conecte-se conosco


MT

Consórcios devem ter autonomia para contratar cirurgias eletivas, defende Dal Molin

Publicado


Foto: Helder Faria

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) se reuniu com representantes dos 15 municípios que compõe o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires para debater o modelo de aquisição de cirurgias eletivas. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (22), na sede do consórcio, em Sorriso.

O parlamentar defendeu a autonomia dos consórcios para conduzir o procedimento de contratação de cirurgias eletivas da demanda reprimida.

 No último dia 16, o governo de Mato Grosso anunciou a retomadas das cirurgias que estavam suspensas, desde março de 2020, em decorrência do aumento de casos confirmados de Covid-19.

 Para Dal Molin, a equipe técnica do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires possuí expertise suficiente para conduzir o processo de forma ágil e financeiramente viável.

 “Eles [Consórcio de Saúde] já credenciaram inúmeras unidades de saúde, possuem um moderno sistema para prestação de contas e sabem, como ninguém, onde e como investir os recursos em benefício da coletividade. Se o governo assumir esse papel estará incorrendo no risco de atrasar o processo de aquisição dessas cirurgias”, afirma.

Leia mais:  Deputado Moretto alcança 1.214 proposições e destaca avanço na região Oeste

 Em concordância com os gestores em saúde, Dal Molin também demonstrou preocupação quanto a possibilidade do direcionamento de alguns procedimentos cirúrgicos.

 “Não podemos permitir que o prestador de serviços [clínicas especializadas] escolham aqueles procedimentos mais vantajosos financeiramente. É preciso criar um pacote englobando vários procedimentos a fim de garantir que quem ‘ficar’ com o filé-mignon também levará uma parte da carne do pescoço (sic)”, disse o parlamentar.

 Ele também apontou a possibilidade de as prefeituras complementarem os valores destinados pelo estado e desta maneira contemplar um número, ainda, maior de pacientes.

 “Nenhum prefeito vai deixar um munícipe perecer. Se tiver recurso disponível, ele certamente vai complementar aquilo que foi repassado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)”, assinala.

 Ao final do encontro, os gestores de saúde aprovaram o encaminhamento de ofício ao governo, com cópia a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), oficializando a proposta.

 “A preocupação de todos os presentes é com a qualidade da saúde pública. Entendemos que essa proposta é o melhor caminho e vamos defendê-la”, afirma a diretora-executiva do consórcio de saúde Solimara Moura.

Leia mais:  Seciteci abre inscrições para a XIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

 Além de Sorriso, também integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires os municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tapurah, União do Sul e Vera.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

MT

Querência recebe nova ambulância

Publicado


Entrega de ambulância no Araguaia

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) destinou emenda no valor de R$ 186 mil para a aquisição de uma ambulância para a cidade de Querência, na região do Araguaia. O parlamentar fez a entrega oficial da ambulância no dia 26 de julho, na sede da prefeitura.

Thiago Silva tem trabalhado em seu mandato para amparar os municípios no atendimento de saúde pública e a ambulância se faz fundamental na região Araguaia que é distante da capital.

“É muito difícil o cidadão tem que percorrer mais de 800 km até a capital Cuiabá para ter um atendimento de saúde e nosso objetivo ajudar os municípios, principalmente durante a pandemia, com recursos para atender a saúde do cidadão que mais precisa”, disse Thiago Silva.

O prefeito Fernando Gorgen (DEM) ressaltou a parceria do deputado. “Agradeço o apoio do deputado que destinou a emenda que vai ajudar na saúde pública da nossa cidade. Querência agradece o empenho do deputado Thiago”, disse.

Leia mais:  Deputado Moretto alcança 1.214 proposições e destaca avanço na região Oeste

O deputado se comprometeu a trabalhar para destinar mais emendas para a construção de uma casa de apoio, para atender as famílias da região.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

MT

Deputado Moretto alcança 1.214 proposições e destaca avanço na região Oeste

Publicado


Foto: Marcos Lopes

O deputado Valmir Moretto (Republicanos), apresentou 1.214 proposições no primeiro semestre de 2021. As ações do parlamentar se destacam principalmente nos municípios da região Oeste do estado.

Além da ação no Parlamento, Moretto destaca a forte gestão “em campo”. Para o deputado, os avanços do governo do estado são resultado dos trabalhos executados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

“A Assembleia tem contribuído muito para Mato Grosso. Tem contribuído para o crescimento do poder econômico do Estado, pelo equilíbrio fiscal. Foi a Assembleia que trouxe muitas mensagens do governo e que foram debatidas. Mensagem importante para o equilíbrio”, afirma.

Uma das principais ações de Valmir Moretto, foi a Lei 11.396, sancionada pelo governador Mauro Mendes (DEM) e que que obriga estabelecimentos comerciais de ramo alimentício a informar a substituição de queijo e derivados do leite por produtos “semelhantes”. A Lei tem objetivo de valorizar a classe produtora de leite e evitar que os produtos derivados ganhem espaço no mercado.

Leia mais:  Atendimento ao público na sede do Detran-MT será suspenso na tarde desta terça-feira (03)

Infraestrutura – O parlamentar é presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e nesse período percorreu, ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, 16 municípios – todos na região Oeste, onde estão em andamento 43 obras. As ações são resultado de indicações, emendas e gestão do parlamentar. O resultado é um enorme canteiro de obra na região da Grande Cáceres e Vale do Guaporé.

“As obras estão em andamento. Estão acontecendo investimentos na educação, saúde e segurança pública graças os trabalhos que a Casa realiza”, pontua Moretto.

Segurança Pública – Recentemente Valmir Moretto esteve em Brasília com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante para uma reunião com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. No encontro foram apresentadas demandas da faixa de fronteira, que é porta de entrada e saída de crimes internacionais – principalmente o tráfico de drogas.

Para fortalecer a segurança na região de fronteira, Moretto alcançou destinou R$ 713 mil, em emenda parlamentar, para aquisição de câmeras do tipo OCR, que reforçam o monitoramento na região.

Leia mais:  Querência recebe nova ambulância
Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262