu (e fez parte).
Sobre pesquisas e coisas felpudas
A pesquisa corresponde a verdade? Mas todo mundo perto de mim pensa diferente…
Publicações para entender melhor as pesquisas⁵:
Por que pesquisas eleitorais têm resultados diferentes? Estudo inédito explica, na Bloomberg Línea. O estudo está aqui.
Para encerrar o assunto, tenho gostado muito de acompanhar o agregador de pesquisas da Lagom Data (uma dica do André Forastieri) e pergunto para você: essa eleição virou uma disputa de toalhas?⁶
Vale o clique:
- Ainda sobre o tema da semana:

Humans see p-zombies everywhere
- Entrevista com Osvaldo Imamura sobre a segurança da urna eletrônica, na revista da Fapesp. Imamura foi o engenheiro que criou as camadas de proteção do dispositivo.
- No Metapolítica, um artigo sobre a Infoxicação Política, que cita um outro artigo que fala que o Brasil tem mais de 790 mil normas vigentes. Esse trabalho é de 2019 e não custa lembrar que ninguém pode alegar o não conhecimento da lei.
- Um papo sobre jingles (que fala entre outras coisas sobre a questão do Tiririca, abordada com mais detalhes aqui):
![]() |
VFSM #203 – Jingles Políticos e Paródias Eleitorais
By Vamos Falar Sobre Música? Podcast episode |
- A alienação eleitoral no Brasil Democrático, estudo do Instituto Votorantim.
- Em reportagem da Bloomberg, em inglês, Andy Mukherjee fala sobre os cinco anos da adoção do IVA (Imposto sobre Valor Adicionado) pela Índia.
- Ainda bem que com a passagem do tempo, algumas coisas melhoram (tem um fio, só clicar – via Garimpo):


July 7th 2022
852 Retweets6,490 Likes
- Com o fim das coligações, teremos mais ou menos candidaturas? Por Cláudio André de Souza.
- Coisas bizarras com o DALL-E mini.
- Um condomínio de 150 milhões de moradores.
- A Cidade na História. Quem veio primeiro: a agricultura ou o templo?
Quinze por Dia, ou simplesmente QPD, é uma newsletter quinzenal com histórias, pensamentos e indicações sobre temas ligados ao Poder Legislativo, política e afins, por Gabriel Lucas Scardini Barros. Estou à disposição para conversar no Instagram @gabriel_lucas. Caso tenha recebido esse e-mail de alguém ou chegou pelo navegador, siga esse link para assinar.
2
No fim, minha monografia foi um estudo mais aprofundado sobre culpa consciente e dolo eventual, praticamente minha última incursão em temas penais.
3
Caso você não tenha pego a referência, o título da QPD se refere ao romance Androides sonham com ovelhas elétricas, de Philip K. Dick, e que serviu de inspiração para o filme Blade Runner.
4
Mais informação sobre isso aqui.
5
De todos os perfis de marketing político, o que eu tenho mais gostado é esse do Lucas Pimenta nos Olhos.
Se você gostou do QPD – Quinze por Dia, que tal compartilhar?

