Connect with us

CIDADES

Deputado cobra obras estruturantes para a travessia urbana em Rondonópolis

Publicado em

Durante a sessão plenária da última semana (14), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado Thiago Silva (MDB) apresentou uma cobrança para que a Nova Rota do Oeste apresente um plano de ação para a construção de obras estruturantes na BR 163/364, na travessia urbana de Rondonópolis.

O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar em prol das BRs 163/364 na ALMT, solicitou informações sobre a construção de viadutos e trincheiras em Rondonópolis e também o projeto da área de escape na Serra de São Vicente. Pelo fato de não existir áreas de escape na região da Serra, semanalmente ocorrem acidentes no referido trecho, ceifando vidas e gerando prejuízos para os condutores.

“Quero aqui cobrar a Nova Rota do Oeste sobre a necessidade de obras estruturantes em Rondonópolis. Temos gargalos que se arrastam há muito tempo, e precisamos da sinalização da empresa para a construção de viadutos, trincheiras e passarelas que serão essenciais para a travessia urbana, evitando assim acidentes que muitas vezes tem ceifado vidas”, afirmou o deputado.

“Esta é uma cobrança importante que nós estamos solicitando o apoio da Assembleia e do governo. Precisamos de melhorias na travessia, visando evitar acidentes”, disse a comerciante Maria Costa.

O parlamentar destacou que a concretização dessas obras representará um benefício direto para mais de 40 mil moradores da região dos bairros Salmen, Tancredo Neves, Pedra 90 e demais bairros, que diariamente enfrentam os riscos da travessia da rodovia para exercerem suas atividades laborais e cotidianas. A cobrança do deputado busca acelerar as melhorias na infraestrutura viária de Rondonópolis, priorizando a segurança e a qualidade de vida de seus cidadãos.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

CIDADES

Construção civil cresce em Sinop e registra quase o dobro de área construída em outubro

Published

on

O setor da construção civil segue em ritmo intenso em Sinop e reforça sua importância para o desenvolvimento econômico do município. Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação mostram que, em outubro de 2025, foram emitidos 134 alvarás de construção, totalizando 82.615,80 metros quadrados de área edificada. O número é quase o dobro do registrado no mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 48.694,27 metros quadrados.
 
Segundo o levantamento, o volume de obras confirma o dinamismo do mercado imobiliário local e o avanço na regularização de edificações. Em 2025, até o mês de outubro, Sinop já alcançou 609.657,48 metros quadrados construídos.
 
Entre os tipos de obras com maior número de alvarás emitidos em outubro estão as construções unifamiliares, com 61 registros, seguidas das comerciais, com 44, e das multifamiliares, com 20. As obras mistas somaram nove autorizações, enquanto não houve registros na categoria institucional. O balanço ainda aponta a emissão de 369 habite-ses, 22 renovações de alvarás, três demolições e seis autorizações de publicidade no período.
 
A secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso destacou que o desempenho do setor reflete diretamente o desenvolvimento econômico de Sinop. “O aumento expressivo da metragem construída neste mês reflete a retomada do ritmo de obras no município e o fortalecimento do setor da construção civil, que é um dos principais indicadores do desenvolvimento urbano e econômico de Sinop”, disse.
 
Ela também comentou sobre a importância do levantamento para o acompanhamento do desenvolvimento do município. “A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação acompanha de perto esses números para garantir que o crescimento da cidade aconteça de forma planejada, com infraestrutura adequada e dentro das diretrizes do Plano Diretor. Esse monitoramento é essencial para orientar políticas públicas e assegurar que o avanço da construção civil se traduza em qualidade de vida para a população”, destacou.
 
A expectativa da pasta é manter o volume de emissões até o fim do ano e consolidar Sinop entre as cidades com maior dinamismo na construção civil em Mato Grosso. Para a secretária, os números demonstram a força econômica e o planejamento urbano do município. “O crescimento de Sinop é resultado de planejamento e da confiança de quem investe aqui. A cidade avança com equilíbrio e estrutura, o que reforça seu papel de destaque no cenário estadual”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

CIDADES

Secretária explica quais impostos podem ser renegociados pelo Refis 2025; veja

Published

on

A Secretaria de Finanças e Orçamentos de Sinop explica que ao menos sete cobranças municipais estão habilitadas para serem renegociadas pro meio do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), edição 2025. O período para manifestar interesse em aderir ao programa, segue disponível até o próximo dia 17 de novembro – ou seja, cerca de 10 dias.
 
O Refis 2025 foi lançado, oficialmente, em 15 de outubro, em parceria entre a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Finanças e Orçamentos. A renegociação é regida pela Lei Complementar 225/2025. A secretária dessa pasta, Ivete Mallmann, explica que somente os débitos vencidos até dezembro de 2024 estão autorizados a serem incluídos no programa.
 
