conecte-se conosco


GERAL

Distrito Federal entra em alerta vermelho por causa da baixa umidade

Publicado


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para o Distrito Federal, Goiás e áreas próximas de estados vizinhos em razão da baixa umidade do ar. O índice já chegou a 10% neste domingo (19), na capital federal, e o alerta de emergência se estende até 18h.

Ontem (18), já foi registrada umidade relativa do ar de 10% na região administrativa do Gama, índice alcançado também às 10h deste domingo na área. Ao meio-dia, a região do Plano Piloto estava com umidade em 12%, a de Águas Emendadas, com 11%, e a de Brazlândia, com 13%.

A temperatura máxima pode chegar a 33°C, e o tempo permanece claro com névoa seca ao longo do dia e da noite na capital federal. Para esta segunda-feira (20), a umidade do ar mínima prevista é de 15%, com temperatura máxima podendo chegar a 35°C.

“Hoje será um dos dias mais secos do ano”, disse a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos. A situação deve melhorar um pouco com a chegada da primavera, na quarta-feira (22), e já há previsão de chuvs para o próximo fim de semana. A última chuva foi registrada no DF no dia 31 de agosto.

Leia mais:  Parque com maior árvore de SP tem programação especial até domingo

Segundo Andrea, as precipitações devem entrar na normalidade no final de setembro. Para o mês, a média esperada é 46,6 milímetros de chuvas. Já outubro tende a ser o mês mais chuvoso, com cerca de 160 milímetros de chuvas.

O alerta vermelho, de grande perigo, é dado quando a umidade fica abaixo de 12%. Uma área maior, que abrange toda a região central do país, também está em alerta de perigo, quando a umidade relativa do ar pode variar de 20% a 12%.

As autoridades pedem atenção sobre os riscos à saúde e de incêndios florestais. A orientação é evitar a queima de lixo e ter cuidado ao descarte de bitucas de cigarro, por exemplo, que podem levar à grandes queimadas.

Em caso de focos de incêndio, a população pode entrar em contato direto com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. No Distrito Federal, se houver certeza de que o fogo ocorre em alguma unidade de conservação, o Instituto Brasília Ambiental também pode ser informado, por meio do telefone (61) 99224-7202, que funciona 24 horas.

Leia mais:  Brasil terá economia verde antes dos demais países, afirma ministro

Para que a população mantenha-se saudável, é preciso ingerir bastante líquido durante o dia, evitar exposição ao sol e atividades físicas nos períodos mais quentes e secos e umidificar os ambientes com bacias de água ou outros dispositivos para amenizar os desconfortos no organismo.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook

GERAL

Parque com maior árvore de SP tem programação especial até domingo

Publicado


Em comemoração aos 51 anos de criação, o Parque Estadual Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP), terá uma programação especial até domingo (31). Entre outras atrações estão exposições, minicursos sobre abelhas nativas sem ferrão e observação de aves.

O local é conhecido por ter grande concentração de jequitibás-rosa, entre eles os dois maiores exemplares paulistas: Patriarca e Matriarca. O jequitibá Patriarca tem mais de 42 metros de altura e circunferência aproximada de 12,3 metros. Já o Matriarca possui 11,8 metros de largura e 44 metros de altura. Eles estão também entre os mais antigos do país.

Além dos espécimes, o parque tem áreas de floresta, escarpas e planícies fluviais, formando uma paisagem onde se destacam as copas dos enormes jequitibás-rosa. A visitação ao local voltou a ocorrer desde a última sexta-feira (22), após mais de dois anos fechado em razão da presença de javaporcos e da pandemia de covid-19.

As inscrições para as atividades podem ser feitas no site da Fundação Florestal.

Edição: Graça Adjuto

Leia mais:  Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 40 milhões
Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue lendo

GERAL

Rio de Janeiro: PF faz ação contra venda de notas falsas pela internet

Publicado


A Polícia Federal cumpriu hoje mandado de busca e apreensão para impedir a comercialização de dinheiro falso por um casal em Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro. O mandado foi expedido pela 1ª Vara Federal de São Pedro da Aldeia.

De acordo com a Polícia Federal, os levantamentos realizados identificaram que um casal de Arraial do Cabo estaria comercializando cédulas falsas há aproximadamente três anos, sempre com a mesma forma de atuação, havendo inclusive a venda de notas para outros estados. As notas eram vendidas por grupos de WhatsApp e pelo Facebook.

Na ação, a Polícia Federal apreendeu seis celulares,. Os envolvidos devem responder pela venda de moeda falsa, crime tipificado no Art. 289, §1º do Código Penal que trata de falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro. 

A Polícia Federal informou que vai continuar  a investigação e apuração na tentativa de localizar e identificar outros envolvidos no crime.

Edição: Aline Leal

Leia mais:  PF faz ação contra fraudes em contratos do Ministério da Saúde no Rio
Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue lendo

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana





Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262