ARTIGOS & OPINIÕES
Gordura branca e gordura marrom
Published
1 semana agoon
01/08/2022 - 16:05By
RedaçãoPor Max Lima*
Você já ouviu dizer que existem diferentes tipos de gordura em seu corpo, alguns bons para você e outros não. Eu poderia ser uma pessoa de sorte que tem apenas o tipo bom?
Existem dois tipos de tecido adiposo: o branco e o marrom. Cada um tem uma estrutura e função diferente. A perda ou ganho de peso está relacionada à quantidade de gordura que esses tecidos armazenam, interferindo na sua facilidade ou dificuldade para emagrecer. Eles correspondem entre 20 e 25% do peso corporal das mulheres e 15 a 20% dos homens, considerando pessoas com peso normal.
Infelizmente, ninguém tem apenas o tipo bom, mas a maioria de nós pelo menos tem alguns.
Nos últimos 30 anos, aprendemos muito sobre gordura. Costumávamos pensar que era principalmente isolamento contra o frio, nada mais. Na verdade, é muito mais.
Uma descrição moderna da gordura é fornecida em um artigo do Dr. Aaron Cypess, do National Institutes of Health, publicado em 24 de fevereiro de 2022, no The New England Journal of Medicine.
Ele explica como a gordura (tecido adiposo) contém não apenas células cheias de gordura (adipócitos), mas também vasos sanguíneos, nervos e células do sistema imunológico.
O tipo mais comum de tecido adiposo é o tecido adiposo branco (“gordura branca”), localizado no peito, abdômen e parte superior das pernas; muito disso constitui obesidade. A gordura branca faz mais do que fornecer isolamento contra o frio.
Assim como uma bateria recarregável, ela também armazena gorduras derivadas dos alimentos e libera continuamente pequenas quantidades de gorduras a serem convertidas em energia.
*Precisamos desse suprimento constante de energia para funcionar. Se não pudéssemos armazenar e liberar continuamente fontes de energia, precisaríamos estar constantemente comendo. Se tivéssemos que fazer isso, faríamos ainda menos em um dia.
O tecido adiposo marrom (“gordura marrom”) é encontrado no pescoço, ombros, peito e abdômen, em pequenas quantidades – menos de um centésimo da quantidade de gordura branca.
Sua principal função é queimar as gorduras que armazena, criando calor que nos mantém aquecidos. Existem outros tipos de tecido adiposo também, com diferentes funções.
Descobrimos que o tecido adiposo também produz muitos hormônios, incluindo alguns que afetam nosso apetite, pressão arterial, açúcar no sangue e colesterol. Também produz moléculas do sistema imunológico que podem afetar o grau de inflamação em nossos corpos.
O perfil mais saudável é ter relativamente mais gordura marrom e relativamente menos gordura branca do que a média.
Neste momento, a medição da quantidade de gordura marrom e branca em nosso corpo não está disponível rotineiramente. Também não sabemos como aumentar a quantidade de gordura marrom. Mas, por mais difícil que seja fazer, sabemos como reduzir a quantidade de gordura branca.
Apesar de o tecido marrom ser conhecido como gordura boa, o tecido adiposo branco também é importante para a nossa saúde e funcionamento do nosso organismo. Por isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada que colabore com o funcionamento de ambos.

Max Lima
*Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva,conselheiro do CFM, médico do corpo clínico do hospital israelita Albert Einstein, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT), Médico Cardiologista do Heart Team Ecardio no Hospital Amecor e na Clínica Vida , Saúde e Diagnóstico. CRMT 6194
Email: [email protected]
ARTIGOS & OPINIÕES
Sem carregador e sem peças de reposição
Published
1 mês agoon
30/06/2022 - 06:58By
RedaçãoUma newsletter com histórias, pensamentos e indicações sobre temas ligados ao Poder Legislativo, política e afins
Imagine comprar um dispositivo de suma importância e ele não funcionar seja por não ter bateria ou faltar alguma peça.
Muitos consumidores de celular já vivem com essa situação há algum tempo, mas se algo assim acontecesse com uma cadeira de rodas?
Nos EUA, alguns tipos de cadeira de roda motorizadas possuem dispositivos que bloqueiam a manutenção ou trocas de peças. A reposta a isso virou uma norma no estado do Colorado, que estabelece que o não fornecimento de peças (entre outras coisas) para donos de cadeiras ou oficinas de assistência técnica independente é uma prática comercial enganosa.
Do outro lado do oceano Atlântico, a União Europeia aprovou uma política de unificação dos carregadores de aparelhos eletrônicos¹. Olha que os europeus tem uma tradição “plural” quando se trata de tomadas:
![]() |
Enquanto isso, no Brasil, a Apple segue sendo multada e condenada pela falta do carregador, mas o Direito do Consumidor pode estar sob ameaça.
Com a aprovação da Emenda Constitucional da proteção de dados, a competência dos estados legislar sobre consumo pode estar ameaçada, como dito em outra edição desta newsletter:

