Connect with us

CIDADES

Cavalaria da PM prende homens com drogas e arma de fogo em Lucas do Rio Verde

Publicado em

Policiais militares da Cavalaria de Lucas do Rio Verde prenderam dois homens, de 38 e 20 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma, em duas ações registradas na noite desta quinta-feira (8.5) e madrugada de sexta (9). Nos policiamentos foram apreendidas porções de maconha e pasta base de cocaína e uma arma de fogo.

Na primeira ocorrência registrada, a equipe policial realizava patrulhamento e encontrou um Honda Civic preto que fugiu ao ver as viaturas da PM. Os policiais realizaram patrulhamento até uma rua sem saída, onde o suspeito tentou fugir a pé, com uma sacola em mãos, e foi detido.

Com ele, a PM encontrou 17 porções de maconha. Em seguida, o homem indicou o endereço onde morava e seguiu com os policiais até o local. Dentro da casa, foram encontrados mais 16 porções de maconha, cinco porções de pasta base de cocaína e uma porção de cocaína.

Ele recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia da cidade para demais providências cabíveis.

Horas depois, na madrugada desta sexta-feira (9), a mesma equipe da Cavalaria estava em diligências sobre uma tentativa de homicídio a tiros e receberam denúncias sobre um homem que estava com a arma utilizada no crime.

Os militares foram até o endereço informado e abordaram um homem, que estava com uma pistola de calibre .9mm carregada com oito munições. Questionado sobre o objeto, o suspeito disse apenas que seria membro de uma facção criminosa e que estava guardando a arma, que seria repassada para outros integrantes do mesmo grupo.

Diante da situação, ele também recebeu voz de prisão e foi conduzido para a delegacia de Lucas do Rio Verde, com o objeto apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook

CIDADES

Caminhão da SES contra a tuberculose atende em Água Boa

Published

on

A unidade móvel de prevenção à tuberculose, adquirida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 2021 em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), vai atender 625 reeducandos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, até o dia 24 de maio. O projeto tem o objetivo de auxiliar no diagnóstico precoce da doença nas penitenciárias de Mato Grosso.

“O atendimento do Caminhão da Tuberculose às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) é uma ação estratégica essencial. Ele permite o diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento dentro dos presídios, onde há maior risco de transmissão da doença. Essa iniciativa protege a saúde dos internos, dos profissionais do sistema prisional e da comunidade como um todo”, explicou o assessor especial da SES, Diógenes Marcondes.

Segundo a responsável técnica pela unidade móvel, Andreia Ferreira, o caminhão tem capacidade para atender 80 pessoas por dia, mas a quantidade diária é determinada pela direção da unidade prisional.

“O reeducando é acompanhado por um policial penal até o veículo para a realização dos exames. Caso dê positivo para tuberculose ou outra infecção, o tratamento é realizado na própria penitenciária quando esta dispõe de uma equipe de saúde ou então pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município”, destacou Andreia.

Desde dezembro de 2021, o projeto já atendeu 9.266 reeducandos e servidores do sistema penitenciário do Estado, com 152 casos positivos para tuberculose, todos devidamente notificados e encaminhados para tratamento. O número de atendimentos pela unidade aumentou 16,88% de 2023 para 2024, passando de 3.772 para 4.409. Em 2025, já foram realizados 1.085 atendimentos.

De 26 de maio a 7 de junho, o caminhão vai atender os reeducandos das unidades prisionais de Cuiabá e de Várzea Grande em ação de cidadania da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Sinappen).

O veículo possui uma tecnologia de ponta, com equipamentos laboratoriais e de imagem, e realiza exames de raio-X de tórax e coletas de escarro (catarro) para análise em laboratório, o que possibilita o diagnóstico no momento do atendimento.

A equipe do caminhão é composta por biomédico, técnico de raio-x, coordenadora, médica radiologista (do programa Saúde Digital) e dois motoristas.

A unidade móvel passou por presídios em Água Boa, Alto Araguaia, Araputanga, Barra do Garças, Cáceres, Comodoro, Cuiabá, Jaciara, Mirassol d’Oeste, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Várzea Grande.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Ela afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. É uma infecção que pode ser prevenida e curada, mas ainda prevalece em condições de pobreza e contribui para perpetuação da desigualdade social.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Polícia Civil prende jovem suspeito de colocar células falsas no comércio de Nova Canaã do Norte

Published

on

A Polícia Civil prendeu, na última sexta-feira (9.5), um jovem de 19 anos, suspeito de promover a circulação de cédulas falsas no comércio da cidade de Nova Canaã do Norte (a 715 km de Cuiabá).

As investigações começaram após a Delegacia de Nova Canaã do Norte receber diversas denúncias de moradores e comerciantes locais informando que vinham recebendo notas falsas.

A equipe da delegacia identificou e localizou o suspeito na última sexta-feira (9.5). Ele confessou ter comprado uma quantidade considerável de notas falsas de R$ 100 pela internet, que foram recebidas pelos Correios. Com o suspeito, ainda foram localizadas algumas das cédulas falsificadas.

Diante do flagrante, o jovem foi conduzido à delegacia, onde foi autuado por falsificação de moeda.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262