O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Defesa Civil do município de Cuiabá discutem a elaboração de um plano de ação para prevenção e combate aos incêndios na Capital. A expectativa é de concluir o plano municipal de preservação e combate às queimadas até o fim deste mês de fevereiro.
A iniciativa foi discutida em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (6.2) entre o comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (CRBM I), tenente-coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz, e o secretário da Defesa Civil de Cuiabá, coronel RR Alessandro Borges Ferreira.
O tenente-coronel João Paulo Nunes de Queiroz destacou que o ano de 2024 exigiu uma grande atuação dos bombeiros militares, especialmente em Cuiabá. Por isso, a necessidade de se discutir questões estruturais e operacionais tanto para a área urbana quanto para a zona rural da capital.
“A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Municipal é essencial para reduzir as queimadas na capital. Juntos, desenvolveremos um projeto para intensificar o combate a esses incêndios, protegendo vidas, patrimônios e o meio ambiente”, afirmou o comandante.
O secretário da Defesa Civil de Cuiabá, coronel RR Alessandro Borges Ferreira, destacou a necessidade do município se preparar para o período de estiagem, tanto de forma preventiva quanto reativa. Segundo ele, um planejamento eficaz contribui para a redução dos índices de queimadas.
“Essa reunião entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar tem como objetivo unir a gestão municipal e a execução operacional da corporação, com foco na prevenção. Vamos atuar nos bairros conscientizando a população. As queimadas representam um impacto significativo à saúde da população, aumentando a demanda por atendimentos nas unidades de pronto-atendimento”, afirmou o secretário.
Também participaram da reunião a comandante do 1° BBM, tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza, além do comandante do 2° BBM, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cuiabá
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou, durante entrevista na Farm Show 2025, em Primavera do Leste, os esforços do Governo de Mato Grosso para reduzir custos logísticos, atrair investimentos e garantir a estrutura necessária para o crescimento dos municípios.
Segundo ele, a modernização da infraestrutura tem colocado Mato Grosso em uma posição estratégica no cenário nacional e internacional, o que atrai investimentos e impulsiona o desenvolvimento do Estado.
“Mato Grosso avançou na industrialização, e isso não tem mais volta. A agroindústria está crescendo, a produção de etanol e carnes aumentou, e isso gera mais empregos e oportunidades. Hoje, temos a menor taxa de desemprego do Brasil. Mas, para esse crescimento continuar, precisamos garantir estrutura e segurança para quem trabalha e vive aqui”, afirmou Otaviano Pivetta.
Ele pontuou ações do Governo de Mato Grosso para enfrentar os desafios logísticos do setor produtivo. “Seis anos atrás, a situação era outra. Hoje, temos a construção da primeira ferrovia estadual do Brasil, um marco para o Estado. Além disso, temos investimentos constantes em obras rodoviárias, com intervenções em todas as regiões. Isso significa transporte mais barato para os produtores e preços mais competitivos para o consumidor final”, afirmou.
O vice-governador ressaltou também que a modernização da infraestrutura tem como objetivo garantir que Mato Grosso siga atraindo investimentos e mantendo sua posição estratégica no cenário nacional e internacional. “Mato Grosso tem os olhos do mundo voltados para sua produção agrícola, especialmente de países como a China, Índia e nações do Oriente Médio. O que estamos vendo é um processo irreversível de verticalização da produção, com a chegada forte da agroindústria, e esse movimento só tende a crescer”.
Além dos investimentos em infraestrutura, Otaviano Pivetta destacou o compromisso do Governo com a segurança jurídica para quem trabalha no campo. “O governo não atrapalha o setor produtivo, pelo contrário, trabalha para oferecer estrutura e segurança para quem quer produzir e gerar empregos. E os resultados estão aparecendo: o Estado tem a menor taxa de desemprego do Brasil, refletindo o avanço na industrialização e nas cadeias produtivas. Não permitimos invasões ou bagunças que possam atrapalhar a ordem e o crescimento”, enfatizou.
Otaviano Pivetta também lembrou da importância de seguir acompanhando o crescimento das cidades, principalmente em relação à habitação. “Muita gente está se mudando para municípios-polo como Primavera do Leste, e precisamos garantir moradia para essas famílias. O Governo está trabalhando para ampliar o acesso à casa própria e dar condições de vida digna para quem chega à região”.
Em agenda no município, o vice-governador visitou ainda a Escola Municipal Tia Dejane, localizada no bairro Primavera III, e a Escola Estadual Paulo Freire.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, na noite desta quarta-feira (19.3), a formatura do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra (ETEC). Ao todo, 25 estudantes receberam certificados durante a solenidade.
A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera Tangará e contou com a presença do corpo docente e direção da ETEC, além de familiares e amigos dos formandos.
“Esta turma é a prova de que, apesar dos obstáculos, a vontade de crescer, aprender e alcançar objetivos não pode ser interrompida. Quando muitos olhavam para obstáculos e viam dificuldades, eles transformaram as adversidades em força, adaptaram-se ao novo e se tornaram mais resilientes”, afirma a diretora da ETEC de Tangará, Wérica Crislaine.
A oradora da turma, Patrícia Lima Da Silva, fez um agradecimento especial aos docentes. “Agradecemos imensamente aos professores que compartilharam não só conhecimento, mas paciência e incentivo. Vocês foram inspiração, mostrando que a agropecuária, além da técnica, é também dedicação e compromisso com o futuro”.
A Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra está vocacionada para o agronegócio, ofertando cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Logística e Informática. A oferta é estrategicamente pensada para preparar alunos para atuarem no mercado de trabalho local. A turma que realizou a solenidade de formatura nesta quarta-feira iniciou os estudos em 2023.
Ao todo, a Seciteci conta com 17 ETECs e 36 ofertas de cursos escolhidos de acordo com a vocação regional em várias áreas, como administração, enfermagem, automação industrial, entre outros. Confira mais informações sobre as escolas clicando aqui.