Da competência da proteção de dados
E de última hora: a Anatel pode adotar padronização dos carregadores por aqui.
Gostou da QPD?
Você pode ajudar a newsletter de várias maneiras, ao comprar usando os links da nossa biblioteca, ao assinar ou ao compartilhar a newsletter:
O caminho é o legislativo
Ruth Bader Ginsburg², a juíza da Suprema Corte dos EUA falecida em 2000, que entre os vários destaques da sua vida usou os seus votos vencidos para influenciar o debate público e estimular que o Legislativo saia da sua inércia para discutir e aprovar questões relativas as suas derrotas no judiciário.
Mesmo que a contratação de planos de saúde não seja parte da realidade de uma grande parte da população, a decisão do STJ de que o rol de procedimentos e eventos estabelecido pela Agência Nacional de Saúde é restritivo, o que livra as operadoras dos planos de pagar por tratamentos não previstos na lista da ANS.
Esse cavalo de pau jurisprudencial indignou muitas famílias brasileiras e, no melhor estilo de nossa RBG, provocou o legislativo.
Para além dos pronunciamentos, há projetos para estabelecer que o rol é exemplificativo (ou seja, não se trataria de uma lista fechada) no Senado, na Câmara Federal e até em Assembleia Legislativa.
Resta saber se o momentum será o bastante para que o Congresso Nacional decida sobre o tema.
Dentro da margem de erro:
Faltam praticamente três meses para as eleições. Tudo pronto?
Da de encaixar em algumas questões de direito, liberdade…
Assim, o meu companheiro de bancada na rádio Assembleia, o Renato “Xomano” Curvo, sugeriu tentar encaixar o documentário Ser Underground A História do Rock Cuiabano. Não consegui, mas vale a dica de um documentário sobre uma cena em um lugar improvável. Para mim, tem um valor sentimental extra, já que assisti muitos dos momentos que são mostrados.
E por falar em rádio, vale lembrar que o Sala de Rock, o programa que eu participo está embalado em formato podcast e indico esse episódio:
![]() |
Sala de Rock #194 – Helio Flanders (Vanguart)
By Sala de Rock Podcast episode |
Vale o clique:
- Dinheiro e política são parte de um mesmo jogo³:
![]() |
69: Grana acima de tudo
By B9, Rádio Guarda-Chuva Podcast episode |
- Em uma outra QPD, havia o link para uma discussão sobre a participação das marcas nas questões eleitorais, essa conversa seguiu agora no Braincast…
![]() |
Liberdade Patrocinada: posicionamento custa caro?
By B9 Podcast episode |
- … que por sua indicou essa ótima série produzida pela Folha e pelo Internet Lab:
![]() |
Passo a palavra
By Folha de S.Paulo Podcast episode |
- Democracia para valer tem mulheres no poder, por Christine Peter da Silva e Carolina Gomide Araújo, no Conjur.
- Não existe “cacique” partidário – encontremos outro termo! Do grande Humberto Dantas para a revista Problemas Brasileiros.
- O advogado Daniel Gomes Soares de Souza repercutiu o tema da reação legislativa à discussão sobre o rol da ANS. Ele também escreveu um artigo sobre a delicada situação dos vices no processo eleitoral.
- Deixo aqui o registro do falecimento do ex-deputado estadual mato-grossense Luiz Soares, que dentre outros feitos na vida pública, foi autor do projeto da Lei Complementar 06/90, a lei estadual que trata de redação e processo legislativo⁴. Meus sentimentos à família.
- O imbróglio da redução de ICMS por Lei Federal (no Jota).
Houve atualizações no textos abaixo:



