Connect with us

MATO GROSSO

Capivara de quatro metros de altura chama atenção para Virada Sustentável Mato Grosso

Publicado em

A Virada Sustentável Mato Grosso 2025, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Virada Sustentável e parceiros, trouxe para Rondonópolis uma capivara de quatro metros de altura e um filhote, criação do artista paulistano Eduardo Baum. O objetivo da intervenção urbana de grande escala é realçar o protagonismo silencioso desses seres na manutenção do equilíbrio ambiental.

A atração integra a programação do evento, que terá abertura oficial em Rondonópolis nesta quinta-feira, às 19h30, na praça dos Carreiros, com espetáculo da Jet Sinfônica Sustentável com participação da artista Eldah. Na sequência, tem apresentação do cantor, compositor e violeiro, Pedro Barbosa.

A escultura inflável tridimensional está à disposição para apreciação dos moradores do município, no Casario. A superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao cidadão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Juliana Carvalho, reforça a convocação ao público.

“Convidamos a população de Rondonópolis a celebrar conosco todas as formas de vida. Mato Grosso é um estado plural em biomas e biodiversidade e a Virada vem para celebrar a Semana do Meio Ambiente retratando esse nosso patrimônio natural”.

A coordenadora nacional da Virada Sustentável, Natália Duarte, realça que a programação da Virada Sustentável foi estruturada para apresentar a biodiversidade e os temas da sustentabilidade por meio de diferentes linguagens artísticas, com o objetivo de conectar o público com a biodiversidade local.

“Cada atividade, desde as exposições fotográficas até as oficinas de instrumentos sustentáveis, busca sensibilizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental e mostrar como a cultura pode ser um caminho para a conscientização ecológica”.

Outra atração de destaque exibe fragmentos visuais de um Brasil que pulsa para além das fronteiras urbanas. A exposição “O Brasil de Araquém Alcântara” traz imagens que sensibilizam o público para a preservação da biodiversidade ao revelar a exuberância dos biomas presentes no território mato-grossense: Amazônia, Cerrado e Pantanal. A mostra deste que é um precursor da fotografia de natureza do Brasil, está em cartaz também, no Casario, entre os dias 29 de maio e 1º de junho.

A programação artística tem continuidade no sábado (31), com performances ao vivo de grafite, de Luis Badaró, no Casario e Natacha IK, no estacionamento do Parque das Águas. No mesmo parque, às 16h, tem DJ Costta e seu set “Brasilidades”, na pista de skate.

Em outro canto da cidade, em tenda montada no Casario, às 16h tem o espetáculo “Circo Du Cafundó”, com os palhaços Fusquinha e Matosinho da Cia DuCafundó. Na sequência, no mesmo local, tem “Romeu e Julieta?” e muito riso na peça de teatro do Coletivo Patologia. Quem curte produções audiovisuais pode conferir na Sala de Exibição do Casario, a partir das 18h, a Mostra de Cinema Ambiental com filmes de Paulo Alípio e Íris Lacerda. É neste momento que começa também a Feira Artesã, com produtos sustentáveis.

Por fim, no Cais do Porto, a partir das 19h30 tem Éder e Cícero Viola. A dupla de violeiros canta clássicos que vão da música caipira ao sertanejo. Para fechar o dia, às 21h30 tem Rasta Sandália com o melhor do forró pé de serra, xote, baião e arrasta pé.

No último dia de Virada Sustentável em Rondonópolis, o domingo (1º.6) a programação começa cedo, às 6h, com com caminhada de observação de pássaros e fauna local no Horto Florestal, com o professor Dalci Oliveira e no gramado, às 8h, a oficina “Reciclasom” ensina a confecção de instrumentos musicais sustentáveis.

De tarde, na Praça do Pôr do Sol, tem espetáculos de teatro e dança. Para encerrar a maratona de atividades da VS, às 19h, na Praça do Pôr do Sol, tem a Quadrilha da Junina Barnabé com o espetáculo “Viajante da Saudade”, que traz à cena personagens marcantes como o Casal de Noivos, Maria Bonita e Lampião, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, compondo um deslumbrante arraiá no céu. Logo, às 20h, o grupo Chorinho do Cerrado faz apresentação especial no encerramento.

