Nesta quarta-feira (27.11), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) homenageia 45 personalidades com a maior honraria da Aviação da Segurança Pública de Mato Grosso, a Medalha de Mérito Águia Uno.
O evento será realizado às 19h, no hangar do Ciopaer, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
A condecoração faz parte da comemoração de 18 anos da unidade, que é responsável por operações aéreas de resgate, salvamento e patrulhamento.
Serão homenageados civis e militares em razão dos méritos reconhecidos como inestimável valor ou pelos bons e relevantes serviços prestados ao Ciopaer no cumprimento de suas atribuições.
No ano passado, 47 personalidades foram condecoradas com a maior honraria da Aviação de Segurança Pública. Entre elas, estava a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
A Medalha de Aviação de Mérito Águia Uno foi criada em 2016 como forma de eternizar os nomes de homens e mulheres que, de alguma forma, contribuíram expressivamente com as atividades do Ciopaer em suas missões de segurança pública em Mato Grosso e outros Estados.
Desde então, 250 personalidades civis e militares foram condecoradas com a Medalha Águia Uno.
Serviço:
Homenagem: Imposição da Medalha de Mérito Águia Uno do Ciopaer
Data: Quarta-feira (27.11) às 19h
Local: Hangar do Ciopaer, Aeroporto Internacional Marechal Rondon, Várzea Grande
A Operação Tolerância Zero ao Crime Organizado, realizada nesta quinta-feira (05.12) com buscas simultâneas nas 41 unidades prisionais do Estado, resultou na apreensão de centenas de aparelhos eletrônicos, entre eles 170 celulares e 56 chips, drogas, e na prisão em flagrante de um policial penal.
Foram apreendidos 49 carregadores, 35 armas artesanais (feitas com pedaços de ferro e madeira), 30 fones de ouvido e uma máquina de tatuar, entre outros produtos ilícitos, 400 gramas de porções de maconha e cocaína, além de 404 pequenas porções de drogas embaladas individualmente.
Um policial penal que tentava entrar com 242 porções de droga na unidade prisional onde trabalha foi preso em flagrante. Ele foi levado à delegacia e colocado à disposição da autoridade policial.
A maior apreensão de celulares ocorreu na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, onde foram retirados de circulação 55 aparelhos. Na Mata Grande, em Rondonópolis, a operação resultou na localização de 48 aparelhos, enquanto na Ahmenon Dantas, em Várzea Grande, foram aprendidos 45 celulares. Juntas, as três unidades prisionais somam 5.640 presos.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, assinala que essa operação é mais uma importante ação realizada como parte do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado no dia 25 de novembro pelo governador Mauro Mendes.
“Estamos intensificando as atividades e atuando de forma integrada em várias frentes dentro da Segurança Pública, atuando nas ruas com operações ostensivas, fortalecendo o trabalho de investigação da Polícia Civil e implantado o serviço de fiscalização permanente dentro das unidades prisionais, com o objetivo de levar mais segurança à população”, afirma Roveri.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, delegado Vitor Hugo Bruzulato, reforça que além das operações Tolerância Zero passarem a ser rotina, os procedimentos de acesso e protocolos de segurança empregados em todas as unidades penitenciárias e cadeias públicas mato-grossenses estão sendo analisados e revistos.
O secretário ainda ressalta que todas as medidas legais já foram adotadas em relação ao policial penal preso em flagrante, visando sua responsabilização criminal e administrativa.
“É importante lembrar que esse é um desvio de conduta individual, algo que pode acontecer dentro de instituições de todas as áreas, portanto, devemos individualizar a punição. Sabemos que o Sistema Penitenciário é formado por profissionais sérios, capacitados e comprometidos com as funções”, completa.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Secretaria Segurança Pública (Sesp-MT), concede, nesta sexta-feira (06.12), a medalha do Mérito das Comunicações da Segurança Pública a 22 personalidades de Mato Grosso. A cerimônia será realizada às 8h30, no auditório da Escola Superior de Contas (TCE).
Dentre os agraciados estão integrantes do Poder Judiciário e Tribunal de Contas, civis e militares, das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, que contribuíram com operações e ações de segurança pública na região metropolitana de Cuiabá e outros municípios.
A medalha do “Mérito das Comunicações da Segurança Pública” também é concedida aos componentes do CIOSP que se destacaram nas atividades para o engrandecimento do órgão de segurança.
Criada em 2019, até então,141 personalidades foram homenageadas com a maior honraria das Comunicações de Segurança Pública de Mato Grosso, reconhecendo os serviços prestados ao CIOSP.
Serviço | Entrega da “Medalha Mérito das Comunicações da Segurança Pública”
Data: 06.12, às 8h30
Local: auditório da Escola Superior de Contas, Tribunal de Contas do Estado (TCE)