Connect with us

Várzea Grande

Educação prepara Seminário de Modalidades Paralímpicas de Várzea Grande

Publicado em

A qualificação é destinada aos profissionais de Educação Física e áreas afins e será realizada de 100% presencial. Serão ofertadas 100 vagas

A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promove nos dias 12 e 13 de março, o III Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Várzea Grande (CRPB/VG). A formação é indicada para profissionais interessados que tenham concluído o curso assíncrono Movimento Paralímpico Fundamentos Básicos do Esporte disponível em: https://tinyurl.com/mrx4thvw .

De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, Edmilson Castro Nascimento, o seminário é resultado da parceria entre prefeitura, por meio do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande, através da cooperação técnica e intercâmbio de informações, experiências e tecnologias com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de formar profissionais de Educação Física e áreas afins, para atuarem no esporte paralímpico, desde a iniciação até o nível dos atletas de alto rendimento.

Segundo o superintendente, “um dos propósitos da capacitação é tornar a atividade física e esportiva cada vez mais acessível às pessoas com algum tipo de deficiência, sobretudo, através da divulgação do esporte paralímpico e da qualificação dos profissionais que atuam de maneira direta ou indireta na rede pública ou privada de Ensino, com a inserção de programas relacionados às modalidades paralímpicas no contexto escolar e até mesmo em outras áreas como é o caso do esporte e dos serviços de reabilitação” disse.

O III Seminário de Modalidades Paralímpicas do Centro de Referência Paralímpico de Várzea Grande será 100% presencial com 100 vagas disponíveis e 16 horas de carga horária. As aulas teóricas serão aplicadas no Anexo II da SMECEL, na Rua Tenente Horta Barbosa, no bairro Marajoara e as aulas práticas ocorrerão no Ginásio Poliesportivo do Fiotão, no centro de Várzea Grande.

REFERÊNCIA PARALÍMPICA – O município de Várzea Grande passou a ser um centro de referência para o esporte Paralímpico no Estado de Mato Grosso em março de 2023, a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Por meio do acordo, o Ginásio Poliesportivo “Júlio Domingos de Campos” (Fiotão), passava a ser a sede desse Centro de Referência Paralímpico ofertando formação para professores nas modalidades paralímpicas e principalmente a prática esportiva de lazer e de alto rendimento, inicialmente com sete modalidades para deficientes físicos, objetivando a formação de atletas de elite.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook

Várzea Grande

Limpeza de bueiros segue sendo realizado atendendo pedidos da população  

Published

on

Canal inédito de comunicação entre poder público e população tem contribuido para solução de problemas de forma ágil e no menor espaço de tempo possível

Os serviços de limpeza bueiros estão sendo ampliados cada vez pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, em resposta às demandas da população que depende desses serviços para a manutenção das vias e o escoamento adequado da água da chuva.

Equipes da secretaria já estiveram na Avenida São Gonçalo, no bairro Parque do Lago, concluindo os trabalhos. No mesmo dia, o serviço também foi executado na Avenida Tricolor, no bairro Jardim Maringá, na Avenida São Sebastião, também no Jardim Maringá, atendendo mais uma solicitação da comunidade. As atividades seguiram para a rua L1 e rua V, no bairro Canelas, e para a rua Rio de Janeiro, no bairro Centro Sul.

As equipes continuam percorrendo a cidade, conforme a determinação da prefeita Flávia Moretti (PL) que reforça a importância da agilidade na execução dos serviços para garantir mais segurança e conforto à população.

A Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo mantém um canal de atendimento direto para a população pelo telefone (65) 98155-0609, disponível para ligações e mensagens via WhatsApp.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Várzea Grande

CEM realiza palestras e oferta meios para o efetivo planejamento familiar

Published

on

“As pessoas têm direito ao acesso a métodos contraceptivos nos serviços de saúde e isso implica também em orientações adequadas. É um direito resguardado por lei”

O Centro de Especialidades em Saúde (CEM) – também conhecido por Postão – realiza todas as quartas e quintas-feiras, palestras voltadas às mulheres que buscam orientações de métodos contraceptivos, gravidez, parto, puerpério e informações voltadas ao planejamento familiar. As palestras são ministradas por uma equipe multiprofissional da saúde e começa, precisamente, às 7h da manhã e dura em torno de uma hora e meia.

Como explica a enfermeira Gislane Fontes da Silva, é necessário que os pacientes cheguem meia hora antes de começar a reunião, uma vez que a porta do espaço, dedicado às palestras, se fecham às 7h e, só abrem com o término da reunião. “Essa medida é necessária para que as pacientes não percam a atenção e os profissionais não se percam nas orientações”.

A enfermeira explica ainda que as pacientes são orientadas, pelos profissionais da Regulação, que ligam e agendam as palestras, a chegaram no horário estimado justamente para terem todas as informações necessárias para o planejamento familiar. “É um momento de orientação e todos os profissionais que ministram as palestras elaboram ações educativas no sentido de fortalecer os direitos sexuais e reprodutivos, na promoção da vivência da sexualidade de forma saudável, na garantia do direito de ter ou não filhos, métodos contraceptivos e planejamento familiar”.

A gerente do Centro de Especialidades em Saúde, Ângela Assunção, lembra que o planejamento familiar é um direito resguardado por lei. “As pessoas têm o direito ao acesso a métodos contraceptivos nos serviços de saúde e isso implica também em orientações adequadas. O Centro de Especialidade em Saúde oferece esse serviço e tantos outros voltados à saúde da família”.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que todo o indivíduo tem de ter conhecimento de sua vida, de seus desejos, de suas vontades, de suas condições físicas e psicológicas e tudo isso interfere diretamente na criação de um filho. “Quando uma pessoa decide que não pode e não quer mais engravidar ela leva tudo isso em consideração, então é muito importante, que as pessoas quando têm essa tomada de decisão encontrem no serviço público o acolhimento necessário”.

A gestora destacou também que o Centro de Especialidades em Saúde realiza vasectomia, laqueadura, oferta de DIU e métodos contraceptivos para que os desejos e sonhos dessas famílias sejam de fato realizados.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

Segurança

MT

Brasil

Economia & Finanças

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262