A programação conta com muitas outras atividades. A agenda completa está disponível no site oficial https://www.viradasustentavel.org.br e no Instagram @viradasustentavelmatogrosso.

Em Cuiabá, entre os dias 4 e 8 de junho, o projeto chega aos parques das Águas, Zé Bolo Flô, Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Horto Florestal. Além desses locais, as atividades são realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Museu de História Natural, na Associação de Mulheres do Jardim Vitória e no Instituto Cultural Casarão das Artes, situado no bairro Pedra 90.

A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo. Recebe ainda apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), TV Centro América, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Museu de Arte e Cultura Popular, Cineclube Coxiponés, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Sesc e Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

MATO GROSSO

Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos

Published

on

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) prorrogou o prazo de inscrições do processo seletivo para cursos técnicos que serão realizados gratuitamente em 15 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) de Mato Grosso. Os interessados nas 1.160 vagas poderão se inscrever até o próximo domingo (15.6) por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) (inscreva aqui).

Com a prorrogação, os candidatos terão mais três dias para se inscrever. A inscrição se encerraria nesta quinta-feira (12.6). O candidato que quer acessar as vagas disponibilizadas para cotas raciais também terá até o próximo domingo (15.06) para se inscrever e enviar os documentos para verificação das autodeclaração de preto ou pardo.

Podem participar do processo seletivo quem já concluiu ou para quem está cursando o Ensino Médio. As aulas serão realizadas no período noturno nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), localizadas nos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Os candidatos poderão escolher cursar gratuitamente uma das 16 opções de cursos técnicos: Administração, Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Agronegócio, Análises Clínicas, Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Manutenção de Máquinas Industriais, Segurança do Trabalho e Zootecnia.

No site da Seciteci, há o manual para realizar inscrição para os candidatos de ampla concorrência e para os das ações afirmativas. Das vagas disponíveis, 60% são destinadas a candidatos que se enquadram nos critérios de ações afirmativas, assegurando prioridade de ingresso para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e oriundos de escolas públicas.

Mais informações sobre os documentos necessários para inscrição em cada categoria, inclusive os procedimentos específicos para a verificação da autodeclaração racial e da condição de deficiência estão descritos no edital do processo seletivo disponível no site oficial da Seciteci (www.secitec.mt.gov.br).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

MATO GROSSO

Mutirão da Cidadania leva serviços e benefícios sociais aos distritos de Ouro Branco e Colorado do Norte

Published

on

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, entre os dias 10 e 11 de junho, mais duas edições do Mutirão da Cidadania, desta vez nos distritos de Ouro Branco e Colorado do Norte, no município de Nova Canaã do Norte. A iniciativa, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes e promovida em parceria com a prefeitura, levou serviços essenciais, benefícios sociais e acolhimento às famílias em situação de vulnerabilidade.

Durante os dois dias de ação, foram oferecidos atendimentos como emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), plastificação de documentos, foto 3×4, orientações sobre os cursos do SER Família Capacita, atendimentos relacionados ao SER Família Habitação, orientações da Van Rosa do SER Família Mulher, emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA), além de palestras sobre bullying e cyberbullying nas escolas dos distritos, atendimentos do Procon e informações gerais sobre os programas do SER Família.


Foto: João Reis | Setasc-MT

A primeira-dama Virginia Mendes reforçou o compromisso do Governo do Estado em levar cidadania e dignidade às comunidades mais distantes.

“Sabemos das dificuldades que muitas famílias enfrentam, especialmente nas áreas mais afastadas. Por isso, o Mutirão da Cidadania é tão importante. Estamos levando serviços essenciais e acolhimento para quem mais precisa. Ver o retorno positivo das comunidades é o que nos motiva a continuar”, destacou.

