conecte-se conosco


Ambiente

Sema fiscaliza mortes de jacarés que teriam sido provocadas por visitantes

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) fiscalizou a região de Porto Jofre, no Pantanal, após denúncia de jacarés mortos por visitantes.

A equipe de Fiscalização de Fauna percorreu a região de barco nesta quarta-feira (09.06), em Poconé, para monitorar o local das ocorrências e encontraram 9 jacarés mortos.

O grupo suspeito não se encontrava mais na região, porém a equipe vai continuar monitorando a fauna local para que crimes ambientais como esse sejam devidamente punidos e não se repitam.

O Coordenador de Fiscalização de Fauna, Jean Holz, afirma que a Sema busca fazer fiscalização cada vez mais frequente na região e que os agentes estão encarando esse caso como um fato isolado.

“Há muito tempo não tinha ocorrência dessa natureza naquela região. O jacaré é um animal silvestre muito importante e que faz parte da cadeia alimentar do Pantanal. A sua caça é proibida, prevista em lei 9.605/98 dos crimes ambientais”.

Como denunciar crimes ambientais

O cidadão pode fazer a denúncia de crimes ambientais pela Ouvidoria da Sema. As denúncias são sempre anônimas, com absoluto sigilo. A orientação é que se descreva os fatos de forma específica e com detalhes, identificando data de ocorrência, tipo da ocorrência e local.

Leia mais:  Embaixador do Reino Unido visita Mato Grosso para conhecer projetos sustentáveis e de preservação ambiental

Para registrar uma denúncia na Ouvidoria da Sema, basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail ou pessoalmente.
Telefone: 0800 065 3838
E-mail: ouvidoria@sema.mt.gov.br
Endereço: Centro Político e Administrativo, Rua C, S/N, Cuiabá – MT.

*Supervisão de texto de Renata Prata

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Ambiente

Bombeiros de Leverger vão fortalecer combate aos incêndios na região do Pantanal

Publicado


Na véspera do aniversário de 121 anos do município de Santo Antônio de Leverger (distante a 35 km de Cuiabá), a cidade ganha a primeira unidade do Corpo de Bombeiros. A sede foi entregue pelo Governo de Mato Grosso na manhã desta sexta-feira (11.05) e auxiliará no combate aos incêndios florestais na região, assim como nas ocorrências em Barão de Melgaço e nos distritos de São Pedro de Joselândia e Mimoso.

“O Governo está investindo em viaturas, equipamentos e efetivo a ser instalado aqui, por meio do Programa Mais MT. A Prefeitura auxiliou com mobiliário, o setor privado também contribuiu cedendo o prédio – Isso mostra que quando todos convergem para trazer qualidade de vida à população, temos ótimos resultados”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Esta entrega é resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Prefeitura do Municipal e a iniciativa privada que trabalham para tornar realidade este importante projeto para a região. Cerca de 30 mil moradores serão beneficiados com a nova sede.

“O batalhão é um sonho, principalmente porque Santo Antônio é uma cidade turística. Sempre digo que quando os poderes trabalham em sintonia, as coisas acontecem. Quero agradecer o nosso governador Mauro Mendes, que olhou nossa cidade com carinho, a todo o Corpo de Bombeiros pelo empenho”, ressaltou a prefeita de Santo Antônio Leverger, Francieli Magalhães de Arruda.

Leia mais:  Bombeiros de Leverger vão fortalecer combate aos incêndios na região do Pantanal

O prédio da unidade funciona no aeroporto da cidade, possui de 400 metros, banheiros, quatro salas administrativas, estacionamento e uma viatura Auto Rápido (modelo camioneta), efetivo de 15 militares e equipamentos de busca, salvamento e incêndio com atendimento 24 horas por dia.

“Trata-se de uma parceria público/privada em que o governador Mauro Mendes teve um plano estratégico elaborado para que unidade fosse montada de forma segura e eficiente  Para auxiliar no atendimento, vamos deixar duas aeronaves de combate aos incêndios”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

A expansão das unidades do Corpo de Bombeiros é reflexo dos investimentos do Governo do Estado, pois possibilita a estruturação das bases e abertura de outras, além da aquisição de veículos, mobiliário e equipamentos operacionais voltados à prestação de serviços para a sociedade.

“Hoje é um dia histórico para os produtores rurais, pois no ano passado tivemos registros de incêndios que prejudicaram muito toda produção do Pantanal, todo ecossistema.  Ter esta unidade perto é muito significante e uma forma do governo estar presente também”, disse Antônio Carlos Carvalho de Sousa, presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio de Leverger.

Leia mais:  Embaixador do Reino Unido visita Mato Grosso para conhecer projetos sustentáveis e de preservação ambiental

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Elizeu Nascimento, Allan Kardec, Carlos Avallone e vereadores do município de Santo Antônio.

