Connect with us

MATO GROSSO

Bombeiros combatem incêndio em terreno que servia de abrigo para moradores de rua

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na quinta-feira (31.10), um incêndio em um terreno onde estavam instalados barracos que serviam de habitação para moradores de rua, no bairro Parque Universitário, em Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá).

As equipes do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) foram acionadas com informações iniciais de que um incêndio teria atingido um barraco abandonado, sem móveis ou objetos, que era frequentemente utilizado por moradores de rua.

No local, os bombeiros militares identificaram que havia apenas um morador de rua, que se encontrava desorientado e não soube informar como o incêndio começou. Ele também não confirmou se residia no local.

Prontamente, os militares iniciaram o combate direto às chamas, que se alastraram pelo interior do barraco e se estenderam para outros cômodos. Foi necessário que os bombeiros militares arrombassem uma porta para acessar um cômodo e conseguir ter êxito na extinção do fogo.

Após o combate ao incêndio, a equipe realizou o rescaldo, eliminando possíveis focos remanescentes. Apesar dos danos, não houve registro de vítimas durante a ocorrência.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Especialistas internacionais compartilham experiências e discutem prevenção e combate a incêndios florestais no ForestFire 2025

Published

on

O segundo dia do ForestFire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), foi marcado por palestras de especialistas internacionais, que compartilharam experiências sobre a gestão de incêndios florestais em seus respectivos países.

A programação teve início com o português António Salgueiro, que apresentou a atuação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), em Portugal. Em seguida, Nathan Barcklay e Daniel Berlant, representantes do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (CAL FIRE), dos Estados Unidos, trouxeram suas abordagens sobre a complexa realidade dos incêndios florestais no estado norte-americano.

Na sequência, Ciaran Nugent, da Irlanda, abordou a gestão de incêndios florestais em seu país, destacando as lições aprendidas em um território insular, com clima específico e desafios únicos.

Ainda pela manhã, os participantes também tiveram a oportunidade de participar do Curso de Noções de Sobrevivência na Selva Amazônica Brasileira, promovido pelo Exército Brasileiro, proporcionando uma vivência prática sobre técnicas essenciais de segurança e resistência em ambientes hostis.

Ao longo do dia, o evento também foi palco de uma intensa programação científica, com apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e rodas de conversa conduzidas por professores e pesquisadores. Essas atividades buscam apresentar descobertas recentes, estudos de caso e novas abordagens no enfrentamento aos incêndios florestais em diferentes biomas.

Palestras técnicas da tarde trazem soluções inovadoras
A programação da tarde seguiu com um ciclo de palestras internacionais, com a participação de Sérgio Gomes (Portugal/AFOCELCA), que apresentou as ações da AFOCELCA na proteção contra incêndios florestais em Portugal; Dr. Thomas Richard Anderson (EUA), que abordou a gestão do fogo em ecossistemas de zonas úmidas, com estudo de caso no Parque Nacional Everglades, na Flórida; e Greg Seamon (EUA/Flórida), que compartilhou experiências sobre o treinamento de incêndio prescrito.

Paralelamente às palestras, foi realizado o curso “Comunicação com estratégia para combater crises durante incêndios florestais”, ministrado pela Secretaria de Estado de Comunicação de Mato Grosso. A atividade capacita profissionais da gestão pública e da mídia para lidar com a comunicação em momentos de crise, reforçando a importância da informação precisa no enfrentamento de emergências ambientais.

Feira de Expositores e conexões internacionais
Entre os destaques paralelos ao evento, está a feira de expositores, que segue aberta durante toda a tarde, reunindo empresas e instituições com soluções tecnológicas voltadas à gestão de incêndios florestais. Drones de monitoramento térmico, softwares de inteligência artificial, equipamentos de combate ao fogo e veículos adaptados estão entre as inovações apresentadas, com foco especial nas necessidades do bioma Pantanal.

Além disso, o evento continua recebendo autoridades e delegações internacionais, fortalecendo o diálogo entre países e promovendo colaborações estratégicas para o enfrentamento global das queimadas.

O ForestFire 2025 segue até esta quarta-feira (18), com novas palestras, painéis científicos, oficinas e apresentações de casos reais sobre as melhores práticas de prevenção, controle e recuperação de áreas afetadas por incêndios em diferentes ecossistemas ao redor do mundo.

Patrocínio
O ForestFire 2025 – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais conta com o patrocínio da empresa multinacional Forest Fire, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), da Aero Agrícola Rondon, do Fórum Agro, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), da empresa Vallfirest (VTF), da MSA Safety Incorporated – Produtos de Segurança Sofisticados (MSA) e da Cervejaria Louvada.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Forças de segurança desarticulam garimpo ilegal em Paranaíta

Published

on

As forças de segurança deflagraram, nesta segunda-feira (16.6), uma operação que desarticulou um garimpo ilegal de grande porte no município de Paranaíta, na região do Rio Apiacás (cerca de 900 km de Cuiabá). A ação, que teve continuidade nesta terça-feira (17), resultou na apreensão e inutilização de duas balsas, um motor estacionário, um equipamento de sucção utilizado na extração ilegal de minério e mais de dois mil litros de combustível.

Cerca de 50 servidores participaram da operação, entre profissionais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Polícia Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Rotam, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Tática, efetivo do 9º Comando Regional, e Polícia Federal. A ação também contou com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, destacou o trabalho integrado das forças de segurança no combate aos crimes ambientais. “Parabenizo todas as forças envolvidas pelo trabalho conjunto na desarticulação deste garimpo ilegal. A atuação integrada das instituições é essencial no enfrentamento aos crimes ambientais, que são uma das prioridades do Governo do Estado. A Segurança Pública segue firme na política de Tolerância Zero contra esse tipo de crime”.

De acordo com o comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar, sediado em Alta Floresta, tenente-coronel Oswaldo Marins Rabelo, o planejamento da operação teve início após uma denúncia recebida pelo Batalhão Ambiental, que relatava desmatamento ilegal na região do Rio Apiacás. Durante a verificação, os policiais se depararam com o garimpo irregular.

“Em razão dessa situação, fizemos um acompanhamento e demos apoio aos policiais do Batalhão Ambiental para a retirada dos garimpeiros naquela ocasião. Posteriormente, recebemos a informação de que eles haviam retornado à região. A partir disso, com o trabalho de inteligência do 9º Comando Regional, realizamos uma ação conjunta com o Comando-Geral da PMMT e a Sesp, por meio da Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), o que resultou nesta força-tarefa”, explicou o tenente-coronel.

Durante a operação, também foi apreendida uma caminhonete F-4000 com irregularidades administrativas. Duas pessoas que estavam no local foram ouvidas pela Polícia Federal.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262