Além dos atendimentos, o mutirão garantiu a entrega de 480 cestas básicas com kits de higiene, 120 filtros de barro, 400 cobertores, 200 brinquedos e 200 kits de guloseimas. Os itens proporcionaram mais dignidade e conforto para as famílias beneficiadas, fortalecendo o compromisso do Governo de Mato Grosso com a inclusão social e o bem-estar da população.


Foto: João Reis | Setasc-MT

Morador do Distrito Ouro Branco, Claudemir Martins Noronha aproveitou a oportunidade para atualizar o Cadastro Único e buscar uma vaga de emprego por meio do Sine-MT.

“Busquei o Sine a procura de uma oportunidade como motorista. Estou desempregado há um tempo. Aproveitei o mutirão também para atualizar o Cadastro Único. É a oportunidade que temos com todos os serviços disponíveis e o atendimento está sendo muito bom. Facilita bastante para a população”, afirmou.

Foto: João Reis | Setasc-MT

Também no Distrito Ouro Branco, dona Adelaide Regina de Lima, moradora há 15 anos, recebeu cesta básica, kit de higiene e cobertor. Vivendo sozinha e sem renda fixa, ela ressaltou a importância da ação.

“Essa ajuda é muito boa, Deus abençoe vocês todos. Só moro eu e Deus, e essa cesta com o kit de higiene e o cobertor me ajudaram bastante. A gente vive com 600 reais, que não dá para custear todas as despesas. Tem que pagar casa, comida, gás, conta de energia elétrica. Então isso aqui é uma bênção. A primeira-dama Virginia Mendes me ajudou muito, que Deus abençoe ela também”, disse emocionada.

O secretário da Setasc, Klebson Gomes Haasgma, destacou a importância de ações que descentralizam os serviços e levam dignidade a quem mais precisa.

“O Mutirão da Cidadania é mais do que uma entrega de benefícios, é uma ponte entre o Estado e a população vulnerável. Ao estarmos presentes nos distritos, estamos ouvindo, acolhendo e garantindo acesso a direitos básicos que muitas vezes são difíceis de alcançar. Essa proximidade faz toda a diferença na vida das pessoas e reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com uma assistência social mais humana, eficiente e inclusiva”, reforçou.

O prefeito de Nova Canaã do Norte, Vinicius Oliveira, celebrou a realização do Mutirão da Cidadania nos distritos de Ouro Branco e Colorado do Norte, destacando a importância da ação para as comunidades mais distantes da sede municipal.

“Essa parceria com o Governo do Estado, com o apoio do nosso governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes, é fundamental. Sozinho o município não consegue alcançar todas as demandas, principalmente das regiões mais afastadas. A população está muito satisfeita com os atendimentos e com a entrega das cestas, kits de higiene, brinquedos e cobertores. É um momento de muita alegria e acolhimento para todos nós”, afirmou o prefeito.


Foto: João Reis | Setasc-MT

No Distrito Colorado do Norte, os serviços também foram muito bem avaliados pelos moradores. Ivanete dos Reis Cruz participou da ação em busca de documentos e informações sobre habitação.

“Vim atrás da segunda via da certidão de nascimento e para saber mais sobre o programa de moradia. Achei ótimo. Muita gente não tem essa informação e aqui tivemos tudo de forma gratuita. Sou muito grata à primeira-dama Virginia Mendes por fazer isso pela nossa comunidade”, destacou.

Tallya Letticia dos Santos Lopes, também de Colorado do Norte, participou pela primeira vez da ação e elogiou os serviços ofertados.

“Achei tudo muito interessante, principalmente por trazerem esses atendimentos até nós, que moramos longe da cidade. Os brinquedos para as crianças foram ótimos, e a cesta básica com o kit de higiene ajudou muito. Nem sempre temos condições de comprar tudo o que precisamos. Quero agradecer a Deus e à dona Virginia. Foi uma grande ajuda para a nossa comunidade”, disse.

Com uma atuação que une cidadania, solidariedade e acesso a direitos, o Mutirão da Cidadania reforça o papel do Estado em transformar realidades e levar dignidade a todos os cantos de Mato Grosso.


Foto: João Reis | Setasc-MT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262