Connect with us

Cuiabá

Cuiabá já atingiu 58,9% das metas previstas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2022

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na segunda-feira (18), no formato virtual, a 1ª Reunião de Monitoramento e Realinhamento do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios – GPE, antigo Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI). O GPE é uma ferramenta que contempla as principais ações de sustentabilidade de Cuiabá, que é a quarta capital signatária no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A capital de Mato Grosso ocupa no ranking ocupa a 1.135º posição entre as 5.570 cidades que progrediram no cumprimento dos objetivos estabelecidos pela ONU.

Por Carolina Miranda – Os trabalhos da reunião foram conduzidos pelo consultor e professor da UFMT, Paulo Henrique Desidério, que apontou que a estrutura do “Plano Estratégico – Cuiabá 2030” está definida de acordo com os eixos estratégicos do Pacto Global. Ele apontou durante a reunião que o município de Cuiabá já alcançou 58,9%, das 90 metas previstas até o final do ano de 2022.

A partir de agora as reuniões de  monitoramento serão realizadas mensalmente, com foco em analisar os aspectos estruturais das metas, iniciativas e ações lançadas no sistema do TCE, nesse caso o planejamento estabelecido para esse ano.

A perspectiva é de que, após esse momento de interação com o consultor e professor da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, Paulo Henrique Desidério, o município faça uma análise das propostas como um todo.

“Desde o início do nosso Plano de Governo e,  agora, com a Agenda Cuiabá 2030,  foram alinhados as ações e indicadores e ações para atender aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS. São objetivos e metas claras que versam sobre melhorar a vida das pessoas que aqui vivem, tendo respeito à preservação ambiental”, declarou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento,  a Prefeitura de Cuiabá tem aproximadamente duas mil  ações de iniciativas estratégicas (programas e projetos) para acompanhar os 90 indicadores municipais inseridos no Sistema GPE/TCE que assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros.

“Queremos com a nossa política de planejamento estratégico transformar Cuiabá para os próximos dez anos. Nossa agenda focada nos objetivos sustentáveis, possui medidas ousadas para promover o desenvolvimento sustentável para a próxima década sem deixar ninguém para trás. Que esse esforço seja traduzido em resultados positivos frente aos nossos compromissos firmados com a sociedade cuiabana com a Agenda Cuiabá/2030”, pontuou o prefeito.

O secretário municipal de Governo, Luís Cláudio de Castro Sodré,  endossou a fala do chefe do Executivo Municipal ao reafirmar a necessidade do envolvimento de todos os secretários municipais frente as metas previstas para 2022.

“Queremos que cada secretário siga na busca constante dos propósitos. Que cada um verifique o seu compromisso para verdadeiramente garantir em Cuiabá, a cultura do planejamento estratégico, com o foco na obtenção de resultados satisfatórios e que gerem impacto à sociedade cuiabana”, detalhou o secretário municipal de Governo.

O novo GPE, sistema de apoio ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, tais como de saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social foi implantado pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE, no mês de março desse ano. A coordenação dos trabalhos é feita pela Secretaria de Planejamento,  apoio dos técnicos da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) e acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado- TCE.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

“A Prefeitura de Cuiabá tem recebido apoio, orientação técnica do TCE-MT para realinhamento do Plano Estratégico de longo prazo, no período que compreende 2021-2030, organizados em quase 90 indicadores. É bom lembrar que Cuiabá, já é adeso ao programa há dez anos. São dez anos de implantação do programa em Cuiabá em parceria com o Tribunal de Contas e Universidade Federal de Mato Grosso”, detalhou o secretário municipal de Planejamento, Éder Galiciani.

“Meu papel, como secretário de Planejamento, é de garantir a execução do GPE, sobretudo que no Plano Estratégico de Cuiabá,  conste os compromissos do prefeito Emanuel Pinheiro, acordados com a sociedade cuiabana, em seu Plano de Governo, que confirma as demandas dos Conselhos de Políticas Públicas e, agora, por conta da inserção de Cuiabá, como uma das quatro capitais no Pacto Global, deve absorver as metas e ações, com um olhar sensível, com o foco para o viés da sustentabilidade”, afiançou Eder Galiciani.