“O contribuinte que tiver débitos ativos com IPTU, ISSQN, taxas municipais – que são alvarás, fiscalização, coleta de lixo e afins -, multas administrativas e débitos inseridos em dívida ativa, podem procurar a Prefeitura, por meio do CAC e fazer sua adesão ao Refis 2025 e providenciar o melhor parcelamento”, explicou ela.
 
Ivete Mallmann explica que a opção da regularização, por meio do parcelamento, é uma oportunidade concedida pela gestão para facilitar a vida do morador.
 
“Nós temos se preocupado, sim, com o contribuinte, dando a ele a oportunidade da sua regularização para que ele esteja contribuindo com o desenvolvimento do município e tendo acesso aos descontos, com o parcelamento, nesse ano um pouco maior, chegando até 36 vezes. Porque nós entendemos que às vezes as pessoas passam por algum infortúnio e por alguma dificuldade financeira e isso causou um atraso junto à prefeitura municipal. Mas esse é o momento de você procurar o município, se regularizar, aproveitar os descontos e contribuir com o desenvolvimento. Então esse é o nosso maior objetivo”, disse.
 
Para quem optar pelo parcelamento da dívida em aberto, receberão um desconto de 100% nos juros e multas. Para os que optarem por parcelar, a dívida poderá ser paga em até 36 vezes. Será concedido desconto de 70% aos que parcelarem em até 12 vezes; 50% de desconto para parcelamentos entre 13 e 24 vezes e, 20% de desconto para quem aderir ao parcelamento entre 25 e 36 meses. A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, avalia que essa é a hora de o contribuinte aproveitar as melhores maneiras de pagamento.
 
“Esse Refis possibilita que todos os munícipes tenham acesso, tenham possibilidade de regularizar suas contas e seus débitos junto ao município. Entendemos que é um momento muito específico do ano, que favorece bastante as pessoas, na qual eles podem fazer toda uma organização financeira da sua família, do seu orçamento familiar, e dessa forma, ajustar todas as possibilidades. Sabemos da importância para os CNPJ’s para que eles possam ter liberações de certidões e dessa forma poder fazer negociações e participar de licitações junto ao município, o que também é um grande incentivo e uma procura”, comentou.
 
Faira destaca ainda que a contribuição por meio dos impostos favorece a população, tendo o retorno em saúde, educação, assistência social, infraestrutura, segurança e trânsito.
 
“Sabemos que todo o imposto pago por você, munícipe, ele retorna em serviço e investimento. Nosso prefeito está sempre buscando fazer intermediações e captações de recursos para ampliar ainda mais a rede de assistência e, é claro, os investimentos necessários, seja para pavimentação, para construções de novas UBSs, novas escolas, implementação de novos serviços de atendimento, que contribua diretamente à comunidade. Então, todo recurso que vem aos cofres públicos, ele retorna a você, cidadão, em forma de serviços, em forma de prestação, de atenção às necessidades que são apresentadas, independente de quais sejam, seja de ação social, saúde, educação e infraestrutura”, explicou ela.
 
O programa foi criado em conjunto com a Câmara Municipal que aprovou o projeto enviado pela Prefeitura. “Quero enaltecer o Executivo, o empenho e a dedicação de todos os nossos secretários, assim como a Secretaria de Finanças e o próprio Jurídico do Executivo que trabalharam, arduamente, para que nós tivéssemos esse projeto sendo aprovado pela Câmara Municipal. Então, nós acabamos apresentando uma emenda que teve o apoio de todos os colegas de parlamento, ao meu lado o vereador Toninho, que não mediu esforços para nos auxiliar e darmos celeridade na aprovação do Refis. Portanto, nós estamos ouvindo a comunidade e dando respaldo a eles e eu quero, nessa oportunidade, agradecer também o prefeito Roberto Dorner e o vice Paulinho pelo entendimento”, destacou o vereador Célio Garcia – líder do Executivo na Câmara.
 
Como aderir?
 
O interessado poderá procurar atendimento em:

Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado na avenida governador Júlio Campos, Centro, próximo ao Banco do Brasil unidade Catedral, de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h;
 
Ganha Tempo, localizado na avenida das Acácias, nº 280, Jardim Botânico – de segunda à sexta-feira das 8h às 17h;
 
Online direto no site da Prefeitura de Sinop em: www.sinop.mt.gov.br
 
Honorários jurídicos zero
 
A Lei Complementar 225/2025 veio, este ano, com uma grande novidade para o sinopense. O projeto encaminhado para apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores sem a incidência dos honorários do procurador geral do município. Neste caso, o contribuinte não precisará pagar uma taxa para ter acesso ao benefício da renegociação.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262