Unidades entregues em 2021

Em fevereiro deste ano, o Governo entregou a nova sede do 1° Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), instalado na porta de entrada do Pantanal, na cidade de Poconé, município a 104 km de Cuiabá.A nova unidade é resultado de ação estratégica criada para atuar no monitoramento e prevenção aos incêndios florestais na região. Foram investidos R$ 2,6 milhões em efetivo, veículos, mobiliário, radiocomunicação, materiais e equipamentos operacionais.

O pelotão possui área de 200 m² e é resultado da parceria entre a Secretaria de Estadual de Segurança Pública (SESP-MT), Prefeitura de Poconé e iniciativa privada.

Serviço

O 2° Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros fica localizado no Aeroporto Senador Pinheiros s/n em Santo Antônio de Leverger. O telefone para registro de ocorrências é o 193.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Ambiente

Embaixador do Reino Unido visita Mato Grosso para conhecer projetos sustentáveis e de preservação ambiental

Publicado

 

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, percorreu no último sábado (05.06) as cidades de Alta Floresta e Juruena, acompanhado dos secretários de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, e Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e da assessora de Assuntos Internacionais da Casa Civil, Rita Chiletto.

A passagem pela região norte do Estado foi para conhecer de perto alguns projetos desenvolvidos pelo programa REM Mato Grosso, ação realizada pelo Governo do Estado, em parceira com o Fundo Brasileiro para a biodiversidade (FUNBIO), que conta com investimentos da Alemanha e do Reino Unido visando o combate ao desmatamento ilegal e a preservação das florestas mato-grossenses.

A primeira visita do embaixador do Reino Unido em Mato Grosso foi em Juruena (886 km de Cuiabá), na Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (COOPAVAM). Nessa parada, Peter Wilson conheceu o trabalho desenvolvido pelos cooperados, formados em sua grande maioria por mulheres e indígenas inseridos na agricultura familiar, que cultivam castanha-do-pará. Com a produção da oleaginosa, eles produzem óleo, farinha, castanha torrada e outros derivados. Atualmente a COOPAVAM, além de Juruena, comercializa a sua produção nos municípios de Juína, Castanheira, Cotriguaçu, Colniza, Aripuanã, Juara e Brasnorte.

Já em Alta Floresta (791 km de Cuiabá), o emissário do Reino Unido esteve com pequenos agricultores da Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, conhecida como a Pedra do Índio, localizada na zona rural do município. A primeira propriedade visitada foi de Aldeildo Spoletto, que integra a Associação de Produtores Orgânicos da Amazônia Mato-grossense, responsável por atender 640 famílias da agricultura familiar na região. A chácara do senhor Adeildo Spoletto possui mil pés de café, três vacas leiteiras e uma dela parte dedicada à plantação de hortaliças (couve, cebolinha, alface). Nela o cultivo é pautado pela lógica agroflorestal, em que os pés de bananeiras servem de sombra para os pés de café, e que os adubos em volta da cafeicultura são orgânicos.

Leia mais:  Embaixador do Reino Unido visita Mato Grosso para conhecer projetos sustentáveis e de preservação ambiental

Ao final das visitas, o embaixador do Reino Unido constatou que os recursos internacionais que estão sendo injetados em Mato Grosso, por meio da implementação do programa REM Mato Grosso, vêm sendo bem aplicados. Ele pontua que “a adaptação de plantar pé de mamão em volta da cafeicultura é muito inteligente aos efeitos das mudanças climáticas no Brasil”.

A coordenadora do Programa Negócios Sociais, instituída pelo Instituto Centro Vida (ICV), Camila Rodrigues destaca a importância de o embaixador ter essa iniciativa de conhecer de perto os incentivos que o Reino Unido vem fazendo para esses programas.

“Para nós é um grande resultado não só de poder ser um beneficiário de um projeto, como de acompanhar a construção desde o início e ver que agora o recurso está chegando em quem precisa e que está fazendo a transformação em campo, então acho que a visita dele é importante para mostrar isso, que o recurso vem sendo bem implementado, que a gente vem nessa parceria, nesse diálogo sociedade civil e governo, na construção dessas políticas, apoiando toda essa rede de agricultores da região”.

Leia mais:  Bombeiros de Leverger vão fortalecer combate aos incêndios na região do Pantanal

Segundo o secretário Silvano Amaral, Mato Grosso produz com responsabilidade social e ambiental, especialmente com foco na agricultura familiar. “O embaixador pode ver dois grandes exemplos de responsabilidade social ambiental, como no caso da COOPAVAM que reúne o trabalho de mulheres e indígenas, e o da propriedade do senhor Adeildo, que tem demostrado ser possível produzir e preservar ao mesmo tempo”, completa o secretário.

Silvano Amaral finaliza dizendo que a Agricultura Familiar tem gerado bons resultados em pequenos espaços de terra, aliada com tecnologia, irrigação e assistência técnica, dando condições para que o pequeno produtor com pequeno espaço de terra possa ter a sua renda garantida”.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262