Connect with us

MEIO AMBIENTE

Batalhão Ambiental detém dupla e apreende máquina e toras de madeiras extraídas ilegalmente

Publicado em

Equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreenderam, nesta terça-feira (28.1), 300 metros quadrados de madeira extraída ilegalmente, e uma pá carregadeira, localizados na zona rural de Nova Santa Helena (599 km de Cuiabá). Na ação, dois homens foram notificados por crime ambiental.

Conforme o boletim de ocorrência, as equipes militares, com apoio de outras unidades, realizavam uma fiscalização ambiental terrestre visando combater o desmatamento ilegal no bioma amazônico.

Durante patrulhamento tático em decorrência da Operação Tolerância Zero, as equipes flagraram dois homens extraindo toras de madeira, sem identificação, com apoio de uma máquina pá carregadeira.

Ao ser abordado, um dos suspeitos alegou ter sido contratado para fazer o desmate ilegal a mando do comparsa.

Os suspeitos confessaram que não haviam documentação de autorização dos órgãos competentes para a extração das madeiras.

As toras foram inutilizadas e a máquina apreendida ficou sob custódia ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Marcelândia.

Os policiais militares lavraram termos de apreensão e depósito e novos autos de infração. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MEIO AMBIENTE

Sema promove oficina para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Encontro das Águas

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) promove oficina para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, com segmentos da sociedade que estão envolvidos com a unidade de conservação.

O evento, realizado no Centro de Atividades do Sesc Pantanal, começou na segunda-feira (10.2) e encerra no final da tarde desta quinta (13.2).

“Com o plano de manejo, teremos uma visão estratégica para promover a gestão desta importante unidade de conservação, pois ele norteará o uso da área e o manejo dos recursos naturais”, ressaltou a coordenadora de Unidades de Conservação da Sema, Ana Paula Santana Costa.

A elaboração do plano de manejo envolve várias etapas e inclui diagnósticos do meio físico, biológico e social. O documento segue roteiro metodológico estabelecido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Após o término da oficina, a consultoria contratada para condução dos trabalhos fará a sistematização das sugestões recebidas e apresentará a primeira versão do plano de manejo para apreciação dos participantes e da Sema. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos com consultoria da empresa Ecosoul.

Com 108.900 hectares, a área do Parque Estadual Encontro das Águas é bacia coletora de vários rios importantes, como o Cuiabá, São Lourenço, Piquiri, Cassange, Três Irmãos e Alegre, além de inúmeros corixos, lagos e baias. Toda essa riqueza hídrica e a grande variedade de habitats faz do local um ambiente singular no que diz respeito à manutenção da biodiversidade pantaneira.

A oficina contou com a participação de representantes do setor de turismo, indígenas, proprietários rurais, Corpo de Bombeiros, ICMBio, Sesc, piloteiros e Secretaria Adjunta de Turismo do Governo de Mato Grosso, prefeituras de Poconé e Barão de Melgaço, ONGs e entre outras entidades.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MEIO AMBIENTE

Corpo de Bombeiros e Sema intensificam ações de fiscalização contra o uso irregular do fogo

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), inicia, nesta quarta-feira (12.2), uma nova etapa das operações de fiscalização ambiental com o objetivo de intensificar o combate ao uso irregular do fogo e coibir crimes ambientais em todo o Estado.

Equipes especializadas estão sendo enviadas a campo para reforçar a presença do Estado na aplicação da legislação ambiental, garantindo ações mais efetivas de prevenção, repressão e responsabilização dos infratores identificados.

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, o fortalecimento da atuação das equipes de fiscalização faz parte do planejamento estratégico previsto para 2025, que abrange quatro frentes fundamentais: prevenção, preparação, resposta e responsabilização.

“Com a intensificação da fiscalização ambiental, será possível garantir maior controle sobre as áreas vulneráveis e assegurar o cumprimento da legislação. O Estado reforça sua política de tolerância zero a crimes ambientais, garantindo que as ações de responsabilização sejam contínuas e cada vez mais eficazes. O fortalecimento da estrutura de fiscalização, aliado ao uso de tecnologias avançadas de monitoramento e a capacitação permanente das equipes, permite ao CBMMT ampliar sua eficiência e consolidar sua atuação na proteção dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”, afirmou o comandante.

O trabalho conjunto entre o Corpo de Bombeiros e a Sema trouxe impactos significativos na redução dos crimes ambientais no Estado em anos anteriores.

Em 2024, a intensificação da fiscalização resultou em uma redução de 45% nos desmatamentos ilegais, enquanto o número de autorizações legais de desmatamento aumentou 660%. Os dados evidenciam o impacto positivo das operações repressivas, que refletiram no avanço das práticas sustentáveis e dentro da legalidade.

Já no âmbito das sanções, o rigor da fiscalização foi reforçado, resultando na aplicação de R$ 218 milhões em multas nos três biomas pelo CBMMT. As penalidades referem-se a infrações relacionadas ao uso irregular do fogo, além da apreensão de equipamentos utilizados nesses delitos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262