Connect with us

Cuiabá

Defesa Civil adota medidas para minimizar danos no período chuvoso

Publicado em

A Defesa Civil de Cuiabá iniciou trabalho de vistorias e determinou ações visando minimizar danos que possam ser causados no período chuvoso. As atividades, que tiveram início nesta quarta-feira (8), englobam um grande arco de medidas preventivas que visam dar maior segurança para a população cuiabana, principalmente em áreas consideradas de risco.

O secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, vistoriou pontos críticos para alagamentos na Avenida da Prainha e na avenida Miguel Sutil e também galerias de águas pluviais na região da avenida Tancredo de Almeida Neves.

“A Prainha e a Miguel Sutil são dois pontos críticos. Avaliamos para que a Prefeitura faça alguma intervenção inicial. Assumimos agora e o ideal é que fosse feita uma prevenção, mas estamos atuando para eliminar os riscos. Vamos fazer algo para mitigar, ou seja, minimizar a situação. Uma solução completa vai precisar de uma intervenção mais estruturada e um projeto”, afirmou o secretário.

A ação conjunta envolveu a equipe da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), a Secretaria de Obras, fiscais da Secretaria de Ordem Pública e funcionários da empresa Águas Cuiabá.

“Essas galerias de águas pluviais estão transbordando, atingindo várias casas. Fizemos uma vistoria junto a presidente de bairro para analisar a situação e agora nós vamos propor algumas medidas de forma imediata para minimizar e, obviamente, já projetar algo estruturante para resolver a situação daquela região. Analisar e resolver a situação nos pontos críticos”, relatou o secretário.

A moradora da Vila Bela e presidente do bairro, Regina Ferraz, pediu solução ao problema crônico enfrentado há mais de 30 anos pelos moradores. Segundo ela, em razão de constantes alagamentos no período de chuva, uma das moradoras perdeu geladeiras e eletrodomésticos.

“Que possamos dormir e acordar tranquilos. Uma pessoa que acionou a Defesa Civil junto conosco enfrenta depressão. Ela perdeu a geladeira, outros móveis e teme que os netos caiam em uma das erosões. Ela deixou a casa e hoje vive de aluguel em outro endereço”, destacou Ferraz.

O córrego da avenida Tancredo de Almeida Neves segue sob monitoramento e, em caso de novas rachaduras, deve ser interditado de forma imediata. Segundo o secretário, a Defesa Civil segue monitorando situações de desmoronamentos. “No local, a pista já foi diminuída no trecho mais vulnerável. Vamos monitorar e qualquer rachadura que possa representar risco, e se necessário interditar essa pista”, destacou Ferreira.

Já na avenida Miguel Sutil, foram identificados danos em dois bueiros e em outros quatro foram solicitadas o serviço de limpeza.
Outro ponto vistoriado pelo secretário de Defesa Civil, com apoio da coordenadora técnica de Resíduos, Raquel Carolina, e pelo assessor Henrique Ramos, foi na avenida da Prainha, onde também foram solicitadas o serviço de limpeza de bueiros. “Além da limpeza, a equipe da Limpurb de Resíduos Sólidos atua na educação ambiental no centro de Cuiabá”, afirmou Henrique Ramos.

A ação também envolveu a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública com a notificação relacionada a um matagal em uma das propriedades. A fiscalização atua na identificação do lote para posterior notificação do proprietário. O descumprimento das medidas pode resultar em multa que varia entre R$ 409 a R$ 4.083,29.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook

Cuiabá

Prefeitura retira 6 toneladas de materiais perdidos em alagamento no São Mateus

Published

on

Serviço de limpeza no bairro São Mateus, em Cuiabá, mobiliza todas as equipes da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A ação teve início nesta quarta-feira (15) e deve prosseguir nos próximos dias, tendo em vista que só será encerrada após a realização de um pente fino, para que nada fique para trás. São quatro caminhões, cerca de 20 pessoas e mais a força de vontade de muitos moradores ajudando na tarefa.

Cerca de 6 toneladas devem ser recolhidas só no primeiro dia da ação, após o temporal que atingiu 11 ruas do bairro no domingo (12).

“Nós pegamos toda a equipe do cata-treco da Limpurb, composta por quatro caminhões, dois deles são tipo ¾ e dois são caçambas para agilizar a limpeza aqui no bairro São Mateus. O objetivo é finalizar até amanhã (quinta-feira, 16) a limpeza pesada”, frisou o coordenador de resíduos sólidos da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Henrique Ramos.

O material recolhido está sendo levado para o aterro sanitário localizado no bairro Pedra 90, que é gerenciado por uma empresa terceirizada, onde são separados pela equipe responsável.

A retirada dos móveis, colchões, geladeiras, eletrônicos e muito mais, no bairro São Mateus, é feita por meio de uma força-tarefa e os moradores estão contribuindo. Alguns jogam o lixo direto no caminhão e há os que oferecem luvas e água para a equipe. São cerca de 20 pessoas do cata-treco mobilizadas.

O bairro São Mateus foi o mais castigado com as fortes chuvas. Mas outras regiões da cidade também recebem a ação da Limpurb com o cata-treco. O Jardim Tropical contou com o cata-treco na terça-feira (13), em 10 ruas, sendo duas as mais críticas, a Rua Uruguai e a Rua Viena. Um caminhão ainda passará pelo local fazendo um pente fino.

Após a conclusão no São Mateus, a equipe atuará no bairro Cohab São Gonçalo e região.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Cuiabá

Centro de Reabilitação do Planalto será desativado e pacientes realocados

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá vai desativar o atendimento do Centro Especializado de Reabilitação (CER II) do bairro Planalto, responsável pelo atendimento de idosos e crianças que necessitam de tratamentos fisioterapêuticos.

Por conta do efeito das fortes chuvas registradas nos últimos dias, uma parte do teto de gesso desabou na madrugada desta terça-feira (14), impossibilitando o atendimento pelos profissionais da saúde.

Na tarde do mesmo dia, o prefeito Abilio Brunini e a Secretaria Municipal de Saúde, dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, compareceram ao local e dialogaram com os servidores públicos.

O prefeito determinou que a equipe técnica da saúde avalie quais medidas emergenciais poderão ser adotadas para não prejudicar pacientes.

“Um levantamento será feito para verificar quais unidades de saúde poderão atender idosos e crianças que necessitam dos serviços de saúde. Nossas medidas serão pautadas pela eficiência e economicidade”, explicou Abilio.

A fisioterapeuta Jessica Gonçalves, responsável técnica da unidade de saúde, informou que desde novembro encaminhou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde cobrando providências a respeito da infiltração de água de chuva no local. Porém, não houve nenhum retorno. “Houve uma negligência que está devidamente comprovada por meio de documentos”, revelou.

A secretária Municipal de Saúde explicou que o prédio que abriga o Centro Especializado de Reabilitação (CER II) é atualmente locado. Por conta das falhas estruturais, o contrato de locação não será mais mantido.

As medidas administrativas para não prejudicar pacientes e retirar móveis já foram providenciadas.

“Os danos são irreparáveis. Não tem como aproveitar o prédio. A laje está comprometida. Mesmo que troque a parte do telhado vai ficar um ambiente perigoso aos médicos e pacientes. Vamos tomar uma solução a partir da análise das fichas dos pacientes para realocá-los em outras unidades de atendimento”, pontua Lúcia Helena.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262