Quinze por Dia, ou simplesmente QPD, é uma newsletter quinzenal com histórias, pensamentos e indicações sobre temas ligados ao Poder Legislativo, política e afins, por Gabriel Lucas Scardini Barros. Estou à disposição para conversar no Instagram @gabriel_lucas. Caso tenha recebido esse e-mail de alguém ou chegou pelo navegador, siga esse link para assinar.
Quem trouxe esse assunto como possível tema da QPD foi o eterno presidente do cervefelas, Haran Quintiliano.
Se você gostou da arte campanha do Obama + RBG, ela está a venda aqui.
Esse episódio teve muita influência do livro Dinheiro, eleições e poder: As engrenagens do sistema político brasileiro, de Bruno Carazza.
Há uma grande discussão sobre a relação da lei complementar estadual com a lei complementar federal editada posteriormente. Penso que nos temas não dispostos na lei federal, deve-se aplicar a lei estadual.
Se você gostou do QPD – Quinze por Dia, que tal compartilhar?

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Projeto Paz e Segurança na Comunidade Escolar leva reforço da Polícia Comunitária para EMEB Paulo Freire

Alexandre de Moraes suspende decreto que reduziu IPI de produtos que concorrem com os produzidos na ZFM

TSE recebe sete registros de candidatura à presidência da República

TSE responde aos questionamentos técnicos das Forças Armadas
Segurança


PF e PGR deflagram segunda etapa da Operação Q.I.
Mais 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria-Geral da República (PGR),...


Polícia Federal afasta dois secretários municipais
A PF deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4/8), a Operação No Service, com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes...


PF e PGR cumprem 30 mandados de busca e apreensão
Servidores da Justiça Estadual do Pará são alvos de investigação A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria-Geral da República...
MT


Várzea Grande realiza audiência pública para discutir LDO e LOA 2023. Previsão é de até R$ 1,5 bilhão
Com uma previsão orçamentária que está em discussão e ainda será definida após audiência pública e apreciação por parte dos...


Governo de MT suspende publicações nos sites e perfis de redes sociais institucionais
O Governo de Mato Grosso irá suspender a publicação de notícias, fotos, áudios e vídeos, a partir deste sábado (02.07),...


Governo reforça atuação dos bombeiros e entrega novo Batalhão: “fundamental para preservar patrimônio ambiental”
O governador Mauro Mendes entregou nesta sexta-feira (1º.07), Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, a nova sede do Batalhão...
Brasil


MEC prorroga até amanhã inscrição para o Prouni
Medida foi adotada após instabilidade no site do programa O Ministério da Educação prorrogou por mais um dia as inscrições...


São Paulo passa a contar com sinal 5G
Cobertura deve atingir, no início, 25% da área urbana da cidade A partir de hoje (4), a cidade de São...


Censo: inscrições para 15 mil vagas no IBGE acabam nesta quarta
Após prorrogar o prazo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra nesta quarta-feira (3) as inscrições para o processo...
Economia & Finanças
Mais Lidas da Semana
-
Economia & Finanças5 dias ago
Restabelecida a compensação aos estados por perdas com ICMS nos combustíveis
-
Economia & Finanças6 dias ago
Copom eleva a taxa Selic para 13,75% a.a.
-
SEGURANÇA6 dias ago
Polícia Federal afasta dois secretários municipais
-
Várzea Grande5 dias ago
Kalil Baracat favorece mecanização do cultivo para pequenos produtores de Várzea Grande
-
Brasil6 dias ago
São Paulo passa a contar com sinal 5G
-
Política5 dias ago
Bolsonaro sanciona piso salarial da enfermagem
-
Política5 dias ago
Bolsonaro promulga partes que havia vetado na lei de incentivo à reciclagem
-
SEGURANÇA5 dias ago
PF e PGR deflagram segunda etapa da Operação Q.I.