O prefeito pontuou que, a partir dos dados de execução do planejamento, foram observados os avanços de Cuiabá, o quanto a cidade melhorou e progrediu e de que forma estão sendo vistas as entregas de obras, da satisfação dos munícipes no atendimento de seus anseios.

“Nosso compromisso,  por sermos uma gestão pautada na humanização, exige aprimorar a performance de nossas ações resultando no melhor desempenho dos serviços prestados à nossa população cuiabana, sempre com eficiência. A Agenda 2030 possibilitará o melhor atendimento, na busca dos melhores resultados, que transforme, cada dia mais, numa Cuiabá melhor para se viver”, concluiu Emanuel Pinheiro.
O próximo encontro está agendado para o dia 15 de agosto.

Comentários Facebook

Cuiabá

Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

Published

on

A Secretaria Municipal de Educação promove neste mês de agosto, o 4º encontro formativo para coordenadores pedagógicos e professores que atuam no ciclo de alfabetização, 3ª infância (1º e 2º Ano) e meninice (3º Ano).  A formação atende 793 profissionais da educação, sendo 97 coordenadores pedagógicos, 681 professores e 15 assessores do Ensino Fundamental de 80 unidades educacionais que desenvolvem o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC), e da sede.

MARIA BARBANT – A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o Programa de Alfabetização Cuiabano atende 19.843 estudantes matriculados na rede pública municipal de educação. “Nosso objetivo é assegurar a aprendizagem de todos os estudantes das turmas da 3ª infância e meninice com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras e escritoras, visando o efetivo processo de alfabetização e letramento”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

São muitos os desafios no processo de ensino e aprendizagem do sistema de escrita alfabética e habilidades leitoras nas turmas de alfabetização, desafios que exigem do professor uma prática baseada em diferentes metodologias que dêem conta da diversidade de níveis de desenvolvimento presentes em uma turma.

Leia mais:  Xavantes participam de jogo de futebol solidário

De acordo com a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes esses desafios se acentuaram após o período de pandemia em que as aulas ocorreram no formato não presencial. “Nosso foco neste momento é a recomposição das aprendizagens que requer um processo continuo de estudo dos docentes e uma proposta de formação que possibilite e expanda os conhecimentos relacionados à prática pedagógica’ salientou a coordenadora técnica, Elijane Gonçalves Lopes.

A assessora pedagógica responsável pelo Programa de Alfabetização Cuiabano, na Coordenadoria de Organização Curricular, Mirian Januário Oliveira Krummennuer explicou que a formação tem o compromisso de aprofundar conhecimentos e desenvolver um trabalho de qualidade que assegure o direito a aprendizagem de todos os estudantes.  “A formação continuada dos professores e gestores pedagógicos é fundamental para uma prática que atenda às necessidades da contemporâneidade, com estudantes alfabetizados e letrados.”

Os estudos estão sendo conduzidos pela equipe da Aprender Editora sob a coordenação da professora especialista Solange Almeida que abordará o tema, ‘As perspectivas de Alfabetização Tradicional, Construtivista e Histórico-Cultural para compreensão critica de alfabetização e letramento’.

Leia mais:  Secretaria de Educação realiza formação para coordenadores, professores e assessores pedagógicos que atendem a 3ª infância e meninice

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Sine Municipal encerra a semana com 531 vagas de emprego nesta sexta-feira (05); confira

Published

on

EMILY MAGALHÃES – O Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando nesta sexta-feira (05), 531 vagas de emprego em diversas áreas de atuação.

As oportunidades são para os cargos de açougueiro, analista de recursos humanos, atendente de lanchonete, carpinteiro de obras, mecânico de automóvel, operador de tratores diversos, polidor de automóveis, técnico em segurança do trabalho, vendedor pracista, vigia, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato pode ainda se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular, com os documentos pessoais.

Na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto, a van do Sine da Gente que integra o programa Pra Frente Cuiabá, atenderá a população do bairro Araés. A equipe se posiciona na quadra poliesportiva ao lado do Centro Comunitário, localizado na Rua Manoel Leopoldino, oferecendo os serviços de encaminhamento de vagas de emprego, Carteira de Trabalho Digital e orientação no Seguro de Desemprego, das 9h às 12 e 13h às 17h.

Leia mais:  Cuiabá convoca candidatos aprovados nos cargos de Professor, TNE e ASG

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected]

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana